Brasil,

Under: O potencial da internet

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Estrutura de Rede da Under

O Ano é 1998. A Internet ainda ganhava aceleração e a tecnologia tinha muito de "esfinge" e não era tão popular como hoje. Naquela época, pensar a internet como negócio era coisa de alguns visionários ou gente com visão técnica que se aventurava em bits e bytes sem ter muita certeza sobre onde isto poderia levar comercialmente. Um desses personagens era Roberto Bertó.

Em pleno vigor da pré-adolescência - Roberto tinha apenas 12 anos - o rapazinho trocava boa parte de suas brincadeiras ao ar livre aprendendo a programar em um computador com MS-DOS, na antiga linguagem de programação Basic. Alguns anos depois evoluiu para outros tipos de linguagem, sempre estudando na biblioteca da universidade mais próxima de sua casa, já que em sua residência ainda não havia chegado a conexão à internet.

Hoje, Bertó é um bem sucedido executivo no comando da Under (um provedor especializado em serviços em nuvem e de data center), empresa que ele mesmo fundou em 2003, mas nada veio tão fácil assim.

Bertó conta que assim que começou a navegar pela Web e a conhecer um pouco de progra mação, logo pressentiu que criar sites para empresas poderia ser uma espécie de "caminho para o Oeste", naquela época de desbravadores. Assim, teve a ideia de criar um portal chamado "Quê?", hoje já extinto, mas que à época testava tecnologias, ao estilo dos atuais Terra e Yahoo.

O seu segundo passo de sucesso foi quando teve a ideia de vender publicidade em seu site para um portal

Roberto Bertó, CEO e Fundador da Under de leilões da época, ao estilo do hoje Mercado Livre. Aliás, ideia muita gente tinha, mas Bertó foi lá e executou. O resultado foi tão bom que o dinheiro proveniente desse serviço possibilitou a aquisição de um servidor, com o qual conseguiu parceria com um provedor e pôde hospedá-lo sem custos.

Assim, em 1999, Roberto passou de programador para administrador de servidores, aprendendo o que conseguia sobre Linux e desenvolvendo tecnologias que a Under, empresa à época nem nascida, utilizaria até hoje.

Em 2000 começou a vender comercialmente a produção de sites, demanda que culminou com a necessidade de oferecer também o serviço de hospedagem. Assim, em 2003 a Under foi criada como uma empresa de hospedagem.

O diferencial da Under na época era justamente o preço de mercado. Roberto percebeu que a média de mercado era em torno de R$ 29 mensais para hospedagem de sites, serviço que ele poderia oferecer por um quarto do valor, já que os líderes de mercado à época não iriam querer igualar, portanto, não haveria competição.

Mas nem tudo foram só flores. No início toda a operação era feita em uma salinha dentro da sua própria casa. Mesmo depois conseguindo alugar um ponto comercial, daí para estruturar uma empresa conhecida e consolidada tinha muito chão a percorrer.

Pioneiros em E-mail Marketing

E foi percorrendo esse longo caminho que outra estratégia surgiu. Em 2008 a Under então passou a oferecer o serviço de E-mail marketing, na época um dos primeiros a oferecer esse tipo de serviço.

Parceiros foram de vital importância nessa trajetória, tais como Google Ads, essencial para a captação de leads, Microsoft e Linux. Além dos parceiros profissionais, nesse mesmo ano também se juntou à empresa como sócio o hoje diretor de operações, Cristian Aires.

O E-mail Marketing foi o divisor de águas para que a empresa entrasse em outro patamar. Com essa receita, segundo Bertó, foi possível capitalizar e iniciar o negócio de servidores dedicados e computação em nuvem, o qual exigia bastante investimento.

Com foco total em empresas e ticket médios maiores, a Under descontinuou os serviços de hospedagem de sites e e-mail, passando a oferecê-los agora apenas por meio de parceiros.

Decisão que, pensando melhor hoje, poderia não ter sido tomada. Na avaliação de Roberto, ambos os serviços poderiam ter continuado em unidades de negócio separadas.

Segundo o executivo, é muito importante relatar decisões erradas durante o processo para que sirva de aprendizado a quem está começando agora. Para ele, dois negócios diferentes não precisam necessariamente entrar em conflito. Se tudo estiver no mesmo bolo, o mais atrativo tende a "roubar" boa parte dos recursos e atenção dos gestores. Mas, se separar as administrações, nenhum dos dois desidrata.

Bom, fato é que, mesmo com esse pequeno percalço, foi possível dar a volta por cima. Prestes a completar 17 anos de existência, a Under hoje atende a mais de 600 clientes corporativos, possui escritórios em São Paulo e Porto Alegre e centenas de servidores nacionais e internacionais. Ainda bem que o sucesso não tem um único caminho!

Informações Úteis:
Data de fundação: Janeiro de 2003
Fundadores: Roberto Bertó
Principais Executivos: Cristian Aires e Roberto Bertó
Clientes ativos (Corporativos): 600
Número de Servidores: 1000


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar