Brasil,

Gestão colaborativa beneficia construção do planejamento estratégico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deise Furtado
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Na Senior, os colaboradores participam ativamente da construção do futuro da empresa

Toda empresa que quer crescer, vê no planejamento estratégico o passo a passo para chegar onde deseja. Nos modelos tradicionais de negócio, esse processo envolve apenas as lideranças e, na maioria das vezes, os funcionários não sabem os objetivos da companhia para o futuro. Já nos modelos de gestão horizontal, as organizações entendem que utilizar a expertise da própria equipe para olhar para o futuro faz todo o sentido quando se pensa nos rumos que precisam ser tomados para manter a competitividade no mercado. Na Senior, empresa referência em software para gestão, o modelo adotado propõe um ambiente organizacional construído através da participação dos colaboradores, que tem a chance de contribuir nas decisões corporativas. Esse movimento interno foi batizado de Senior’s Future e já está na 6ª edição.

Apesar do movimento ser contínuo, uma vez por ano o projeto ganha força. A empresa se mobiliza para reforçar a importância de todos participarem do processo com ideias que ajudem a companhia a evoluir. As sugestões propostas apresentam soluções para potencializar o dia a dia das equipes e da própria empresa. E é a partir dessas contribuições que o planejamento estratégico é revisitado para que um novo olhar seja lançado sobre ele.

“Através dessa ação, conseguimos diversificar os pensamentos e trazer experiências novas à companhia. Outro aspecto importante desse modelo de gestão é a otimização do tempo. Um processo normal de estudos para a construção de um Planejamento Estratégico demanda vários dias de trabalho do Comitê Executivo da empresa. Ao compartilharmos esse trabalho com os colaboradores, além de trazermos ao topo as demandas mais singulares de cada área, sentamos por algumas horas para fazer a análise de mercado, de comportamento e tendências que serão determinantes para a construção do PE”, conta o CEO da Senior Sistemas, Carlênio Castelo Branco.

O processo todo começa com o convite para os colaboradores interessados em atuar como curadores das novas ideias daquele ano. A partir dessa definição dos nomes, é aberto um fórum para que todos possam cadastrar suas ideias, ações e melhorias que podem ser incluídas no Planejamento Estratégico. Aos curadores, cabe acompanhar cada tema proposto, estimular a participação de todos, organizar as ideias e apresentá-las ao comitê executivo.

O analista de qualidade Felipe Faust foi curador do Senior’s Future em 2018 pela primeira vez. Ele conta que o curador é uma peça chave dentro dentro do processo. Entre os desafios de assumir essa função está o de engajar as pessoas a participarem do fórum com ideias e sugestões. Para ele, ser um dos porta vozes dessas novas ideias, significa integrar a sinergia necessária na busca dos objetivos da organização e também de cada colaborador da equipe.

“Se sentir parte de algo importante é motivador. É muito positivo o fato de saber que o que pensamos realmente importa dentro da empresa e é levado em consideração na tomada de decisões”, destaca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar