Brasil,

Os caminhos para superar a falta por talentos em TI

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Rolfini
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*por Mara Maehara, CIO da TOTVS

A falta de profissionais especializados em TI continua sendo um desafio às empresas para acompanhar continuamente a velocidade de mudanças nos negócios. Diante desse cenário, os talentos que conseguem equilibrar conhecimentos técnicos, competências comportamentais e experiência são os mais procurados pelas empresas que estão adaptando seus times às exigências da transformação digital.

Segundo projeção da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), até 2024 a demanda do setor será de 420 mil novos profissionais. Em uma conta rápida, isso demandará a contratação de 70 mil pessoas ao ano, o que desperta para a necessidade de formação de mão de obra qualificada no curto prazo. Ainda de acordo com a Brasscom, a procura se dividirá em: 25% em IoT, 11% em segurança, 10% em Big Data, 6% em Nuvem e 2% em IA, além da demanda por profissionais administrativos (19%), de nível técnico (14%) e em outras tecnologias (13%).

O que precisamos evitar é a situação onde a TI se torna um gargalo para entrega da estratégia do negócio por escassez de recursos técnicos ou de gestão. Um caminho importante, nesse sentido, é antecipar o máximo possível o planejamento de projetos e demandas, isso porque muitas vezes o mesmo time que trabalha em novas soluções concorre com a sustentação de soluções existentes. Desenvolver parcerias robustas para execução é uma estratégia eficiente para escalar a capacidade de entrega.

Além da escassez de profissionais qualificados, outro desafio enfrentado pelo setor é a retenção desses talentos, uma preocupação constante para qualquer gestor. Um profissional diferenciado é aquele que não se realiza apenas com sua remuneração financeira, mas busca aprender, crescer e se sente recompensado com o resultado da sua entrega. Por isso, é crucial trabalhar no engajamento desse profissional.

Entender o propósito de um trabalho, ter a clareza de onde se quer chegar e perceber o valor da sua contribuição em uma entrega são pontos fundamentais para aumentar o engajamento. Investir em treinamento e na troca de experiência também gera valor e crescimento, o que consequentemente, retém profissionais.

Na TOTVS temos um programa de incentivo a inovação disponível para toda empresa que visa identificar iniciativas que tragam resultados diferenciados. Estas iniciativas são avaliadas por uma banca de executivos e as que forem selecionadas são premiadas e recebem o investimento e apoio necessário para implementação.

Vale lembrar que o turnover e a substituição de colaboradores impactam em despesas muitas vezes não previstas. Além disso a saída de profissionais de um time pode desestabilizar o planejamento de entregas e/ou a operação de uma área, gerando outros custos indiretos.

Enquanto as novas gerações estão sendo formadas, o nosso papel é oferecer oportunidades e apoiar o aprimoramento da carreira dos talentos que já fazem parte do nosso time! Afinal, em um mercado carente de pessoas qualificadas, os profissionais se tornam cada vez mais o ativo mais valioso da sua empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar