Brasil,

Setor de telecomunicações investe em Blockchain para melhorar eficiência operacional, afirma Indra

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Inovação deve reduzir perdas milionárias com equipamentos dentro das grandes teles

O uso do blockchain se expande cada vez mais para além do universo das criptomoedas. De acordo com a Minsait, uma empresa Indra, a próxima onda para o uso dessa tecnologia está relacionada às empresas de telecomunicações, sendo usada como uma forma de rastrear equipamentos e evitando prejuízos em território nacional.

“O blockchain vem para mudar radicalmente a forma com que fazemos negócios. Clientes devem ficar mais satisfeitos e empresas poderão alcançar melhores resultados. Imagine comprar algo e o dinheiro ir direto para a conta da transportadora, sem intermediários? Seria mais simples, barato e seguro. A ideia é essa, reduzir burocracia, intermediários, perdas e corrupção”, afirma Ricardo Bonora, head de Telecom e Mídia da Minsait no Brasil.

Lívia Coselli Brunetto, gerente de Telecom da companhia, explica que essa tecnologia é capaz de transformar completamente os modelos de negócio existentes. “É possível enxergar um novo paradigma para o setor, com significativos ganhos operacionais, tecnológicos e financeiros para todos os envolvidos, através da redução do lead time, melhor gestão e controle do seu estoque – quando implantado na área de logística, por exemplo”.

A companhia já tem projetos como esse em andamento no Brasil e acredita que devem ganhar cada vez mais força nos próximos anos. “Esse é um movimento muito forte na Europa e que deve chegar ao Brasil em breve. Com o uso do blockchain, empresas podem atingir maior eficiência operacional e dificultar a criação de redes clandestinas de distribuição de equipamentos de rede. É atrativo do ponto de vista financeiro porque gera ganhos em curto prazo”, afirma Bonora.

Mas, afinal, como isso funciona na prática? E por que é tão interessante para o setor? De acordo com a companhia, os projetos envolvem a implantação de um sistema blockchain que funcionaria na cadeia de fornecimento de equipamentos de rede, desde sua fabricação, passando pela rede de distribuição até sua conexão e uso no cliente final, criando rastreabilidade dos códigos contidos nos equipamentos disponibilizados aos clientes. O custo do projeto varia de R$ 3 a R$ 10 milhões, com um prazo de implantação de 6 meses e evitaria um gigantesco número de equipamentos desviados e utilizados de forma não autorizada pelas empresas do setor.

“Nós temos vasta experiência nesse ramo, o que permite implantar projetos desse porte com rapidez. O formato descentralizado e criptografado do blockchain torna quase impossível de quebrá-lo. Como forma de tornar essa proteção ainda mais eficiente, companhias devem olhar para a própria segurança de seus sistemas, uma vez que o acesso aos sistemas legados pode fazer com que as informações valiosas sejam acessadas de maneira facilitada”, completa Bonora.

Essa já é uma preocupação das grandes companhias. Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), cada vez mais as boas práticas de segurança têm sido facilitadas e incorporadas em diferentes projetos. “Todas estão preocupadas e trabalham muito na questão de cibersegurança. A aprovação da lei impõe um rigor ainda maior dentro das companhias para se protegerem e traz benefícios significativos aos consumidores no que diz respeito à proteção de seus dados”, finaliza o executivo.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar