Brasil,

Integração entre ERP e E-commerce: um fator crítico para o sucesso do Omnichannel

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

por Rafael Reolon*

Por trás das facilidades das compras pela internet, existe um esforço coletivo de diversos profissionais. Além disso, há investimento em pessoas, processos e tecnologias. Gestores atentos a esse tripé conseguem acompanhar a evolução do comércio eletrônico e eliminam o tempo gasto com tarefas operacionais.

Para otimizar o tempo dedicado a processos repetitivos, como alimentar diferentes sistemas com informações de produtos, a integração do e-commerce com o ERP (Enterprise Resource Planning) é imprescindível e reduz 99,9% a reincidência de erros, além de diminuir consideravelmente os custos operacionais. Do contrário, todos os dados cadastrados e os processos realizados nas lojas virtuais precisam ser inseridos manualmente no sistema de gestão, dobrando as atividades e a necessidade de conferências visuais.

E não, isso não faz da integração um recurso obrigatório. Contudo, ao considerar o imediatismo do varejo digital, a evolução e o valor de fazermos mais com menos, poder contar com as tecnologias certas é algo importante.

O ERP e a plataforma de e-commerce são sistemas distintos que, dependendo do modelo de negócio, compartilham a mesma base de dados. Portanto, garantir a unicidade nos dois sistemas é um fator crítico de sucesso para uma operação omnichannel, cujo benefício será proporcionar uma experiência unificada para o cliente e redução de custos operacionais para gestores. Manualmente, é impossível manter a mesma base de informações entre os sistemas, por isso uma tecnologia que automatize os processos de integração é essencial.

Toda a história de uma loja passa pelo ERP e alguns objetivos do e-commerce tornam-se mais tangíveis quando os dados estão integrados. Se, por exemplo, uma das ações para acelerar o giro do estoque de uma loja de calçados for vender online por meio de um outlet, onde você encontraria as informações para decidir quais produtos serão liquidados? No seu sistema de gestão empresarial!

Inclusive, a escolha da plataforma de e-commerce é tão importante quanto definir o ERP para seu negócio. Ao observar o segmento de moda, por exemplo, nota-se que a gestão lida com inúmeras particularidades, como o controle de estoque por grade e cor. Portanto, comece pelas plataformas já homologadas com o seu fornecedor de software e avalie qual delas atende integralmente o seu modelo de negócio.

Investir em tecnologias inteligentes aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho das equipes, o que possibilita que as habilidades das pessoas sejam direcionadas para atividades que, de fato, contribuem para o crescimento da sua empresa. É preciso inovar para fazer os clientes mais felizes e trazer resultados positivos para as lojas! Vamos nessa?

*Rafael Reolon é diretor de expansão da SetaDigital, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor calçadista.

Sobre a Seta Digital (www.setadigital.com.br/)

A SetaDigital nasceu com a missão de desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo calçadista contribuindo para o sucesso de seus clientes. Esta há 10 anos no mercado e atende mais de 1.000 lojas em todo o Brasil, formando uma grande comunidade de conhecimento.

Atenção e respeito às pessoas nos ajudam a conseguir um índice de 95% de satisfação nas pesquisas de qualidade de atendimento e 99% de retenção dos clientes.

Em 2016, a empresa lançou um laboratório de inovação para o segmento do varejo calçadista, a Sapati - Sapataria Inteligente. Localizada em Cascavel, no Estado do Paraná, a loja laboratório prioriza o autoatendimento e tem como objetivo o avanço no uso de tecnologias em toda a cadeia de valor do setor, que vai da indústria ao consumidor final.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar