Logo
Imprimir esta página

Transição para o SAP HANA? Adote o low-code

por Ricardo Recchi *

A SAP está continuamente inovando e oferecendo produtos novos, melhorados e mais evoluídos. Muitas mudanças tecnológicas estão ocorrendo e os negócios precisam acompanhá-las. Uma empresa pode estar mudando do SAP R/3 para o SAP S/4 HANA, ou simplesmente adotou o SAP S/4 HANA e precisa dos recursos para desenvolver novas aplicações.

Em qualquer caso, haverá a busca de novos conhecimentos e isso requer muitas mudanças e habilidades antes mesmo que estar pronta para iniciar essas transições. Além disso, quando você pensa que está conseguindo, mais mudanças virão.

A Transformação Digital exige das empresas flexibilidade e inteligência. Uma empresa que executa um ambiente SAP legado com vários aplicativos personalizados, por exemplo, precisa iniciar a transição pelo menos para S/4 porque, em 2025, a SAP deixará de suportar ambientes legados.

Os desenvolvedores desta organização têm experiência em ABAP, uma linguagem de programação criada pela SAP. Portanto, essa empresa precisará adquirir novas habilidades, novos conhecimentos, contratar novos funcionários e, ou, atualizar equipamentos existentes para trabalhar na nova plataforma da SAP. Outra alternativa é contratar recursos terceirizados para ajudar na transição e no desenvolvimento de aplicativos para a empresa.

Supondo que a empresa decida investir na contratação de pessoas com as habilidades e experiência necessárias, serão necessários os seguintes recursos: um para Java, outro para iOS móvel, outro para Android móvel, um desenvolvedor de front-end para Fiori, alguém que aprenda sobre a SAP Machine Learning Foundation, alguém que saiba a trabalhar com o SAP Cloud Platform e alguém que gerencie o banco de dados SAP Hana.

Mas, existe uma outra maneira pela qual uma empresa pode alcançar resultados ainda melhores a um custo muito menor: adotar uma ferramenta de desenvolvimento low-code, que tem o objetivo de facilitar a criação, o desenvolvimento e a atualização de aplicativos corporativos, eliminando a burocracia e limitações técnicas dos idealizadores.

Utilizando esse modelo de ferramenta, a empresa precisa de uma única pessoa capaz de criar aplicativos nas mais recentes tecnologias SAP, eliminando a necessidade de treinar ou contratar aproximadamente seis colaboradores. Levando em conta que a curva de aprendizado de um profissional aprendendo a desenvolver low-code é mais rápida do que com o desenvolvimento tradicional (desenvolvedor JAVA tradicional), em aproximadamente quatro meses uma empresa pode ter aplicativos funcionando corretamente em ecossistemas SAP.

O desenvolvimento low-code é a maneira mais rápida de programar aplicativos nativos personalizados que usam o SAP Leonardo Machine Learning, integrados ao SAP S/4 HANA e que são executados na plataforma SAP Cloud!

*Ricardo Recchi é country manager da Genexus no Brasil, desenvolvedora global de produtos para software baseados em Inteligência Artificial

Sobre a Genexus (www.genexus.com/pt/global)

GeneXus é um ambiente de desenvolvimento de software multiplataforma que é baseado em conhecimento e centrado no modelo. Ele é usado por mais de 8,5 empresas para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software. O GeneXus permite que os usuários adotem novas tecnologias rapidamente e, por esse motivo, é uma plataforma de software empresarial líder há mais de 25 anos. Devido à sua abordagem única para a criação de aplicativos flexíveis (baseados em modelagem, geração e interação), combinada com amplo suporte para linguagens de programação e bancos de dados atuais e antigos, o GeneXus é uma ferramenta ideal para usuários que buscam preencher a lacuna que separa suas infraestruturas de TI de novas tecnologias.

Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto