Padtec contribui com a criação de laboratório de redes ópticas em importante instituto tecnológico do Ceará

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosa Sposito
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Empresa fornece equipamentos de última geração que serão usados em atividades de ensino e pesquisa realizadas no instituto, que está sendo inaugurado hoje, em Sobral

Contribuir para a formação científica e tecnológica de profissionais na área de sistemas e componentes ópticos para redes de comunicação de alta capacidade. Com esse objetivo, a Padtec – uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas – acaba de ceder equipamentos de última geração para o laboratório de redes ópticas do Instituto Cearense de Tecnologia, Empreendedorismo e Liderança (ICETEL), que está sendo inaugurado hoje (15/08).

Localizado em Sobral, o instituto tecnológico – o primeiro desse porte no Ceará – tem como foco o desenvolvimento de empresas dessa região. “Com uma grade de treinamentos dirigida a provedores regionais, em geral empresas de pequeno e médio porte, o instituto possui cinco salas de aula e um auditório, o que permite atender mais de 450 alunos simultaneamente, em cursos nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, liderança e gestão dos negócios”, destaca Mário Macedo de Sousa, idealizador e fundador do ICETEL.

O laboratório de redes ópticas do instituto, idealizado em parceria com a Padtec, tem como objetivo ampliar a experiência prática dos profissionais que atuam nessa área em tecnologia DWDM – que permite a transmissão de vários feixes de luz, em comprimentos de onda diferentes, pela mesma fibra óptica. No espaço, serão desenvolvidas atividades de ensino-aprendizagem e pesquisa em sistemas ópticos baseados nessa tecnologia, com produtos de última geração desenvolvidos pela Padtec – como transponders e amplificadores ópticos.

Para Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da Padtec, essa é mais uma iniciativa que reforça o papel da Padtec de empresa nacional de alta tecnologia que investe em pesquisa e desenvolvimento brasileiros e fortalece sua posição de referência entre os profissionais do setor. “Com essa parceria, nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento tecnológico e contribuir para a formação de um ecossistema na área de sistemas ópticos envolvendo empresas da região Nordeste, que desempenham importante papel na massificação da banda larga no país”, destaca Nakamura.

O evento de inauguração do ICETEL deverá contar com a presença de importantes autoridades do estado do Ceará, que terão a oportunidade de conhecer suas instalações em Sobral (CE).

Sobre a Padtec (padtec.com)

A Padtec é uma fornecedora global de soluções de última geração para transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM. Referência em sistemas para transporte óptico, a Padtec oferece um extenso portfólio de produtos para acesso corporativo, DCI, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância, que atende às demandas fim a fim – em transmissão, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, carrier of carriers, utilities e provedores de serviços. A unidade de serviços da Padtec, hoje com mais de 40 pontos de presença na América Latina, atua na implantação, operação e manutenção de sistemas e no gerenciamento de redes ópticas. Resultado de uma forte vocação para pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec percorre grandes distâncias e desafia limites para conectar o mundo de forma inteligente.