Brasil,

Pagamentos instantâneos trazem mais segurança e agilidade para instituições privadas e governo, afirma Minsait

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Consultoria destaca que nova modalidade de pagamentos pode aumentar volume de transações e torná-las mais simples para os consumidores

A tecnologia está presente em praticamente todos os processos da nossa rotina, trazendo facilidades para diferentes pontos do dia a dia. Segundo levantamentos da Minsait, uma empresa Indra, nos serviços financeiros, depois do surgimento de cartões e aplicativos de bancos, a nova tendência é o pagamento instantâneo: a troca do dinheiro ou dos cartões pela utilização de smartphones para realizar pagamentos via internet, concluindo as transações em segundos.

Em território brasileiro, as discussões sobre o tema já começaram: o Banco Central trabalha numa plataforma a ser disseminada em breve para que o serviço seja implantado em larga escala a partir de 2020. Mercado a ser explorado não falta: segundo o próprio BC, existem hoje 220 milhões de aparelhos para 207,6 milhões de brasileiros.

Presente em diversas partes do mundo, tais como China, Austrália, Estados Unidos e Europa, esta nova modalidade de transação ainda está dando os primeiros passos no Brasil. A Minsait, destaca que ainda é necessário evoluir em acessibilidade, segurança, definição de infraestruturas e rapidez.

“O Banco Central do Brasil e as empresas de tecnologia e serviços financeiros já estão atentas ao tema e diferentes instituições do mercado brasileiro já se mobilizaram para oferecer serviços de pagamentos instantâneos. Em dezembro de 2018 o BCB divulgou o Comunicado nº 32.927, o qual trata dos requisitos fundamentais para implementação do ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil. O referido comunicado resume os princípios discutidos nas versões prévias dos requisitos fundamentais para o ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro, assim como as discussões travadas nos grupos de trabalho instaurados pelo Bacen. Em países da Europa, por estarem mais avançados nas discussões, já existem diversas empresas que oferecem serviços de pagamentos instantâneos, como por exemplo o Bpay, do marketplace espanhol, Bnext. Com ele, os clientes poderão receber pagamentos instantâneos de terceiros sem a necesidade de que estes sejam usuários da empresa e tenham baixado o app”, explica Victor Rodriguez Macedo, gerente executivo sênior da Minsait no Brasil.

E os benefícios desse novo ecossistema não estão restritos às grandes instituições do setor privado. PMEs não ligadas ao setor financeiro e órgãos públicos, como o governo, podem obter avanços significativos com as transações, que estarão sempre disponíveis. “Grandes volumes de pagamentos podem ser processados rapidamente, com notificações transparentes e oportunas. Exemplo da eficácia disso está na Austrália: a agência do governo Centrelink começou a fazer pagamentos instantâneos aos clientes através da plataforma New Payments Platform (NPP) em tempo real, distribuindo US $ 2,2 milhões do fundo de recuperação de desastres do governo australiano durante as inundações de Townsville, reduzindo o tempo de espera de dois dias para apenas alguns segundos, completa Victor Rodriguez.

“É necessário ouvir as opiniões dos diferentes players do mercado (sejam eles tradicionais ou novos entrantes) e assim estruturar uma governança correta onde todos possam participar em igualdade de condições. Isso vai permitir a criação de um ecossistema de pagamentos saudável e com maior concorrência e inovação”, finaliza o executivo.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar