Brasil, 23 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil tem cinco das seis cidades com 4G mais rápido da América do Sul

Brasil tem cinco das seis cidades com 4G mais rápido da América do Sul

Porto Alegre e Brasília lideram ranking do continente, com 17,6 Mbps de velocidade média de download;

Apesar dos problemas e inúmeras reclamações em relação às conexões móveis, o usuário brasileiro conta com o download 4G mais rápido da América do Sul. É o que aponta o novo relatório da Opensignal, empresa global e independente de análise móvel, comparando as velocidades de download e upload nas 25 principais cidades do continente. Foram analisados dados de mais de 500 mil dispositivos entre os dias 1 de maio e 30 de julho.

O Brasil domina completamente o ranking de velocidades de download, com cinco das seis melhores cidades. Porto Alegre e Brasília, com 17,6 Mbps, possuem os melhores índices do continente, seguidas pela única cidade não-brasileira no topo da lista, Trujillo (Peru), com 16 Mbps. São Paulo (15,6 Mbps), Curitiba e Rio de Janeiro (15,5 Mbps) aparecem logo abaixo.

Apesar dos bons números, as diferenças regionais entre as metrópoles brasileiras são evidentes. Cidades do Norte e Nordeste, como Salvador, Manaus, Recife e Fortaleza, registraram velocidades médias bem abaixo das principais cidades do Sul e Sudeste. (Gráfico 1 abaixo)

"Esses dados mostram que as operadoras brasileiras ainda precisam considerar um aumento nos investimentos para melhorar a experiência móvel dos usuários do Norte e Nordeste", avalia Kevin Fitchard, diretor de análises da Opensignal.

No quesito velocidade de upload, as cidades brasileiras não tiveram o mesmo desempenho favorável. Lima, no Peru, lidera o ranking com média de 7,2 Mbps, seguida de Santiago (Chile), com 7 Mbps. Brasília tem o terceiro melhor índice (6,7 Mbps) e São Paulo aparece logo em seguida (6,6 Mbps). A velocidade de upload é um quesito importante para identificar a verdadeira experiência do usuário de aplicativos como o Instagram ou o WhatsApp, e essa diferença em relação à velocidade de download pode ser explicada pelo número de usuários em cada local. (Gráfico 2 abaixo)

"O número crescente de assinantes, e em particular a quantidade de dados que consomem, pode exercer muita pressão sobre as redes, causando congestionamentos e diminuindo a velocidade. As operadoras móveis também precisam gerenciar seus recursos que muitas vezes são escassos e, às vezes, priorizam os canais de downlink para melhorar as velocidades de download, comprometendo as velocidades de upload", explica Kevin Fitchard.

As cidades venezuelanas são o destaque negativo do relatório, com suas duas representantes (Maracaibo e Caracas) apresentando os piores resultados tanto em velocidade de download quanto de upload. O país, que passa por uma profunda crise econômica e humanitária, ainda possui a maior parte dos seus dispositivos conectados em redes 3G, na contramão dos vizinhos sul-americanos que já têm o 4G desenvolvido e estudam a implementação das redes 5G nos próximos anos.

Confira o relatório completo: www.opensignal.com/blog/2019/09/09/brazil-excels-among-south-americas-fastest-mobile-cities

GRÁFICO 1:

GRÁFICO 2:

Sobre a Opensignal

Somos Opensignal, uma empresa de análise móvel. Somos o padrão global independente para entender o verdadeiro estado das redes móveis do mundo com base em medições da experiência real do usuário. Nossos relatórios do setor são o guia definitivo para a verdadeira experiência que os consumidores recebem em redes sem fio, e medimos de forma independente isso em todas as principais operadoras de rede do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS