Brasil,

Pesquisa OTRS: 61% das empresas relatam incidentes semanais de segurança de TI

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliane Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Metade das empresas sofreu perdas financeiras, incluindo as brasileiras.

Outubro é o mês de conscientização sobre segurança cibernética. Para entender melhor o tratamento de segurança cibernética, o OTRS Group realizou uma pesquisa entre 280 gerentes de TI* na Alemanha, EUA e Brasil. Uma descoberta importante: a maioria (61%) de todos os entrevistados diz que lida com incidentes de segurança, pelo menos, uma vez por semana. Ao avaliar como os ataques cibernéticos são perigosos para a empresa, 18% dos entrevistados classificaram o risco de segurança como muito alto. Metade (50%) chegou a afirmar que sua empresa havia sofrido perdas financeiras devido a incidentes de segurança. Quando perguntados se os incidentes foram tratados da melhor maneira, as opiniões diferem: quase metade (49%) disse que tudo funcionou bem, enquanto a outra metade (49%) achou que havia muito potencial de melhoria. Os dois por cento restantes ainda estão lutando para lidar com as consequências dos incidentes de segurança em geral.

Os gerentes de TI valorizam processos e regulamentos governamentais claramente definidos

Nos três países, a maioria dos gerentes de TI (37% nos EUA, 42% no Brasil e 41% na Alemanha) respondeu que processos mais claramente definidos seriam a maior ajuda para lidar adequadamente com incidentes de segurança.

Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que regulamentos governamentais como GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), CCPA (Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia) e LGPD (Lei Geral de Proteção / Brasil) ajudam a manter os dados seguros.

Resultados de comparação de países

Os EUA parecem ser o país com o maior número de incidentes de segurança. Aqui, 68% responderam que isso ocorre semanalmente ou com mais frequência. No Brasil, 59% falam de incidentes semanais ou mais frequentes; e na Alemanha, isso é apenas 57%.

Quando perguntados sobre o que perde mais tempo quando se trata de resolver incidentes de segurança, as opiniões dos países também diferem um pouco: Mais de um terço (32%) dos entrevistados alemães declaram como sua principal resposta que documentar tudo após um incidente perde mais tempo. No Brasil (36%) afirmam que o maior desafio parece ser encontrar informações com rapidez suficiente, o que também se aplica aos EUA (27%).

Na Alemanha, os gerentes de TI parecem ser mais céticos em relação às regulamentações governamentais, como o GDPR: embora 54% dos entrevistados alemães tenham dito que as regulamentações ajudariam a garantir a segurança dos dados, 86% no Brasil e 61% nos EUA são desta opinião.

"Um resultado assustador é que a maioria dos entrevistados relata pelo menos um incidente semanal de segurança de TI. No entanto, apenas alguns incidentes são relatados", comenta Jens Bothe, diretor de consultoria global da OTRS AG e especialista em segurança, depois de revisar os resultados. "Já que outubro é o mês da conscientização sobre segurança cibernética, gostaríamos de tornar as empresas particularmente atentas aos perigos. Aconselho todas as empresas a revisar sua estratégia de segurança e definir claramente todos os processos - tanto em termos de tempo quanto de pessoal - com antecedência".

*A pesquisa foi realizada on-line, via Pollfish, em setembro de 2019, entre 280 gerentes de TI na Alemanha (80), EUA (100) e Brasil (100).

Leia mais sobre as soluções de segurança do OTRS Grupo aqui.

Sobre o Grupo OTRS

O OTRS Group é o fabricante e o maior fornecedor mundial do conjunto de gerenciamento de serviços OTRS, premiado com o selo de aprovação SERVIEW CERTIFIED TOOL. Oferece soluções flexíveis para gerenciamento de processos e comunicação para empresas de todos os tamanhos, economizando tempo e dinheiro. Entre seus clientes estão Lufthansa, Airbus, IBM, Porsche, Siemens, BSI (Escritório Federal de Segurança em Tecnologia da Informação), Instituto Max Planck, Toyota, Hapag Lloyd e Banco do Brasil (Banco do Brasil). Mais de 170.000 empresas em todo o mundo usam OTRS, incluindo mais de 40% das empresas DAX 30. OTRS está disponível em 40 idiomas. A empresa é composta pela OTRS AG e suas seis subsidiárias OTRS Inc. (EUA), OTRS S.A. de C.V. (México), OTRS Asia Pte. Ltd. (Cingapura), OTRS Asia Ltd. (Hong Kong), OTRS do Brasil Soluções Ltda. (Brasil) e OTRS Magyarország Kft. (Hungria). A OTRS AG está listada no conselho básico da Bolsa de Frankfurt. Para mais informações, consulte www.otrs.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar