Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Presidente do COFECI busca ampliar uso da tecnologia para a categoria

Ele é um dos participantes do Digital Real Estate Brazil

“A intermediação é parte dos negócios imobiliários. As soluções digitais são instrumentos, mas quem afirmar que o papel do corretor vai acabar não está dizendo a verdade”, afirma João Teodoro da Silva, presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI, desde 2000. Ele é um dos nomes presentes no Digital Real Estate Brazil, palco do Expo Forum Digitalks, principal evento de negócios digitais do país que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Transamérica em São Paulo.

Mediador do painel de debate sobre “Aplicativos e soluções digitais para o mercado imobiliário”, o presidente do COFECI traz algumas informações sobre o papel da tecnologia nos negócios imobiliários e indica o que a entidade pretende fazer para integrar corretores e imobiliárias a esse processo.

Os corretores usam as ferramentas digitais nos negócios?

Sim, os corretores usam dados e fazem toda comunicação via internet. Hoje, os anúncios de imóveis são feitos 100% pela internet, mas isso não dispensa a figura presencial do corretor de imóveis. A sensibilidade humana não há como ser substituída por um robô, por mais avançado que seja. Por isso, as duas coisas têm de caminhar juntas.

Com o advento de tantos aplicativos, será possível afirmar que haverá a desintermediação?

O mercado imobiliário é essencialmente presencial. A tecnologia é utilizada para facilitar o processo de compra e venda, mas não para excluir a presença do corretor. Isso porque há uma série de detalhes técnicos que só esse profissional consegue resolver, como, por exemplo, questões jurídicas e documentações que envolvem a negociação e que não podem ser solucionadas via aplicativos. Fora isso, a profissão de vendedor, que é a essência do corretor de imóveis, não pode ser exercida como a venda de um eletrodoméstico ou um automóvel. O consumidor gosta do contato humano e não dispensa a demonstração pessoal do imóvel. A atuação do corretor exige sensibilidade, emotividade e empatia, coisas impossíveis de serem obtidas via aplicativo. Não há, portanto, como falar em desintermediação.

Há uma série de soluções digitais hoje disponíveis. Os corretores estão por dentro disso?

Muitas dessas soluções acabam custando caro. O excesso de tecnologia pode retardar e encarecer o custo operacional tanto do corretor como da imobiliária. O essencial é a comunicação rápida e eficiente com os clientes. Isso a internet provê facilmente com bons aplicativos. As demais soluções podem ser ótimos instrumentos, mas não são essenciais. De todo modo, o COFECI trabalha para conscientizar o corretor sobre os avanços tecnológicos. E o corretor está conectado.

Quais iniciativas têm sido criadas?

Estamos trabalhando para criar soluções digitais que promovam a parceria e integração entre os corretores, inclusive na criação de integração de anúncios que façam conexão com um portal internacional. Estamos evoluindo.

Podemos afirmar que a participação do COFECI em um evento digital é histórica?

Tenho participado de vários eventos sobre tecnologia, isso vem acontecendo há algum tempo. O Digital Real Estate Brazil (Digitalks) certamente será um marco na rotina profissional de quem com ele interagir. Temos ainda alguns corretores que não atentaram para a nova realidade digital e que, se não o fizerem, poderão ficar atrás no tempo. Isso pretendemos suprir com nossa participação no Digitalks.

O que esperar daqui pra frente?

Pretendemos aprofundar-nos no uso da tecnologia e conscientizar cada vez mais os corretores de que eles precisam se informar sobre o assunto. Ainda que haja muita coisa dispensável, há muitas que são ótimos instrumentos. É preciso saber selecioná-las. Em 2006, iniciamos um processo de inserção em tecnologia dos corretores de imóveis. Na época, tínhamos apenas 14% deles usando e-mails. Atualmente, 100% se conectam e trabalham seus anúncios pela internet. Esse foi o resultado de uma campanha ampla, com palestras, encontros e cursos em todo Brasil. Seguiremos assim.

O Expo Fórum Digitalks está na sua 10ª edição e espera cerca de 6 mil profissionais de comunicação, marketing e negócios.

Digital Real Estate Brazil

Quando: Dias 28 e 29 de agosto
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Transamérica Expo - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro/SP
Inscrições: https://digitalks.com.br
Informações: e-mail ou telefone (11) 3159-1458
Cupom de 20% de desconto para profissionais do mercado imobiliário

Sobre o Digital Real Estate Brazil

O Digital Real Estate Brazil é um dos palcos do Digitalks e é o maior evento imobiliário fora do setor. Com curadoria de Daniel Rosenthal e Edvaldo Corrêa, executivos expoentes do mercado imobiliário que dialogam com toda cadeia do setor: corretores, sindicatos, associações, conselhos regionais, empresas privadas, congressos, fóruns setoriais e universidades. O Digital Real Estate Brazil conta com apoio especial de: Datastore, Sistema COFECI-CRECI, Avalion, Casafy e Facilita.

Sobre o Digitalks

O Digitalks é a principal empresa brasileira que leva conhecimento e oportunidades de negócios por meio de diversas atividades anuais, preparando pessoas e transformando empresas para a nova realidade digital. Em 10 anos, realizou eventos, fóruns e meetings em todas as capitais do Brasil e contou com a edição internacional, o Expo Fórum Digitalks Portugal 2019.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS