Brasil,

5G Americas anuncia novo estudo sobre Prontuário Eletrônico do Paciente na América Latina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O relatório do Histórico Clínico Eletrônico na América Latina oferece um panorama da implementação desta ferramenta em diversos países da região. O prontuário Eletrônico do paciente (PEP) representa um avanço em matéria de saúde que contribuiu para melhorar a atenção dos cidadãos e facilitar o trabalho dos médicos.

Vários sistemas de saúde na América Latina têm avançado em algum grau de implementação do Registro Eletrônico Médico do paciente na atualidade, de acordo com o relatório divulgado pela 5G Americas “Registro Médico Eletrônico na América Latina”. O prontuário eletrônico é um registro em formato eletrônico do histórico clínico do paciente, no qual se estabelece informação como resultados de provas e tratamentos farmacológicos, assim como o histórico em geral.

“A banda larga móvel e sem fio, por suas condições, permitem o acesso massivo aos sistemas do PEP, assim como incluem a eles uma maior quantidade de centros de saúde. Desta forma, potencializam os benefícios da telessaúde. Para buscar tecnologias como a LTE, LTE-A ou 5G, que podem potencializar estes mecanismos, é importante que as autoridades outorguem mais bandas de espectro radioelétrico”, explicou Jose Otero, Vice-presidente da 5G Americas para América Latina e Caribe.

O documento aponta que existe consenso mundial acerca da importância de sua implementação como uma forma de permitir aos profissionais e pesquisadores da saúde o armazenamento e acesso à informação dos pacientes de forma rápida e eficiente. Desta forma, a PEP constitui uma ferramenta que permite oferecer uma maior qualidade de atenção aos pacientes e ao mesmo tempo orientar os profissionais no cuidado da saúde em seu trabalho, levando informação completa de forma ágil para facilitar a tomada de decisões.

Segundo o relatório, tecnologias como a LTE, LTE-A ou 5G permitirão expandir o uso de ferramentas como o Histórico Médico Clínico eletrônico, abrangendo uma maior quantidade de centros de saúde que não contam com outros meios de acesso cabeados. Isto permitirá massificar os benefícios da ferramenta para mais setores da população.

O aporte das tecnologias móveis, além do mais, não se limitam à infraestrutura de conectividade. A massificação de telefones móveis inteligentes apresenta uma oportunidade para o desenvolvimento de aplicativos móveis relacionados aos PEP e o cuidado com a saúde, segundo estabelece o relatório.

“A oportunidade de revezar para a assistência médica, ou para estudos, além de ter prescrições médicas na palma da mão, capacitará para o PEP. Por isso, os smartphones também são partes fundamentais na implantação de estratégias deste tipo”, observou Otero.

O estudo “Registro Médico Eletrônico na América Latina” pode ser baixado aqui: https://4gamericas.us10.list-manage.com/track/click?u=aa88403b372c93da4480a9ca6&id=fbd184102f&e=3c74d84d47

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm, Samsung, Shaw Communications, Sprint, T-Mobile US, Inc, Telefónica e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar