Brasil,

A tecnologia como aliada em momentos de greve

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pamela Lee
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Gabriela Vargas

Quantas vezes, ao vermos o noticiário, nos deparamos com a notícia de que determinada cidade ou região está sofrendo por conta da paralisação de atividades de alguma área? Nos últimos anos, o Brasil enfrentou diversos momentos como esse, e dois deles destacaram-se pelo efeito intenso na vida das pessoas, das empresas e, principalmente, na economia: a greve dos Correios e dos caminhoneiros.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintec), nesta última greve, a instituição teve 70% do setor operacional afetado, incluindo carteiros, operadores de triagem e atendentes. Já no caso dos caminhoneiros, 10,9% da indústria foi desestabilizada (IBGE) e consumidores foram atingidos com a falta de produtos e serviços.

Nesses momentos, a disponibilização de informações corretas, objetivas e de fácil acesso são a chave para que pequenas, médias e grandes empresas não tenham suas operações prejudicadas, exemplo de situação que pode originar prejuízos financeiros, danos na imagem e, consequentemente, perda de credibilidade no mercado. Afinal, ninguém quer esperar para ter as suas necessidades atendidas, não é mesmo?

Difícil? Com a tecnologia como parceira, tudo se torna mais simples. Assim, ela destaca-se como aliada para diminuir os danos gerados à sociedade. Por meio dela, é possível, por exemplo, manter a comunicação entre empresas e consumidores, sem deixar pessoas desatendidas e presas em grandes jornadas na busca por esclarecimentos sobre serviços, compras e processos.

Entre os transtornos causados pela paralisação, cito a interrupção da entrega de correspondências de cobrança como um dos principais. Nesse caso, de acordo com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), as empresas têm a obrigação de oferecer alternativas para que o cliente consiga ter acesso a faturas, código de barras e a qualquer outra informação da qual o pagamento dependa.

Nitidamente, se comparada a poucos anos atrás, a diminuição do impacto de greves como a dos Correios já pode ser sentida pela sociedade. O motivo? Arrisco a dizer que, sem dúvida, o aumento da adoção de ferramentas determinantes - e melhor, válidas para companhias de todos os tamanhos e ramos de atuação - como chatbots, voz e telefonia, SMS e Whatsapp esteja diretamente ligado a essa suavização. Exemplo disso é a conclusão da pesquisa realizada pela União Postal Universal, que revelou que nos últimos cinco anos o número de cartas entregues pelo mundo caiu em 16%.

Juntas, essas soluções viabilizam o envio e a execução de trâmites que envolvem documentos, sem a dependência do envio físico. Além disso, ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e são capazes de resolver diversos problemas de negócio de maneira automatizada, e ainda garantem uma economia próxima dos 95%, combinando habilidades humanas e tecnologia.

Assim como qualquer outra tecnologia, esses recursos não são a solução de todos os contratempos trazidos por momentos complexos como os de greve, mas certamente facilitam a rotina da sociedade nessas situações, dando vida a três condições fundamentais em qualquer meio: agilidade, disponibilidade e economia.

Gabriela Vargas é diretora de Marketing e Produtos na Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar