Logo
Imprimir esta página

Fabricantes e fornecedores de TI abrem fronteiras para equipar escolas com Tecnologia

A Agasus, Lenovo, Samsung e Apple são parceiras do processo disruptivo na educação

A Agasus lançou no primeiro trimestre de 2019 seu modelo de locação de notebooks e tablets para escolas. A empresa, há quase 20 anos no mercado nacional soma mais de 25 mil locações de desktops e servidores e quase 30 mil notebooks alugados para o mercado corporativo, experiência que credencia a Agasus para avançar com o mesmo modelo também para a área educacional, ao lado de gigantes da tecnologia como Lenovo, Samsung, Apple e muitas outras. “Estudamos e observamos o mercado educacional para criar uma oferta realista para instituições de qualquer porte ou nível de maturidade digital”, explica João Luis P. Lima, Co-CEO da Agasus.

A empresa firmou parceria com grandes fabricantes que já atendem o mercado corporativo e desenvolveram ofertas para qualquer tipo de instituição educacional, do infantil ao EAD. “Investir em aquisição direta nem sempre é o ideal para escolas que lidam com o desafio da educação 4.0. A alta demanda de investimentos constantes no core business, necessidade de suporte especializado e atualização tecnológica para hardware, bem como treinamento para uso dessas novas ferramentas, são fatores que são facilitados através da locação de equipamentos de microinformática combinados com uma série de serviços. Essa oportunidade viabilizará o crescimento e consolidação no processo disruptivo na educação já neste semestre, explica João Lima.

O que os gigantes oferecem para a educação

A Samsung, parceira da Agasus na proposta educacional conta com uma linha específica, que inclui notebooks da linha Flash para Windows, os Chromebooks com sistema operacional Chrome OS, Telas Profissionais eTablets. De acordo com Álvaro Heymann – Gerente de Vendas Sênior, responsável pelo segmento educacional da área de Notebooks da Samsung, estes equipamentos, além de terem um design diferenciado, apresentam também robustez e desempenho apropriados para as atividades dentro de sala de aula. “ A baterias são projetadas para que os alunos possam utilizá-los durante todo período sem a necessidade de se preocupar em recarregar a bateria. Isso permite uma flexibilidade e mobilidade na utilização destes dispositivos dentro da sala de aula”, explica o executivo.

A Lenovo, presente no portfólio da Agasus também possui um extenso e diverso portfólio voltado ao mercado de educação, a fim de atender o setor de ponta a ponta - dos alunos ao administrativo, de escolas e faculdades. “Temos o Lenovo 300e, um notebook 2-em-1 com alta resistência desenvolvido especialmente para estudantes, com o diferencial de ser compatível com lápis comum, que pode ser usado diretamente na tela como alternativa à caneta ativa. Para professores, a Lenovo oferece o ThinkPad E490, um modelo que passa por testes de certificação militar e que oferece mobilidade e praticidade”, revela Leandro Lofrano – Gerente Sênior de Produtos Lenovo. Para fomentar o desenvolvimento criativo, a fabricante conta com o Legion Y530, que oferece versatilidade e alto desempenho. Para áreas administrativas da instituição, o ThinkCentre M715q Tiny-in-One permite economia de espaço e energia com segurança e performance. O ThinkStation P330, aliado ao monitor de 27 polegadas ThinkVision T22i, entrega a potência necessária para a realização de projetos mais robustos, inclusive em 3D, voltados à pesquisa aplicada.

Segundo a consultoria homologada Apple, Sejunta, os equipamentos que a Apple trabalha no contexto educacional, que vão desde iPads, Macs e também as Apple TVs, possibilitam aos professores ensinarem de uma maneira que o aluno do século XXI compreenda, marcando definitivamente a disrupção na educação.

Mas o que significa disrupção na educação?

Para entender o significado de disrupção na educação, João Lima da Agasus nos relembra uma das definições de disrupção: “interrupção do curso normal de um processo". “O processo de disrupção na educação é eminente e a tecnologia, como em outros segmentos, será o pilar para as mudanças que beneficiarão alunos, professores e futuramente terão alto impacto na sociedade”

No entanto, existem desafios a serem superados. Um deles é como disponibilizar equipamentos, infraestrutura e serviços para que a tecnologia seja utilizada em larga escala em prol da educação. Por isso, o modelo de locação é mais do que uma tendência no mercado educacional é uma opção sustentável e renovadora, além de disruptiva no processo de aquisição de tecnologia para as escolas. A locação dentro do modelo As a Service, proporciona uma nova opção que direciona o foco do Gestor para a estratégia pedagógica da escola e não para preocupações com suporte, atualização de software ou modelo de notebook ou tablets necessários para escolas que desejam avançar no conceito de educação 4.0”, Marcelo Cabral, gerente de Produtos e Inovação da Agasus.

Dados do Censo Escolar 2018 divulgados em janeiro revelam que, entre as escolas de ensino médio do país, 15% não têm acesso a banda larga, 21,9% não têm laboratório de informática e 4,9% não têm acesso a qualquer tipo de internet, por isso, fabricantes e fornecedores se unem para levar a este mercado serviços e produtos que viabilizam a inovação nas escolas. É o caso da consultoria homologada Apple, Sejunta, também parceira da Agasus que revela o grande objetivo da Apple de desenvolver projetos educacionais que mudem a vida dos alunos e transforme os processos de ensino e aprendizagem. “Para alcançar estes objetivos, trabalha-se com uma série de iniciativas, como o empoderamento do professor, o direcionamento dos dispositivos para o uso educacional e a definição das regras para que tudo esteja seguro e também currículos gratuitos de pensamento computacional e criatividade”, ressalta Guilherme Camargo, responsável pela implementação de projetos Apple no Brasil e fundador da Consultoria Sejunta. Já a Lenovo reflete que o investimento em tecnologia é a chave para o desenvolvimento do setor de educação. “A Lenovo reforça o time disruptivo da educação e acredita em equipamentos acessíveis, que atendam às demandas de estudantes, professores e a estrutura administrativa das instituições de ensino. A Transformação Inteligente acontece com a integração da tecnologia com o cotidiano das pessoas e, claramente, a educação é um pilar fundamental dessa vivência”, revela Augusto Rosa – Diretor de Vendas Lenovo.

Segundo a Samsung, a demanda de dispositivos no mercado de educação vem crescendo ano sobre ano, e acaba sendo um segmento de vendas importante. “A experiência do aluno com a marca desde a adolescência acaba sendo um fator importante de “brand awareness”, fator importante no mercado de tecnologia”, completa Alvaro Heymann – Gerente de Vendas Sênior, responsável pelo segmento educacional da área de Notebooks da Samsung.

Locação: Um novo de modelo de negócio que viabiliza aquisição de tecnologia

A Agasus, pioneira no modelo Hardware as a Service (HaaS) para educação comercializa a solução de parceiros para atender diferentes demandas nas escolas. De acordo com a Samsung, o modelo de venda “As a Service” vem sendo cada vez mais procurada pelas Instituições Educacionais. “Essa é uma quebra de paradigma para as instituições assim como o outsourcing de impressão foi no passado. O hardware as a Service em um futuro próximo será uma realidade dentro das instituições, onde toda a preocupação de gestão do dispositivo será feita por uma empresa especializada liberando a Instituição de Ensino para focar efetivamente no processo pedagógico”, conclui Alvaro.

Para a Lenovo, três a cada dez clientes preferem contratar em vez de comprar. “O modelo de Hardware as a Service (HaaS) oferecido pela Agasus é inovador. Um dos grandes desafios das Instituições de Ensino para o uso da tecnologia é adaptar o conteúdo que será ministrado para que seja atrativo ao aluno. Toda a parte técnica, manutenção e a garantia constante do funcionamento dos equipamentos fica sob a gestão da Agasus, que prepara todo o ambiente deixando-o pronto para a aula, ressalta Leandro Lofrano – Gerente Sênior de Produtos Lenovo e Augusto Rosa – Diretor de Vendas Lenovo

A Sejunta, consultoria Apple comenta que as escolas estão migrando do modelo tradicional de aquisição direta de dispositivos para modelos que possam fazer mais sentido para a instituição, como a locação, por exemplo. “Sabendo que as escolas estão migrando, precisamos de empresas completas, como a Agasus, para atender essas novas demandas do contexto das instituições de ensino. Mais importante do que apenas fornecer os equipamentos, a Agasus está muito bem alinhada com a proposta da Apple de oferecer uma solução completa que envolve implementação técnica para garantir que o projeto seja bem alinhado e possa ser conduzido corretamente pelas instituições de ensino”, finaliza Guilherme Camargo.

A Agasus é especializada em locação equipamentos e dispositivos de TI (Outsourcing de infraestrutura de TI) no mercado nacional desde o ano 2000. A empresa com sede em São Paulo, conta com diversos parceiros espalhados pelo território nacional.

A Agasus disponibiliza soluções para locação de curto à longo prazo, além de ofertas de dispositivos móveis, que somam mais de 6 mil Smartphones e tablets locados. No portfólio de negócios, a Agasus soma mais de 25 mil locações de desktops e servidores e quase 30 mil notebooks alugados.

Entre os parceiros, destaque para as empresas Lenovo, Samsung, Motorola e Dell.

A empresa conta também com soluções customizadas para atender o mercado educacional com locação de equipamentos como, servidores, notebooks, Chromebooks, smartphones, carrinhos de recarga e lousas digitais. Oferece também consultoria para projetos de arquitetura e ambientes colaborativos e/ou learning spaces, além de disponibilizar para seus clientes, serviços de suporte e manutenção, equipamentos para reposição imediatamente quando necessário e sem custos adicionais.

Projetos educacionais que envolvam as soluções Google for Education, Microsoft ou Apple, incrementam o portfólio de serviços da Agasus, onde é prestada consultoria personalizada para instituições de ensino, em qualquer nível de maturidade digital, que desejam avançar com a Educação 4.0 em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto