Logo
Imprimir esta página

Fundação everis apresenta finalistas do Prêmio Empreenda Saúde 2019

Startups apresentarão suas soluções aos jurados no palco do Healthcare Innovation Show (HIS) – maior evento de Saúde da América Latina, que reúne os principais gestores nacionais para apresentar soluções tecnológicas inovadoras

O Prêmio Empreenda Saúde 2019, criado pela fundação everis, para apoiar e promover o empreendedorismo na área de saúde por meio de atividades em diferentes esferas da sociedade, acaba de anunciar os seis projetos finalistas desta quinta edição, que recebeu mais de 170 projetos de todo o Brasil.

As startups finalistas da premiação, que é apoiada pelo InovaHC, movimento que objetiva incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), bem como de dois núcleos de inovação associados, InovaInCor e CITIC, farão uma apresentação de seus projetos no próximo dia 18 de setembro, no Healthcare Innovation Show (HIS), em São Paulo.

Na ocasião, os gestores nacionais da área da saúde, que buscam soluções tecnológicas e inovações, poderão conhecer melhor as seis finalistas:

ARM (Assistive Rehabilitation Machine) – um robô portátil de reabilitação neurológica e ortopédica, que ajuda os médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a avaliar o progresso terapêutico dos pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) por meio de análises quantitativas de variáveis físicas, como força, velocidade e trajetória. Além disso, o robô estimula os pacientes a realizar movimentos funcionais associados a tarefas de Atividades de Vida Diárias (AVD) por meio de jogos virtuais com aspectos lúdicos, que contribuem de maneira significativa para a reabilitação de pacientes crônicos.
CleverCare – um sistema de gestão de saúde populacional com Inteligência Artificial, que tem planos de cuidado personalizáveis e escaláveis direcionados ao paciente. Permite que a pessoa interaja por meio de aplicativos de mensagens (SMS, Telegram, Whatsapp) com regras de cuidado personalizadas, conforme seu perfil, em uma linguagem natural, o que facilita sua adoção e uso. Adicionalmente, propicia aumento de eficiência operacional da avaliação do desfecho e gestão populacional, maior aderência ao tratamento e identificação precoce de fatores de risco e intercorrências. Utiliza programação neurolinguística (PNL) para interagir com a pessoa de forma fluida e personalizada e oferece feedback automático baseado em IA.
Dr. Wilson – uma plataforma móvel com Inteligência Artificial (IA) que produz texto e voz, idealizada em uma curadoria especializada em infectologia e prevenção de doenças tropicais. Seu objetivo é o combate e a prevenção de 20 doenças que, com base em estudos da Organização Mundial da Saúde, são as mais devastadoras da humanidade. Está disponível em cinco idiomas para todos os países do mundo, com adaptações locais de conteúdo. Surgiu no inovaBra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, por meio de uma parceria entre uma pessoa física e duas startups lá incubadas.
Mobile Feedback – um sensor de biofeedback portátil, que controla jogos em smartphones e gera informações para profissionais de saúde. Com dimensões pequenas, este sensor capta, por meio de três terminais conectados à pele, a atividade muscular da pessoa e produz um sinal que é transmitido via bluetooth para um aplicativo, que transforma os dados recebidos em um gráfico customizável, por intermédio do qual é possível ajustar a leitura da atividade muscular, para que esta possa se converter em comandos que controlam os jogos no smartphone. A velocidade e a dificuldade dos jogos são customizáveis para adequarem os desafios às capacidades dos pacientes. O sistema armazena todos os dados durante o uso do equipamento e produz gráficos que possibilitam o acompanhamento a evolução do tratamento.
Neurobots – um exoesqueleto controlado pelo cérebro capaz de recuperar pacientes de AVC, que não conseguem mais evoluir a partir de técnicas convencionais. Trata-se de uma prática mental, na qual o paciente se imagina como se estivesse movendo sua mão afetada, mesmo que não consiga movimentá-la. Desta forma, o sistema identifica o padrão cerebral e ativa o exoesqueleto que fecha e abre sua mão novamente para a execução de exercícios. É comprovado que ao realizar este exercício por 40 minutos durante duas semanas é possível alterar conexões neurais de forma permanente, estruturando uma nova via neural, que auxilia na recuperação da mão.
Novo Stent Válvula Expansível de Poliuretano – uma nova prótese cardíaca (Stent Válvula), que pode ser implantada por cateter, sem necessidade de cirurgia convencional. É expansível para poder ser colocado, de modo programado, com balões de diâmetros crescentes em pacientes pediátricos, que estão em fase em crescimento. Diferencia-se por utilizar “cúspides de poliuretano”, um material que não sofre mineralização ou calcificação, o que evita sua substituição precoce. É fabricado em impressora 3D customizada, de acordo com a anatomia do paciente

Estas iniciativas finalistas do Empreenda Saúde 2019, provenientes de todo o território nacional, concorrem nestas três categorias:

Melhoria da qualidade ou eficiência hospitalar – que promova o engajamento e a experiência do paciente dentro do ambiente hospitalar, bem como contribua para processos assistenciais e operacionais;
Orientação direta ao paciente - que inclua no ciclo de prevenção tratamento e monitoramento das condições de pessoas com algum tipo de enfermidade ou deficiência;
Impacto na rede de saúde - projetos com foco na saúde nos âmbitos de gestão, processos e inteligência.

“Felizmente, todos os anos os projetos apresentados se mostram cada vez mais inovadores e bem-estruturados, com a busca efetiva de soluções para problemas sérios que afetam os pacientes, as empresas de saúde e a rede de saúde como um todo. Isto reforça a importância da iniciativa da fundação everis para garantir o empreendedorismo e a inovação na área de saúde nacional”, afirma Roberto Celestino Pereira, gerente de Iniciativas de Inovação da everis.

Guilherme Rabello, membro do conselho executivo do InovaHC e gerente do InovaInCor, completa que a seleção das startups finalistas desse ano trouxe uma variedade de propostas interessantes para a saúde e para o benefício dos pacientes. ”Ver a crescente qualificação dos projetos participantes e o valor que se busca agregar na transformação da saúde, da segurança dos pacientes e na melhora de processos assistenciais é muito gratificante”, comemora Rabello.

O grande vencedor será anunciado no final de outubro, e receberá um prêmio equivalente a R$ 50 mil reais, além de orientação profissional especializada da everis.

Este ano, o Empreenda Saúde terá uma novidade - o projeto vencedor representará o Brasil na everis Talent Week, na Espanha, evento no qual será anunciado o vencedor dos Prêmios everis Global, onde concorrerá com startups do mundo todo. A fundação everis cobrirá as despesas de viagem de um representante da startup vencedora. A escolha do ganhador ficará a cargo de uma comissão de avaliação e um corpo de jurados, compostos por membros renomados das áreas de ensino, pesquisa e inovação, e de empresários das mais diversas esferas da saúde no País.

Acesse e confira mais detalhes sobre o Prêmio Empreenda Saúde no premioempreendasaude.com.br

Sobre a Fundação everis

A fundação everis foi criada em 2001 com o objetivo de apoiar e promover o empreendedorismo. Ela devolve à sociedade o melhor que obtemos dela: o talento como motor do progresso. Por isso, realiza atividades em diferentes esferas da sociedade, nos países onde a everis está presente, na Europa e Américas, sempre comprometida com o desenvolvimento de pessoas e talentos.

A instituição apoia a pesquisa em áreas que necessitam de melhorias ou desenvolvimento com projetos em educação, ciência, inovação e empreendedorismo. Também presta trabalho voluntário, transformando projetos em proposições de valor para a sociedade para eliminar barreiras sociais, geográficas e econômicas que de outra forma impediriam seu desenvolvimento.

Sobre a everis

A everis é uma empresa do grupo NTT DATA, que oferece soluções de negócios, estratégia, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e outsourcing. A empresa, que desenvolve sua atividade nos setores de telecomunicações, instituições financeiras, indústria, serviços públicos, energia, administração pública e saúde, atingiu um faturamento de 1.173 milhões de euros no último ano fiscal. Atualmente, possui mais de 21.000 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 17 países. A consultoria pertence ao grupo NTT DATA, uma empresa líder no setor de TI e parceira global de inovação que possui 80.000 profissionais em mais de 40 países. A integração na NTT DATA permite que a everis amplie as soluções e serviços para seus clientes, aumente suas capacidades, recursos tecnológicos, geográficos e financeiros para poder dar as respostas mais inovadoras a seus clientes.

Sobre o Hospital das Clínicas, ICHC, InCor e Fundação Zerbini

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) é o maior complexo de saúde da América Latina, contando com cerca de 2.400 leitos distribuídos entre os seus 8 institutos especializados e dezenas de laboratórios de pesquisa que respondem por uma parcela relevante da produção cientifica do país nas áreas da Medicina e Saúde.

Inaugurado em abril de 1944, o Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) deu origem ao HCFMUSP. Pioneiro em procedimentos médico-hospitalares, sua estrutura concentra a maior parte das especialidades do Complexo HC - 31 especialidades médicas e cirúrgicas - e conta com dois edifícios interligados: o precursor Edifício Central, com a Unidade de Emergência Referenciada; e o Prédio dos Ambulatórios (PAMB), inaugurado em 1981.

O Instituto do Coração (InCor) é um hospital público universitário de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica. Além de ser um pólo de atendimento - desde a prevenção até o tratamento -, o Instituto do Coração também se destaca como um grande centro de pesquisa e ensino.

Com o objetivo de apoiar financeiramente o Instituto do Coração, em 1978, o professor Euryclides de Jesus Zerbini e colaboradores criaram a Fundação Zerbini, uma entidade sem fins lucrativos, responsável por captar, gerenciar e investir na estrutura do próprio InCor os recursos advindos da prestação de serviços da instituição na Assistência, Ensino e Pesquisa em cardiologia e pneumologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto