Brasil,

Revolução Tecnológica também na construção

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscilla Fiorin
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Sylvio Mode*

A humanidade vivenciou importantes revoluções – tais como a Francesa, que instituiu os conceitos de democracia que vigoram na maior parte das sociedades atuais; e a Industrial, que inovou os modos de produção e de trabalho. Elas mexeram com a História e transformaram o modo como as pessoas viviam e se relacionavam. Podemos afirmar hoje que somos privilegiados por estarmos vivendo um novo momento revolucionário, propiciado pelas transformações que a inovação tecnológica tem provocado em nossa sociedade.

Soluções que eram projetadas no passado como devaneios da ficção fazem parte de nosso dia a dia. A Revolução Digital está mexendo com a forma com que nos comunicamos, nos relacionamos socialmente, como estudamos, nos divertimos e, especialmente, trabalhamos.

Tarefas muito complexas – que demandavam grandes esforços, intrincado planejamento, mobilização de inúmeras pessoas, coordenação e execução muitas vezes intuitivas e raramente eficientes – hoje são realizadas com o apoio eficaz de soluções tecnológicas que otimizam o tempo de realização, geram economia de materiais, reduzem custos, melhoram a produtividade e multiplicam fatores como eficiência e resultados.

Um dos exemplos de solução que tem transformado significativamente o setor da construção civil é o que convencionou-se chamar de BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção). Trata-se de uma metodologia inteligente que integra softwares, hardwares e profissionais envolvidos nos empreendimentos, permitindo uma gestão eficiente das construções e redundando em uma redução de custos, que bate na casa dos 30% em alguns casos.

Ao recorrer ao BIM – sistema que permite vislumbrar os projetos como um todo –, os gestores de obras ganham muito mais eficiência, já que sua utilização facilita a indicação das necessidades exatas de materiais demandados a cada construção, as melhores soluções técnicas para atender às necessidades dos projetos e integra em um ambiente digital todos os setores envolvidos, desde os projetistas, passando pelos responsáveis por compras e engenheiros que trabalham na execução do plano. Tudo isso somado gera agilidade, redução de intercorrências e tempo gasto, especialmente, corte de custos e de desperdícios de materiais e recursos.

É sabido também que vivemos um momento em que a economia de recursos – sejam eles financeiros, estruturais ou ambientais – é um dos princípios basilares da atividade humana responsável. Desta forma, toda solução que contribua para minimizar os efeitos de práticas sabidamente impactantes ao ambiente deve ser valorizada e amplamente utilizada.

A utilização de sistemas BIM por empresas da construção civil e projetistas vem sendo a cada dia mais comum, promovendo ganhos de eficiência significativos. Aqui vale destacar que, ao final do mês de agosto deste ano, o governo federal reinstituiu oficialmente o Comitê Gestor da Estratégia do BIM, que terá a responsabilidade de deliberar sobre a implementação de ações para que, até 2021, determinadas obras públicas adotem obrigatoriamente o BIM em seu desenvolvimento.

Independentemente da nova regulação que demandará a utilização do BIM em projetos de obras públicas, essa solução tecnológica já possui reconhecimento público sobre sua eficiência e contribuição para melhorar a indústria da construção civil. Hoje, o BIM já é utilizado no Brasil, especialmente por grandes companhias do setor, e é crescente seu aproveitamento por players de menor porte do mercado.

Não há dúvidas de que a existência humana está sendo mais uma vez transformada por uma revolução. Aproveitar o que de melhor a Revolução Tecnológica tem a contribuir para a sustentabilidade de nossa sociedade é, portanto, uma decisão inteligente e que tende a propiciar a todos as melhores e mais responsáveis experiências. Isso vale para a construção civil, para outros segmentos econômicos e para toda a humanidade. Transformar, nesse sentido, é, sem dúvida, sinônimo de melhorar.

* Sylvio Mode é diretor geral da Autodesk Brasil

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone, ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.

Para mais informações, visite autodesk.com ou siga @autodesk.

Autodesk, the Autodesk logo, Autodesk AEC Collection, Revit e Navisworks are registered trademarks or trademarks of Autodesk, Inc., and/or its subsidiaries and/or affiliates in the USA and/or other countries. All other brand names, product names, or trademarks belong to their respective holders. Autodesk reserves the right to alter product and services offerings, and specifications and pricing at any time without notice, and is not responsible for typographical or graphical errors that may appear in this document.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar