Medtronic Participa do Fórum Weps 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thaís Cavalcante
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Evento idealizado pela ONU Mulheres reúne as principais líderes das Américas para debater a igualdade de gênero no ambiente de trabalho

É possível notar a evolução do mercado de trabalho quando o assunto é igualdade de gênero. Apesar deste avanço, a busca por um cenário ainda mais favorável segue como pauta prioritária no universo feminino. Cada vez mais empoderadas e ativas nesta causa, as mulheres são o tema central do Fórum Women’s Empowerment Principles - WEPs 2019, uma iniciativa da ONU Mulheres, que tem por objetivo reunir líderes e simpatizantes para discutir ações de boas práticas no universo empresarial com base nos sete princípios estabelecidos no Pacto Global da ONU em 2010.

O encontro, que em 2019 apresenta o tema “Um chamado à ação pela transformação social”, acontece em São Paulo nos dias 08 e 09 de outubro, e irá fomentar a conversa sobre como reconhecer os avanços e inspirar empresas a seguirem nesta causa. Em razão de sua atuação na área, a Medtronic, líder mundial em tecnologia, soluções e serviços médicos, participa do evento pela primeira vez, contribuindo no debate sobre o Progresso das Mulheres em Todos os Níveis e Áreas dos Negócios.

A empresa pratica uma intensa política interna visando hoje maior equidade, e é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês), organizado pela ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU. Inclusive, o Brasil foi o primeiro país a assinar, seguido pelo Chile, Argentina, Panamá e Costa Rica.

A chilena Mariana Cestau, Gerente Sênior de Unidade de Negócios CRHF da Medtronic, representará a companhia no evento. Segundo a executiva, os programas que estabelecem um ambiente corporativo mais igualitário dentro das empresas são uma realidade. “Na Medtronic, temos uma série de ações com essas finalidades. Uma delas visa aumentar a participação feminina em cargos de liderança. Para que isso ocorra, implementamos ações e oferecemos ferramentas que auxiliam nossas colaboradoras a desenvolverem suas próprias habilidades”, esclarece.

Mariana comemora o sucesso das iniciativas em seu país: “Em razão dessas ações, das 18 promoções em cargos de liderança, 10 foram ocupados por mulheres. Até 2018, não havia mulheres na diretoria, hoje temos 4 representantes do sexo feminino nessas posições, ou seja, 66% dessas ocupações foram preenchidas por mulheres. O mesmo acontece em cargos de gerência: 53% ocupado por elas”, enaltece.

Para Andréa Gomes, líder do comitê de equidade de gênero da Medtronic no Brasil, as ações implementadas refletem a excelente participação de mulheres nas posições de liderança, sendo, 48% de posições gerenciais ocupadas por mulheres e 54% de diretoras. “Estamos honrando a Missão da Medtronic e pavimentando o caminho para que mais mulheres cheguem às posições de tomada de decisão. Queremos refletir internamente a nossa sociedade, nossos clientes e pacientes. Para isto, estamos investindo em diversidade e inclusão. Este tema é importante não apenas para o negócio, mas para atingir um objetivo ainda maior que é garantir oportunidades iguais para todos”, diz.

Visando a consolidação da Agenda 2030 – plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade – o Fórum WEPs 2019, foi criado após o marco do Programa “Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”, implementado pela ONU Mulheres e pela Organização Internacional do Trabalho – em parceria e financiado pela União Europeia – na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai.

Sobre a Medtronic

A Medtronic, com sede em Dublin (Irlanda), está entre as maiores empresas de tecnologia, serviços e soluções médicas do mundo - aliviando a dor, restabelecendo a saúde e prolongando a vida para milhões de pessoas em todo o mundo. A Medtronic emprega mais de 84 mil pessoas em todo o mundo, atendendo médicos, hospitais e pacientes em aproximadamente 160 países. Presente no Brasil, desde 1971, a empresa emprega atualmente, 500 funcionários em seu escritório comercial, em São Paulo, e mais 500 pessoas entre funcionários das duas fábricas localizadas em São Sebastião do Paraíso (MG) e Ribeirão Preto (SP), respectivamente. O foco da empresa é colaborar com os públicos de interesse em todo o mundo para que juntos possam levar os tratamentos de saúde além. Mais informações sobre a empresa e seus produtos pelo site www.medtronicbrasil.com.br .