Brasil,

Tecnologia 5G pode alavancar mercado de comunicação óptica no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hamilton Junior
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Ter uma internet mais veloz ainda é um sonho do consumidor, mas que vem se tornando realidade com o passar dos dias. Dentre os vários mercados em evolução, a chegada da nova tecnologia de fibra óptica pode ser considerada um dos mais importantes. Previsões à parte, a pergunta é: como a conexão 5G pode beneficiar o mercado de comunicação óptica?

De acordo com o coordenador técnico da Fibracem, Marco Paulo Giannetti, indústria 100% nacional especializada na fabricação de dispositivos para fibra óptica, este novo momento que trata sobre a tecnologia 5G vai proporcionar um crescimento, também, na demanda de cabos ópticos. “No surgimento do 3G, a cada 10 km aproximadamente, precisava ter uma antena para oferecer e manter a conexão móvel às pessoas. Com o 4G, essa distância diminuiu para 2 km, o que fez aumentar consideravelmente o número de antenas e, consequentemente, a quantidade de fibra óptica em aproximadamente 25 vezes. Com a chegada do 5G, a previsão é que se tenha uma antena a cada 400 metros e 16 vezes mais fibra óptica em relação o que era necessário com o 4G”, explica.

Segundo Giannetti, com o crescimento na quantidade de antenas, em se tratando dos grandes centros urbanos, a hipótese é que as antenas de dimensões menores passam a ser instaladas em lugares abertos como ponto de ônibus, bancas de revistas e postes de iluminação de praças e jardins, por exemplo. “Entendemos que teremos uma quantidade grande de antenas, inclusive, em lugares fechados e privados, tais como grandes edifícios, shoppings, aeroportos, dentre outros”, comenta.

Cabeamento subterrâneo

O coordenador técnico ressalta, ainda, sobre a necessidade de se pensar em alternativas para atender a necessidade de fibra óptica, principalmente nas cidades para atender os usuários e as small cell com as antenas para o 5G. Ele comenta que uma das alternativas é adotar o modelo de cabeamento subterrâneo com o uso de micro cabos em micro valas, o que pode assegurar a estabilidade da conexão do 5G entre as antenas.

“A mudança para este modelo de infraestrutura de rede não altera a eficiência da transmissão dos dados, pois a única diferença neste modelo são os cabos, que necessitam de uma atualização no design construtivo e nos materiais das proteções que as fibras devem ter para não assimilarem os esforços durante os processos de instalação e operação”, esclarece.

IoT

Com a chegada da tecnologia 5G, a expectativa de crescimento da conexão via telefonia móvel será significante, chegando a quase 12 bilhões de dispositivos conectados em 2020. Esse aumento reflete o constante interesse de usuários por fatores como a Internet das Coisas (IoT – Intertnet of Things). Para Giannetti, o IoT pode ser definida como a comunicação máquina / máquina (M2M) via internet, que possibilita a troca de informações e dados entre diferentes objetos para que as tarefas diárias sejam realizadas de um modo mais eficiente.

“Esses dados e informações sempre estiveram presentes em nossas vidas, porém eles nunca foram coletados, analisados e trocados entre si. Isto é o que a IoT irá propiciar, e para tanto teremos que coletar, armazenar e tratar uma quantidade enorme de dados que irão nos ajudar a melhorar a qualidade de vida”, e este é o grande problema comenta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar