Relatório abrangente da 5G Americas explora a emergência de tecnologias 5G, espectro, rádios, melhorias de rede, e seu impacto global positivo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A 5G Americas, associação industrial e a voz da 5G e LTE nas Américas, anunciou hoje a publicação do relatório 5G Global: Implicações de uma Tecnologia que Transforma, produzido pela Rysavy Research e pelos profissionais técnicos da 5G Americas, explorando o papel cada vez mais importante das comunicações sem fio, a evolução dessa tecnologia, serviços emergentes e casos de uso, e uma linha do tempo de passos futuros até 2030.

“A transição para a 5G está acontecendo em paralelo com a evolução contínua da 4G LTE”, disse Peter Rysavy, Presidente da Rysavy Research e autor do relatório. “A 5G transformará as capacidades de redes sem fio, facilitando redes de altíssima densidade, aproveitando de espectro nunca antes liberado para sistemas celulares, usando canais de rádio de grande largura, aplicando métodos de virtualização e suportando novas aplicações ultraconfiáveis e de baixa latência”.

A 5G transformará várias plataformas, tecnologias e casos de uso, entro os quais:

- Maior capacidade de rede e transmissão mais rápida com taxas máximas de dados de até 20 Gbps no downlink e 10 Gbps no uplink
- Gestão de rede para até 1 M dispositivo por quilômetro quadrado, mais mobilidade para dispositivos de até 500 quilômetros por hora, acima de 100x mais eficiência energética comparada com a 4G LTE, e latência de um milissegundo na rede, permitindo casos de uso como a celular V2X e comunicações de segurança pública.
- O desenvolvimento da tecnologia 5G está viabilizando novos serviços e casos de uso para clientes sem fio
- O espectro pode suportar várias frequências, inclusive bandas de espectro acima de 6 GHz, disponibilidade de modos TDD e FDD para todas as bandas e o uso de bandas licenciadas e não-licenciadas.

“A capacidade das redes sem fio dobra a cada três anos através da possibilidade de estabelecer redes cada vez mais densas, o acesso a novo espectro e inovações que aumentam a eficiência de espectro”, disse Rysavy.

O relatório destaca que:

- O espectro será a peça chave, exigindo a harmonização transfronteiriça de ativos de espectro, inclusive as bandas baixas, médias e altas. O espectro não licenciado e técnicas de compartilhamento de frequências devem suplementar as bandas licenciadas de ondas milimétricas que incluem 24 GHz, 28 GHz, além de 37 GHz, 39 GHz, e 47 GHz.
- A 5G deve continuar evoluindo com novos avanços durante a próxima década; o padrão do 3GPP Release 15 (5G Fase 1) foi concluído em 2019; Release 16 (Fase 2) está em andamento; e o Release 17 deve ser concluído em 2021. Releases subsequentes devem aumentar ainda mais a capacidade da tecnologia 5G.
- No futuro, centenas de milhares, ou até milhões, de células pequenas devem aumentar a capacidade e oferecer uma alternativa viável para a banda larga fixa.
- A eficiência das redes 5G será otimizada com a aplicação de Inteligência Artificial (IA), simplificando o uso de dispositivo, abrindo o caminho para novas aplicações e aproveitando de uma arquitetura híbrida de nuvens centrais, nuvens periféricas e a capacidade computacional do próprio dispositivo.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas disse “Podemos prever possíveis avanços de próxima geração até 2030, considerada “além da 5G” que podem oferecer velocidades máximas teóricas de até um terabit por segundo (Tbps). O setor de mobilidade sem fio nunca fica parado e sua trajetória indica que o setor continuará inovando para aprimorar a tecnologia móvel no futuro”.

O relatório é uma análise especulativa das aplicações, rádios e redes 5G além do 3GPP Release 17, até 2030:

Aplicações: substituição de banda larga fixa uma possibilidade para praticamente todos os usuários: será possível criar uma realidade aumentada sobreposta na realidade com a miniaturização dos computadores e a IA; o usuário poderá interagir com seu dispositivo sem toque, usando comunicação com a voz natural do ser humano ou gestos; os dispositivos de vestir serão amplamente difundidos, em relógios, implantados em nossos corpos ou em nossos ouvidos; vídeo de altíssima definição, telepresença imersiva e comunicações holográficas em 3D.

Rádios: o espectro usado será expandido do limite de 100 GHz com 5G para 400-7000 GHz ou a frequência de terahertz; comunicações óticas no espaço livre; taxas de transmissão de 10 Tbps com 1000 feixes de antena simultâneas; espectro compartilhado baseado em IA; transferência de energia elétrica sem fio, para uma vida útil estendida ou infinita da bateria

Redes: ultra densas com auto-backhaul sem fio; redes aumentadas não terrestres, incluindo satélites em órbita terrestre baixa, UAVs e plataformas de grande altitude; virtualização de praticamente todos os aspectos da rede, com a exceção da cabeça de rádio, usando interfaces abertas; maior adoção de redes celulares privadas no setor privado; inteligência computacional distribuída com ampla adoção de computação distribuída; IA da nuvem para a rede para o dispositivo. computação quântica.

O relatório 5G Global: Implicações de uma Tecnologia que Transforma foi criado pela Rysavy Research em conjunto com outras companhias membros da 5G Americas. O relatório está disponível gratuitamente no site da 5G Americas. Um post no blog escrito por Chris Pearson, um infográfico e slides de apresentação [em inglês] também estão disponíveis no site da 5G Americas.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm, Samsung, Shaw Communications, Sprint, T-Mobile US, Inc, Telefónica e WOM.