Logo
Imprimir esta página

Sequestros de informações e ciberespionagem são as principais ameaças cibernéticas para as empresas

Não é novidade que a tecnologia avança rapidamente. Apesar de proporcionar diversos benefícios para as companhias, um fator tem preocupado o mundo corporativo: o cybersecurity. De acordo com uma pesquisa da IBM, cada registro perdido ou roubado custa para as empresas cerca de US$ 150. Somente no último ano no Brasil, em média, isso gerou um gasto de US$ 1,35 milhão. O estudo também revela que o custo de uma invasão de dados aumentou em 12% nos últimos cinco anos.

"Nos dias atuais, um dos principais ataques cibernéticos que causam diversos prejuízos é o ransomware, um tipo de malware feito por um invasor que bloqueia ou sequestra os arquivos das empresas, normalmente é realizado por criptografia e exige-se um pagamento para removê-la e desbloquear as informações sequestradas", afirma Heliezer Viana, diretor da Mazars, auditoria e consultoria empresarial.

Quando a empresa foi exposta a um ataque é preciso agir rapidamente para neutralizá-lo, verificando as falhas de segurança que foram exploradas e implementar as devidas correções. É importante chamar à atenção para a importância de manter um backup atualizado para reestabelecer as operações o mais rápido possível.

O executivo ainda alerta para outro problema grave no quesito de segurança − a ciberespionagem − prática de usar a tecnologia da informação para obter dados sigilosos sem o conhecimento de seus proprietários ou detentores. Este tipo de ataque é utilizado para obter vantagens estratégicas, econômicas, políticas ou militares e, é conduzida usando técnicas de cracking e malware.

Como evitar o ataque cibernético?

Segurança Cibernética é um conjunto de processos, tecnologia e estratégias que tem como objetivo proteger a integridade de redes, programas e dados de uma organização contra ataques, danos e acesso não autorizado.

Como os ataques são cada vez mais sofisticados e direcionados, para garantir a segurança é preciso investir em todo o sistema de informação e governança corporativa como: segurança nos aplicativos e sistemas; políticas de segurança da informação; dispositivos de segurança de rede; procedimentos para a Continuidade de TI; Programa de Treinamento e Educação do Usuário Final.

"Vejo que o grande desafio para o mundo corporativo é a conscientização da alta administração quanto a importância de tratar o assunto de Segurança em TI com fator crítico e estratégico, além de destinar investimentos para treinamentos e aquisição de ferramentas (software e hardware)." − ressalta Viana.

Veja quais outras ameaças preocupam o mundo corporativo

Malware é qualquer arquivo ou programa usado para danificar os dados de um sistema de computador, como worms, vírus, cavalos de Troia e spyware.

Engenharia social é um ataque que depende da interação humana para induzir os usuários a violarem os procedimentos de segurança, a fim de obter informações confidenciais que normalmente são protegidas.

Phishing é uma forma de fraude em que e-mails fraudulentos são enviados e lembram e-mails de fontes confiáveis; no entanto, a intenção é roubar dados confidenciais, como cartão de crédito ou informações de login.

Ciberterrorismo é o uso disruptivo da tecnologia da informação por grupos terroristas para promover sua agenda ideológica ou política. Isso assume a forma de ataques a redes, sistemas de computadores e infraestruturas de telecomunicações.

Sobre a Mazars

A Mazars tem hoje, no Brasil, mais de 800 colaboradores distribuídos entre sete escritórios, São Paulo, Barueri, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba e Rio de Janeiro. No mundo, o grupo Mazars possui 40 mil colaboradores que atuam em 89 países dos cinco continentes, oferecendo soluções em Auditoria, Consultoria, Financial Advisory Services, Serviços Tributários e BPO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto