Brasil,

Casa TIM 5G é destaque no HackTown 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

TIM é a primeira operadora a patrocinar festival de inovação que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG); casa terá soluções que ganharão relevância com a chegada do 5G

Santa Rita do Sapucaí, 06 de setembro de 2019 – A TIM vai transformar o local em que hoje funciona a Cas@Viva, iniciativa de inclusão social e educação tecnológica do Inatel, na Casa TIM 5G. O projeto é o primeiro do Brasil a permitir ao público ver de perto o poder transformador do 5G em diferentes áreas. O espaço – que também já foi uma república de estudantes – funcionará durante o HackTown 2019, festival de inovação que a operadora patrocina pela primeira vez e acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG) de 5 a 8 de setembro.

Utilizando equipamentos de acesso da Ericsson, a Casa TIM 5G terá diversos ambientes para demonstrar de forma interativa soluções que passarão a ser acessíveis com a chegada da tecnologia de quinta geração. No local, os visitantes vivenciarão uma verdadeira imersão no 5G e poderão entender como a tecnologia influenciará seu cotidiano – em áreas como saúde, educação, segurança, entretenimento e games. As demonstrações utilizam tecnologia 5G real, em fase de testes, instalada por meio da rede da TIM, mediante licença específica da Anatel.

“O 5G impactará os ambientes onde vivemos e trabalhamos, fazendo parte das cidades inteligentes, indústria 4.0 e outras inovações que serão demonstradas nesse ambiente. Queremos que os visitantes experimentem parte da revolução que o 5G trará não só para o Brasil como também para o mundo. Na Casa TIM 5G, as pessoas poderão ver como a nova tecnologia será aplicada em áreas como saúde, educação e segurança para solucionar desafios e atender aos anseios da sociedade, causando grande impacto no seu dia a dia. Com isso, a TIM, mais uma vez, sai na frente e ratifica o seu compromisso de estar sempre no centro das discussões sobre tecnologia no país, viabilizando um ecossistema ideal para o desenvolvimento do mercado de telecomunicações”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Além da parceria com Ericsson e Inatel, a Casa TIM 5G conta com a participação de grandes empresas, como Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., Cisco, ABB, Intel, LG e Exsto. O espaço é aberto aos visitantes do festival gratuitamente.


Confira na lista abaixo algumas das demonstrações da Casa TIM 5G:

Saúde: atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente da Casa TIM 5G e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório. Parceria com a Ericsson.
Saúde: haverá também demonstração de teleconsulta, utilizando as ferramentas de colaboração que permitem a visualização detalhada do paciente, possibilitando o diagnóstico à distância e levando tratamento de qualidade para regiões remotas. Parceria com a Cisco.
Educação: aula à distância dada por um professor com soluções de comunicação unificada, utilizando um quadro interativo (Webex Board). O mestre estará no laboratório da Cisco e os alunos na Casa TIM 5G. Parceria com a Cisco.
Segurança: demonstração de como seria um atendimento a um chamado de emergência em uma cidade inteligente, onde as câmeras estão conectadas e a tecnologia 5G permite acesso ao vivo dos pontos de monitoramento. Parceria com a Intel.
Entretenimento: apresentação de uma banda conectada. O público terá a mesma experiência de um show tradicional. Parceria com Ericsson.
Indústria: a ABB marcará presença com o YuMi, primeiro robô colaborativo de dois braços do mundo. Programado para preparar e servir café aos participantes, a ideia é demonstrar como a conectividade e a confiabilidade da rede 5G permitem acessar uma aplicação remotamente, com maior velocidade, além de exemplificar a precisão deste robô. Parceria com a ABB.
Indústria 4.0: Com base em uma longa experiência no desenvolvimento do 3G, 4G e de tecnologias Wi-Fi, a Qualcomm lidera as invenções tecnológicas para tornar o 5G uma realidade comercial. A empresa irá demonstrar uma simulação de como o 5G revolucionará o cenário industrial. A demo compara dois cenários distintos de conectividade IoT: um com rede 4G e outro com 5G. No segundo, é possível ver os benefícios de uma comunicação coordenada com o 5G, que permite que um robô seja controlado com baixa latência e, mais importante, com alta confiabilidade (99,9999%). Essa será a base para a implementação de diferentes soluções para o ambiente industrial. Parceria com a Qualcomm.
Realidade Aumentada: utilização do 5G em um ambiente de indústria de manufatura (Smart Manufacturing) com realidade aumentada, em uma mesa de treinamento de operadores de chão de fábrica (com dinâmica de alarmes, tele sensor, tele monitoramento, esteira e braço mecânico). Parceria com Exsto e Inatel
Realidade Virtual: câmeras inteligentes (Meraki) conectadas a óculos de realidade virtual que permitem visitas virtuais à ambientes na Casa e na própria Inatel.Parceria Cisco.
Casa conectada: criação de um ambiente para visitação onde os eletrodomésticos são todos conectados, no conceito de Internet das Coisas (IoT). Além de explorar o pilar da casa conectada, a LG trouxe exclusivamente para o evento, aparelhos 5G já prontos para funcionar no Brasil, assim que a rede começar a operar. Parceria com a LG.

Sobre o HackTown

O HackTown está em sua quinta edição e traz mais de 600 palestras, shows e workshop simultâneos para a cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. O município de apenas 36 mil habitantes é um pólo de inovação, abrigando instituições de ensino e mais de 150 empresas de tecnologia, ganhando o apelido de “Vale da Eletrônica”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar