Brasil,

Empresas que se destacam no escalonamento da inovação tecnológica dobram crescimento de receita, aponta estudo da Accenture

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Pesquisa analisou mais de 8.300 organizações e mostra a correlação entre adoção tecnológica e crescimento dos negócios

A Accenture (NYSE: ACN) revela hoje complementos do estudo Future Systems, que aponta o impacto de se investir com qualidade em tecnologias que melhorem o desempenho financeiro das empresas e, principalmente, a cultura e o comportamento das empresas que lideram a indústria. Intitulado "Full Value. Full Stop. How to scale innovation and achieve full value with Future Systems", o estudo analisa como escalonar inovação e alcançar o valor total dos investimentos em tecnologia.

As informações do levantamento complementam os dados do estudo Future Systems lançado em 2018 e baseiam-se em uma pesquisa com mais de 8.300 organizações de 20 indústrias e 22 setores. O estudo foi desenvolvido para ajudar empresas a compreenderem como fechar a lacuna das metas de inovação (a diferença entre valor potencial e valor concretizado a partir dos investimentos em tecnologia).

O Future Systems é a maior pesquisa corporativa de TI já realizada pela Accenture e inclui dados sobre tecnologias maduras e emergentes, como inteligência artificial (IA), blockchain e realidade estendida. As empresas foram divididas de acordo com três aspectos: adoção tecnológica, profundidade da adoção tecnológica e nível de preparo organizacional e cultural. Ao atribuir uma pontuação para cada um desses fatores, foram definidos grupos com as empresas "líderes" (10% principais) e o grupo "lanterna" (25% inferiores). Analisados os indicadores de desempenho coletados a partir de 2015 e projetados até 2023, o estudo identificou a relação entre adoção tecnológica e valor alcançado, constatando que, entre os líderes, a receita cresce mais do que o dobro do que entre os últimos colocados. Além disso, apenas em 2018, as empresas nas últimas posições registraram 15% em receita anual perdida e provavelmente perderão em torno de 46% dos ganhos potenciais de receita até 2023 se não mudarem a forma como lidam com a tecnologia.

"Os executivos C-level de hoje já investem quantias significativas de capital em novas tecnologias, mas nem todas as empresas conseguem obter os benefícios da inovação resultante desses investimentos", explica Bhaskar Ghosh, diretor geral para Accenture Technology Services. "Competir na economia pós-digital de hoje, impulsionada por dados, significa que as organizações precisam de uma estratégia minuciosa em relação à adoção de tecnologias e de uma visão clara sobre como devem ser esses futuros sistemas em suas empresas. Nosso mais recente levantamento mostra que as empresas líderes da indústria no mundo estão investindo em sistemas sem fronteiras, adaptáveis e extremamente humanos a fim de maximizar a inovação, desempenho e valor dos negócios".

No geral, os líderes acreditam que o trabalho entre humanos e máquinas tem a capacidade de revelar o melhor em ambos, e que empresas e seus ecossistemas devem formar alianças complementares. Esta é a razão pela qual essas empresas estão motivadas a construir novos sistemas sem fronteiras, adaptáveis e humanos, definidos da seguinte forma:

- Sem fronteiras: os sistemas sem fronteiras aproveitam os limites difusos – considerando a área de TI, entre empresas, e na relação entre humanos-máquinas – para criar novos espaços para o florescimento de ideias e parcerias.
- Adaptáveis: sistemas adaptáveis são capazes de aprender, melhorar e se adaptar por si só, eliminando os conflitos que limitam o crescimento dos negócios e capacitando as pessoas para tomarem melhores decisões de forma ágil.
- Humanos: sistemas humanos conversam, ouvem, enxergam e compreendem exatamente como nós, trazendo uma simplicidade para cada interação entre pessoas e máquinas, criando as vantagens do futuro.

"O levantamento mostra que as organizações líderes estão melhorando seu quociente de tecnologia, ultrapassando a ideia de delimitação de áreas de excelência e usando estratégias para alcançar a transformação da empresa como um todo, a fim de maximizar o retorno de seus investimentos em tecnologias", completa Ghosh.

O estudo Future Systems concluiu que as empresas líderes contam com uma mentalidade e abordagem distintas em relação à adoção tecnológica e à transformação organizacional. Há um contraste em relação aos últimos colocados da pesquisa. Mais especificamente, as empresas líderes estão:

- Adotando tecnologias ágeis e flexíveis: entre as empresas no topo do ranking, 98% estão adotando tecnologias robustas como IA, contra apenas 42% das empresas no fim do ranking. As empresas líderes também estão usando soluções que possibilitam dissociação de dados, infraestrutura e aplicações. Na verdade, a adoção de tecnologias como DevSecOps, microsserviços e contêineres é consideravelmente maior entre as empresas líderes em comparação com as retardatárias: 97% contra 30%.
- Apostando na computação em nuvem: os líderes também estão muito à frente quando o assunto é a adoção de tecnologias em nuvem como forma de alavancar efetivamente outras tecnologias, incluindo IA e analytics. Entre os líderes, 95% enxergam a nuvem como um catalisador da inovação, em comparação com apenas 30% do grupo de empresas nas últimas colocações.
- Enxergando dados como um ativo da companhia: 90% dos líderes tomam medidas para garantir a qualidade dos dados, em vez de confiar em dados potencialmente não verificados ou tendenciosos. Isso significa que 94% dos executivos em empresas líderes afirmam que seus dados são confiáveis o suficiente para gerar mudanças nos negócios, em comparação com apenas 64% das companhias no grupo lanterna.
- Gerenciando os investimentos em tecnologia em todas as áreas da empresa: os líderes apresentam um alinhamento melhor nos negócios, derrubando de forma efetiva as barreiras entre TI e outros departamentos.
- Investindo na qualificação: as empresas líderes estão usando três vezes mais a aprendizagem prática do que os últimos colocados do ranking: 73% contra 24%. A IA e analytics avançados são usados por 87% dos líderes em áreas como aprendizado personalizado, previsão das necessidades de qualificação dos trabalhadores e correspondência dos requisitos de habilidades dos trabalhadores com os módulos de treinamento. Entre os últimos colocados na pesquisa, esse número chega a apenas 35%.

Informações adicionais sobre o estudo "Full Value. Full Stop", incluindo os infográficos, principais indicadores para um período de oito anos e referências por setor e localização estão disponíveis aqui.

Siga a discussão no Twitter com #IntoTheNew.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas - e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo - a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders. Com 492 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha. Visite www.accenture.com.

Copyright © 2019 Accenture Todos os Direitos Reservados. Accenture e seu logo são marcas registradas da Accenture


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar