Logo
Imprimir esta página

Drones são utilizados para reflorestamento de larga escala

Drones são utilizados para reflorestamento de larga escala

Startups inovam ao plantar árvores com a ajuda da tecnologia para combater o aquecimento global

O aquecimento global e as mudanças climáticas são um problema crescente, com registros científicos indicando o aumento da temperatura e do nível do mar. Gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), se acumulam em nossa atmosfera. Ao mesmo tempo, incêndios florestais, exploração madeireira e expansão humana agressiva significa que o suprimento de árvores que ajudam a regular e remover esse CO2 da nossa atmosfera está diminuindo.

Ao identificar e analisar este cenário, Juan Carlos Sesma teve a ideia de fundar a CO2 Revolution, uma empresa espanhola especializada em recuperação de ecossistemas. Com o objetivo de entender melhor onde novas árvores deveriam ser plantadas, a empresa é responsável por automatizar processos de plantio para que áreas muito maiores das florestas possam repovoadas.

Big Data e robótica no combate ao aquecimento global

Ao iniciar o planejamento para encontrar a melhor maneira de executar o objetivo principal da empresa, Juan Carlos decidiu que a melhor forma de resolver um problema desse tamanho era combinar duas das forças mais poderosas que emergiam na tecnologia: big data e robótica.

O maior desafio encontrado foi reduzir consideravelmente o tempo e o custo do reflorestamento em larga escala. A solução encontrada, então, foi utilizar drones para mapeamento e germinação do solo. Além disso, viu-se a necessidade de produzir sementes especiais que são envolvidas em um revestimento biodegradável, pré-germinadas e encapsuladas em conjunto com fertilizantes, enraizadas já para armazenar água, a fim de aumentar as chances de sobrevivência de futuras plantas e que forneça a quantidade certa de proteção e nutrição para as mudas jovens.

Até o momento, a CO2 Revolution afirma que possui uma taxa de 80% de germinação bem-sucedida. Um de seus maiores projetos ajudou a impulsionar o crescimento da população de novas árvores no parque Alto Tajo, na província de Guadalajara, na Espanha, onde mais de 200.000 metros quadrados foram queimados em um incêndio florestal. "Tentamos outras alternativas, mas nada funcionou com a mesma precisão e eficiência. É uma ferramenta que multiplica as possibilidades e, sem dúvida, os drones DJI são a melhor opção”, explica Sesma.

A CO2 Revolution não é a única empresa. Nos Estados Unidos, uma startup chamada DroneSeed está adotando uma abordagem semelhante. A empresa utiliza drones que mapeiam áreas com câmeras LIDAR e multiespectrais antes de soltar sementes e pulverizar ervas daninhas. A necessidade do reflorestamento foi acentuada durante o verão, quando incêndios florestais recordes queimaram vastas extensões de floresta na costa oeste dos EUA.

Além disso, no Reino Unido, uma startup chamada Biocarbon Engineering também está trabalhando nesse tipo de tecnologia. A empresa realizou um teste no início deste ano em que usou drones para ajudar a replantar árvores de mangue em Mianmar. A tecnologia também foi utilizada em países como Austrália, África do Sul e Marrocos.

O desafio em comum para todas essas startups é encontrar maneiras de criar um modelo de negócios lucrativo – ou pelo menos sustentável. Para Sesma e a equipe da CO2 Revolution, as recentes ações regulatórias destacam um caminho em potencial. “Oferecemos uma solução que permite aos clientes realizar plantios em grande escala, aumentando a massa da floresta e, assim, compensando sua pegada de carbono. Em meio a crescentes demandas por sequestro de carbono, esse tipo de esforço pode se mostrar não apenas nobre, mas financeiramente sensível para as grandes corporações”, explica Sesma.

A DJI possui loja autorizada no Barra Shopping (Rio de Janeiro). A marca vende seus produtos já homologados pela Anatel e trabalha com diversos revendedores no país como Kalunga, Magazine Luiza, Ponto Frio e Fast Shop. A compra por meio de canais autorizados no Brasil conta com assistência técnica e atendimento ao cliente por e-mail e pelo telefone 0800 880 9983. Para estar por dentro de todas novidades da DJI, acesse: https://www.dji.com/br/newsroom/news.

Para mais informações, acesse:
Site: www.dji.com
Loja online: www.store.dji.com
Facebook: www.facebook.com/DJI
Instagram: www.instagram.com/DJIGlobal
Twitter: www.twitter.com/DJIGlobal
LinkedIn: www.linkedin.com/company/dji
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: www.youtube.com/DJI

Sobre a DJI

A DJI, líder mundial em drones para uso civil e em tecnologia de imagens aéreas, foi fundada e é administrada por pessoas apaixonadas por helicópteros de controle remoto e especialistas em tecnologia de controle de voo e estabilização de câmera. A empresa se dedica a proporcionar uma maior acessibilidade, confiabilidade e facilidade para equipamentos e plataformas de fotografia e produção audiovisual aérea para criadores e inovadores ao redor do mundo. As operações mundiais da DJI atualmente incluem as Américas, Europa e Ásia, e seus produtos e soluções revolucionárias foram escolhidos por clientes em mais de 100 países para uso em produção cinematográfica, construção civil, inspeção, atendimento emergencial, agricultura, preservação e muitos outros setores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto