Brasil, 14 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gartner alerta para a importância de definir um plano para a mudança de cultura dentro das empresas

Analistas apresentam durante o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019 os passos fundamentais para a transformação cultural das empresas brasileiras

Com novas tecnologias e demandas surgindo freneticamente, criar estratégias para o futuro tem se tornado uma tarefa bastante complexa para a maior parte das organizações. Escolher qual será o caminho a seguir, no entanto, está longe de ser o único desafio enfrentado por essas empresas. Para terem sucesso, as companhias devem trabalhar para superar o principal obstáculo para promover o avanço dos negócios: a mudança da cultura organizacional para um formato digital.

Nesse contexto, o Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, avalia que é necessário que cada vez mais os líderes de TI assumam seus papeis como impulsionadores da inovação dentro de suas companhias, mostrando caminhos e oportunidades para que suas equipes extraiam e alcancem os melhores resultados a partir da adoção de novos processos e soluções digitais.

Os analistas do Gartner avaliam que é necessário construir uma jornada de transformação da Cultura Corporativa, orientando o pensamento interno para a inovação. Os especialistas alertam que é possível transformar a cultura interna para ela ser o principal facilitador das ações, aproximando pessoas, processos e ferramentas em prol de um único objetivo.

Para isso, os líderes e Chief Information Officers (CIOs) devem planejar um roteiro prévio, analisando detalhadamente as características e etapas necessárias para o estabelecimento de uma jornada para o sucesso digital. O Gartner apresentará, durante o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019, os principais passos fundamentais para a transformação cultural das empresas brasileiras, com destaque para:

#1. Determine com clareza seus objetivos estratégicos – Antes de definir ou iniciar um plano de mudança cultural, é essencial entender o que precisa ser mudado e para onde sua operação quer ir. Avalie se o resultado a ser atingido vale o esforço a ser empreendido, e o que precisa ser mudado na cultura atual para se atingir o ganho esperado no futuro. Às vezes, pequenos ajustes podem ser mais simples do que investir em uma estratégia mais complexa de transformação cultural. Após essa análise, avalie e apresente essa “nova cultura” a todos os stakeholders (públicos de interesse) de sua organização. Garanta que esses parceiros estão conscientes do valor dessa mudança e que suas sugestões estarão alinhadas à estratégia de negócios da empresa.

#2. Seja específico quanto ao foco de sua jornada – Embora a demanda por inovação possa ter surgido dentro da área de TI, é importante que os líderes de tecnologia apresentem um plano claro e prático para todas as áreas da companhia. Evite jargões e expressões essencialmente técnicas, utilizando sempre indicadores e métricas que possam ser compreendidas por todos. Esse é o caminho para mostrar o valor das alterações propostas para a empresa como um todo. Além disso, aproxime as pessoas e outras áreas da companhia para as discussões e pesquisas que fomentarão as bases da nova cultura corporativa a ser trabalhada internamente. É importante que os passos da jornada de transformação sejam claros, sobretudo para engajar a participação geral. Vale dizer, no entanto, que as decisões não devem ser genéricas: as iniciativas devem ser locais, o que facilitará a geração de resultados e a verificação de comportamentos mais específicos.

#3. Crie um plano de comunicação – Estabelecer metas claras, no começo, é fundamental. No entanto, é imprescindível manter o contato com equipes e suas lideranças, mostrando o desenvolvimento, resultados e possíveis desafios para o sucesso completo da nova cultura a ser adotada. Por isso, é válido pensar em um plano de comunicação que informe para todos sobre os passos da nova jornada, desde o começo das mudanças. Uma dica importante é pensar nos grupos envolvidos e identificar quais são os indicadores e informações que essas equipes precisam para se manterem informadas, motivadas e impactadas pelo processo de transformação digital.

#4. Promova avaliações específicas sobre a cultura – Para comunicar as outras equipes e departamentos sobre as mudanças, é essencial que os responsáveis pela implementação dos novos processos estratégicos tenham sempre total conhecimento dos resultados obtidos em cada uma das etapas. Isso implica dizer que é necessário manter um programa de acompanhamento contínuo das ações, monitorando possíveis falhas, gargalos e pontos de melhoria – assim como os êxitos registrados. Para tanto, recomenda-se que os líderes de TI desenvolvam uma medida de referência para comparar a cultura atual e a nova estrutura que se está implementada. Somente assim será possível definir o sucesso ou não das iniciativas. Do mesmo modo, é importante que as companhias reservem tempo e orçamento para esclarecer e acompanhar as demandas que surgirem durante as mudanças da cultura. O Gartner sugere que essa seja uma ação tratada como um projeto, com fases que permitam o aprimoramento e a discussão para o máximo aproveitamento das iniciativas.

Além desses quatro passos, no entanto, é importante que os líderes e profissionais construam outros alicerces para fundamentar a mudança cultural. Identificar pontos fortes, lacunas e exemplos de sucesso, por exemplo, são bastante oportunos e podem ajudar a criar jornadas mais efetivas e rápidas. Para discutir esse tema, os analistas do Gartner apresentarão pesquisas e novidades durante o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019, o mais importante evento de executivos de TI do Brasil e do mundo, e que acontecerá de 28 a 31 de outubro (SP).

As inscrições para o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019 estão com desconto de R$ 700 até 20 de setembro. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados podem entrar em contato com o Gartner pelo e-mail , pelos telefones (11) 5632-3109, 0800-7741440 ou pelo site: https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/symposium-brazil. Líderes da área confiam em eventos como esses para obter insights sobre como suas organizações podem usar TI para superar desafios de negócios e melhorar a eficiência operacional de suas empresas. Acompanhe novidades sobre os eventos no Twitter: #GartnerSYM.


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