Brasil,

76% dos CEO's do Brasil acreditam executar com sucesso suas estratégias de transformação digital, revela pesquisa da Wipro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Baggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Dando sequência à pesquisa de 2017, novo estudo mostra que as empresas estão tendo sucesso com a transformação digital, mas que os desafios relacionados à liderança sênior e à adaptação a novas formas de trabalho são prováveis pontos de falha nas fases iniciais.

Os líderes corporativos do Brasil mostram-se bastante confiantes com as iniciativas de transformação digital desenvolvidas em suas empresas. 76% deles dizem acreditar que sua companhia está executando com sucesso a estratégia de transformação digital, o que aponta para uma evolução em comparação a anos anteriores, quando os projetos de digital ainda eram encarados com ressalvas pelas lideranças.

É isso que revela uma nova pesquisa encomendada pela Wipro Digital. Nessa pesquisa, realizada pela Coleman Parkes Research, 1.400 executivos C-Level de todo o mundo foram entrevistados, sendo 200 no Brasil, sobre os programas de transformação digital de suas empresas e as barreiras ao sucesso. Confira a pesquisa na integra em: http://bit.ly/343Mamx

Essa pesquisa global dá sequência à pesquisa da Wipro Digital com executivos dos EUA em 2017, que destacou uma crise de liderança na transformação digital. O novo estudo revela que, no mercado brasileiro, a maioria dos projetos de transformação digital não é mais vista como desperdício de tempo pelos líderes corporativos. Na pesquisa de 2017, nos EUA, dados mostravam que um em cada três executivos pensava que não valia a pena investir nestes projetos. Além disso, há dois anos, somente metade das empresas entrevistadas tinha sucesso na execução de suas estratégias de transformação digital, apesar dos esforços e investimentos demonstrados.

O novo estudo identificou que aquelas empresas que conseguem gerenciar devidamente as expectativas das pessoas, manter os líderes seniores alinhados e garantir a colaboração com os parceiros certos terão sucesso.

Além disso, 92% dos entrevistados no Brasil consideram que suas empresas estão alinhadas ao significado de “transformação digital”. Isso corresponde a um aumento em relação a 2017, quando 1 em cada 4 executivos observava que um grande obstáculo ao sucesso era a ausência de uma compreensão compartilhada sobre a definição de “transformação digital”. Essa disparidade sugere que, nos últimos dois anos, os executivos chegaram à conclusão de que a transformação digital se tornou uma exigência para qualquer negócio. Para os executivos corporativos, a pergunta não é mais “se”, “por que” ou “quando” realizar um programa de transformação digital, mas “como” executá-lo com sucesso.

Os custos não planejados e a adaptação a novas formas de trabalho podem ser obstáculos iniciais

Quando indagados sobre as maiores barreiras ao sucesso de uma transformação, 63% dos entrevistados no Brasil mencionaram custos imprevistos e a localização de recursos adicionais na organização entre suas cinco maiores preocupações; 58% selecionaram o fato de não conseguirem treinar as equipes existentes para mudar a tecnologia ou usar tecnologias, métodos ou processos novos, e 53% indicaram a necessidade de um melhor alinhamento às partes interessadas do negócio.

O relatório indicou que, quanto mais tempo uma empresa estiver envolvida em uma jornada de transformação, menor a probabilidade de ela vivenciar problemas relacionados ao pessoal como uma barreira ao sucesso, ao passo que a tecnologia pode se tornar uma barreira maior. 24% dos executivos com jornadas menores a dois anos mencionam a tecnologia como a maior barreira, em comparação a 32% dos executivos cuja jornada dura dois anos ou mais.

“Acreditamos que o Brasil tem um potencial enorme. Nossa estratégia de crescimento e nosso foco no Brasil são enfatizados pelas nossas descobertas nessa pesquisa. Os resultados da pesquisa reforçam o fato de que as empresas do Brasil embarcaram em um caminho bem definido de transformação digital. Os líderes corporativos garantiram que suas organizações podem oferecer um retorno sobre o investimento (ROI) em suas iniciativas de transformação digital”, disse Mukund Seetharaman, vice-presidente e diretor regional da Wipro Limited na América Latina. “Usar a tecnologia moderna e alinhar as unidades de negócios às demandas dinâmicas da transformação serão etapas essenciais para o futuro. O agora é o momento ideal para iniciar um programa de transformação digital”.

Descobertas adicionais

A pesquisa da Wipro no Brasil também identificou várias descobertas interessantes que apresentam uma perspectiva mais detalhada sobre o estado da transformação:

Nunca é tarde para começar: 84% dos entrevistados brasileiros acreditam que as empresas que começaram suas jornadas de transformação digital mais tarde que as demais ainda têm uma chance de vencer a concorrência em longo prazo.
O ROI leva cerca de um ano: 29% observaram um retorno comercial mensurável da transformação digital em menos de seis meses; 38% o observaram de seis a doze meses; e 31%, de um a três anos. Apenas 2% disseram que o retorno demorou mais que isso.
O crescimento é o grande motivador: quando indagados sobre quais os principais acionadores da transformação digital, a maioria dos entrevistados tinha metas relacionadas à geração de crescimento: acesso a novos mercados, aumento das receitas, melhoria da agilidade e da velocidade de lançamento no mercado, bem como redução dos custos.
Uma inovação modesta ou moderada é predominante: quase 75% dos executivos descrevem a inovação de sua transformação digital como apenas modesta ou moderada. Apenas um em cada cinco executivos diz que pretende ser essencialmente diferente e inovador em seu programa.

Metodologia

Em abril de 2019, a Wipro Digital encomendou uma pesquisa on-line com 1.400 diretores de experiência em todo o mundo, que trabalhavam para empresas com mais de 5 mil funcionários e que declaravam mais de US$ 500 milhões em receita. No Brasil, 200 executivos participaram da pesquisa.

Confira a pesquisa na integra em: http://bit.ly/343Mamx

Sobre a Wipro Digital

A Wipro Digital colabora e interage com os clientes para oferecer uma transformação corporativa e digital orientada ao cliente. Trabalhando na interseção entre estratégia, design e tecnologia, geramos insights, modelamos interações, desenvolvemos integrações e proporcionamos inovações a nossos clientes. Saiba mais em wiprodigital.com ou @WiproDigital.

Sobre a Wipro Limited

A Wipro Limited (NYSE: WIT, BSE: 507685, NSE: WIPRO) é uma das principais empresas globais de serviços de tecnologia da informação, consultoria e processos corporativos. Nós exploramos o poder da computação cognitiva, da hiperautomação, da robótica, da nuvem, da análise de dados e de tecnologias emergentes para ajudar nossos clientes a se adaptar ao mundo digital e a ter sucesso. Uma empresa reconhecida globalmente por seu portfólio abrangente de serviços, seu forte compromisso com a sustentabilidade e sua excelente cidadania corporativa, temos mais de 170 mil funcionários dedicados que atendem a clientes nos seis continentes. Juntos, descobrimos ideias e ligamos os pontos para criar um futuro novo, ousado e melhor.

Relações com a imprensa:

Prathibha Nair

Wipro Limited

Declarações prospectivas e de advertência

Determinadas declarações neste documento relacionadas às nossas expectativas de crescimento futuro são declarações prospectivas, que envolvem vários riscos e incertezas que poderiam fazer com que os resultados sejam significativamente diferentes dos contidos nas referidas declarações prospectivas. Os riscos e as incertezas relacionados a essas declarações incluem, sem limitações, riscos e incertezas associados a flutuações em nossos rendimentos, receitas e lucros, à nossa capacidade de gerar e gerenciar o crescimento, à concorrência intensa em serviços de TI, à nossa capacidade de manter nossa vantagem de custo, aos aumentos de salários na Índia, à nossa capacidade de atrair e reter profissionais altamente qualificados, aos excessos de custo e tempo sobre contratos de prazo e preço fixos, à concentração de clientes, às restrições sobre imigração, à nossa capacidade de gerenciar nossas operações internacionais, à redução da demanda por tecnologia em nossas principais áreas de foco, às interrupções nas redes de telecomunicações, à nossa capacidade de realizar e integrar possíveis aquisições com sucesso, à responsabilidade por danos em nossos contratos de serviço, ao sucesso das empresas em que fazemos investimentos estratégicos, à retirada de incentivos fiscais governamentais, à instabilidade política, à ocorrência de guerras, a restrições legais sobre ao levantamento de capital ou à aquisição de empresas fora da Índia, ao uso não autorizado de nossa propriedade intelectual e às condições econômicas gerais que afetam nossa empresa e nosso setor. Os riscos adicionais que poderiam afetar nossos resultados operacionais futuros são descritos em mais detalhes em nossos documentos registrados na Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos. Esses documentos estão disponíveis em www.sec.gov. Periodicamente, podemos fazer declarações prospectivas adicionais, verbais e escritas, que incluem as declarações contidas nos documentos da empresa registrados na Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos e em nossos relatórios aos acionistas. Não nos comprometemos a atualizar qualquer declaração prospectiva que, periodicamente, possa ser feita por nós ou em nosso nome.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar