Trabalho 4.0: Óculos de dados inteligentes auxiliam a produção

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Suzuki
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

· Conclusão bem sucedida do projeto de pesquisa em óculos de dados interativos

· Testes práticos iniciais bem-sucedidos nas fábricas da Siemens em Fürth e Amberg

A Realidade Aumentada (RA) chegou ao local de trabalho: Nos últimos três anos, um consórcio de seis empresas e instituições presididas pela Siemens vem pesquisando o uso da RA na indústria. O objetivo do projeto, conhecido como Glass @ Service, é poder usar óculos de dados inteligentes como sistemas de informações personalizados, combinando-os com novos tipos de interações, como controle de olhos e gestos, e serviços de TI inovadores. Os primeiros testes práticos nos processos reais de produção e logística foram concluídos com sucesso.

A digitalização está cada vez mais sendo sentida nas indústrias. Em algumas áreas, principalmente ao reequipar máquinas e selecionar pedidos, os funcionários ainda estão trabalhando com impressões, imprimindo estoques de etiquetas para marcar material e gravando laboriosamente todos os dados no sistema de controle de estoque no final do processo.

Por esse motivo, investigações estão sendo realizadas já há vários anos para avaliar até que ponto a RA poderia ser usada nessas áreas. No entanto, foi somente agora que os componentes tecnológicos necessários para isso, como micro-monitores, eletrônicos do controlador, câmeras 3D e sensores, se tornam suficientemente sofisticados para que possam ser combinados para formar uma interface homem/máquina inovadora e foram integrados ao o cenário de TI de uma fábrica. "A Siemens gostaria de ter um papel ativo na transformação dessa mudança no local de trabalho desde o início", explica Frank-Peter Schiefelbein, da Siemens Corporate Technology, braço da Siemens no projeto Glass@Service.

Os testes práticos foram realizados na fábrica de eletrônicos da Siemens em Amberg e na fábrica de Fürth. O software do sistema de RA precisava ser especialmente adaptado às demandas de cada um. Na logística, a principal preocupação é fornecer aos funcionários auxílios à orientação do armazém na forma de dispositivos vestíveis e identificar, marcar e processar os produtos online sem erros no sistema de controle de estoque. Ao reequipar ou manter as máquinas, os óculos de dados podem fornecer assistência inestimável, mostrando cada etapa do trabalho no visor e apoiando o funcionário enquanto ele opera as máquinas. Os movimentos oculares são capturados com uma câmera de rastreamento ocular. Portanto, é possível interagir com o sistema através de controle específico da linha de visão e, por exemplo, rolar através de uma folha de dados ou ativar botões virtuais.

O Bundesanstalt für Arbeitsschutz und Arbeitsmedizin (BAuA - Instituto Federal Alemão para Segurança e Saúde Ocupacional), o Instituto Fraunhofer de Eletrônica Orgânica, Feixe Eletrônico e Tecnologia de Plasma FEP Dresden e Dioptic GmbH, Ubimax GmbH e Uvex Arbeitsschutz GmbH também participaram do projeto de pesquisa com a Siemens. O Glass @ Service foi financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Energia.

As possíveis aplicações de RA nas fábricas da Siemens estão sendo acompanhadas por projetos internos que devem produzir frutos produtivos em médio prazo. Outros projetos de pesquisa devem ser seguidos no futuro, para que outras áreas de aplicação de realidade aumentada em manufatura e serviços possam ser investigadas com base nas experiências até o momento.