Brasil,

Nalbatech usa GeneXus para criar aplicação móvel do SAP Manutenção

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Empresa de tecnologia desenvolve, no tempo recorde de três meses, aplicação mobile que interage com o modulo de manutenção do ERP da SAP, apoiando o planejamento, o processamento e a execução de tarefas em plantas industriais

O SAP Plant Maintenance (SAP PM) é um módulo do ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP que gerencia todas as atividades de manutenção em uma organização, incluindo inspeção, notificações, manutenção corretiva e preventiva e reparos, entre outras medidas que têm como foco manter um sistema técnico ideal. Ou seja, a plataforma é utilizada principalmente por profissionais que realizam manutenção e inspeção em campo e, por isso, acabam realizando controles paralelos de suas atividades, o que gera aumento de custos e falta de confiabilidade dos dados.

Ao entender que este perfil de profissional estava subutilizando este módulo da SAP, uma vez que controlavam as atividades em papel e, posteriormente, precisavam retornar à fábrica para atualizar o andamento das inspeções no ERP, a Nalbatech, empresa especializada em Tecnologia da Informação e Consultoria de Negócios, decidiu criar um aplicativo móvel integrado ao sistema de gestão da SAP para automatizar os processos em campo.

Denominado SAN Mobile, o app foi criado em tempo recorde de três meses graças ao software low-code GeneXus, que é fornecido pela desenvolvedora global de soluções de desenvolvimento de software que leva o mesmo nome. "O segredo do GeneXus é ocultar as linguagens de programações, gerando automaticamente um código fonte que permite focar apenas no desenvolvimento da solução e não na programação. Se tivéssemos que reescrever o módulo, levaríamos dois anos para colocar em produção e, consequentemente, não atenderíamos a demanda crescente", explica Francisco Bernabeu, CEO da Nalbatech.

Ao todo, 80 telas do SAP PM foram automatizadas no SAN Mobile. A preocupação da Nalbatech foi trabalhar, principalmente, na experiência do usuário em campo, o que tornou a interface amigável. "Antes, para atualizar uma ordem de serviço, por exemplo, o usuário tinha que realizar de três a quatro transações no SAP, agora, com o app, o processo foi reduzido para uma tela", acrescenta Bernabeu.

Com o SAN Mobile, o técnico tem uma interface com o SAP PM sem, necessariamente, ter que acessar o sistema. Numa manutenção preventiva, por exemplo, o professional vai para campo com a ordem de serviço disponibilizada no dispositivo móvel, no qual consta a sequência de operações que ele precisa executar, bem como os procedimentos de segurança a serem adotados. O app conta ainda com recursos de geolocalização do dispositivo móvel, que possibilita o pagamento adequado às horas trabalhadas pelo técnico.

O aplicativo está disponível tanto para o SAP HANA, quanto para o SAP ECC. Além disso, funciona on-line e off-line e é disponibilizada em multi-idiomas para atingir plantas indústrias de grandes corporações no mundo todo. O aplicativo é uma quebra de paradigma no setor porque coloca as indústrias na rota 4.0, garantindo eficiência operacional a partir da automatização simples e segura, minimizando erros nos processos e tornando os dados mais confiáveis.

De acordo com Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil, a Nalbatech conseguiu identificar uma necessidade do mercado e sair à frente dos concorrentes, criando uma vantagem competitiva sem precedentes. "A Transformação Digital é sobre levar mais eficiência operacional por meio da digitalização de processos corriqueiros, e trazer melhores experiências aos usuários, o que, consequentemente, cria novas linhas de negócios às empresas. A GeneXus, por meio de seu conceito de automatização de linguagens de programações, contribui para a cadeia de desenvolvimento de software para que seja mais propositiva ao negócio", finaliza Recchi.

E a Nalbatech não para por aí. Agora, a empresa estará dedicada ao desenvolvimento de novos aplicativos baseados em GeneXus para sistemas SAP, como o SAP FI-AA (Ativo Imobilizado), ampliando a capacidade de controle e automatização das indústrias.

Sobre a Genexus (www.genexus.com/pt/global)

GeneXus é um ambiente de desenvolvimento de software multiplataforma que é baseado em conhecimento e centrado no modelo. Ele é usado por mais de 8,5 empresas para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software. O GeneXus permite que os usuários adotem novas tecnologias rapidamente e, por esse motivo, é uma plataforma de software empresarial líder há mais de 25 anos. Devido à sua abordagem única para a criação de aplicativos flexíveis (baseados em modelagem, geração e interação), combinada com amplo suporte para linguagens de programação e bancos de dados atuais e antigos, o GeneXus é uma ferramenta ideal para usuários que buscam preencher a lacuna que separa suas infraestruturas de TI de novas tecnologias.

Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar