Brasil, 6 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Grande portfólio em nuvem impulsiona crescimento da SAP Brasil no 2º trimestre

Companhias como Burger King, James Delivery, Gerdau e Hospital Sírio-Libanês digitalizam processos e se aprofundam na jornada da empresa inteligente

A SAP teve aumento significativo na venda de soluções na nuvem no Brasil, incluindo o sistema de gestão SAP S/4HANA, que contribuiu para o crescimento de dois dígitos no desempenho no segundo trimestre da companhia. A empresa de tecnologia também continuou a avançar em projetos de gerenciamento da experiência do cliente (CX), segmento que teve alta de três dígitos, o que reforça sua bem-sucedida estratégia de diversificação de portfólio.

Ainda em cloud, as soluções SAP SuccessFactors, para gestão de capital humano, tiveram resultados impulsionados pela necessidade das empresas de modernizar suas áreas de Recursos Humanos e integrá-las aos processos de transformação digital em curso. Um exemplo é o projeto da Gerdau, maior produtora brasileira de aço do Brasil, que vai promover uma mudança global para a nuvem em sua estratégia de RH com o objetivo de descentralizar processos e melhorar o gerenciamento de recrutamento, treinamento e recepção dos colaboradores.

A SAP Brasil está avançando na direção do equilíbrio das receitas resultantes de contratos on premise (venda de licenças) e de soluções na nuvem. O setor bancário e de serviços financeiros é exemplo desse movimento, registrando crescimento de três dígitos tanto em on premise como em cloud neste trimestre. As indústrias de bens de consumo e de óleo e gás também responderam por grandes volumes de vendas no período.

Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, destaca o crescimento do portfólio de soluções SAP em empresas que já são clientes de longa data e a adoção por novos clientes. “A diversificação do nosso portfólio e a simplicidade de contratação na nuvem, de forma modular e na medida da necessidade do cliente, vem dando suporte a projetos cada vez mais inovadores e que tem ajudado nossos clientes, nas mais variadas indústrias, a transformar seus negócios e projetar suas operações para um futuro promissor”, explica.

“A cada trimestre é mais comum termos casos de empresas que, a partir da adoção dos nossos sistemas de gestão, como o SAP S/4HANA, já migram também seus processos de compras, recursos humanos, reembolsos, plataformas de vendas online e sistemas de marketing e relacionamento para sistemas SAP. Isso acontece pela facilidade de integração, mas também pela capacidade de potencializar uma visão 360º de todos os setores da empresa, contribuindo para uma tomada de decisão que considere cenários distintos e se antecipe a movimentos do mercado”, completa Cristina.

Entre as empresas que confiaram na consultoria e sistemas SAP como suporte à estratégia de crescimento está o Burger King Brasil, maior operador de fast-food do país que adotou as soluções do portfólio SAP Customer Experience (CX) para oferecer suporte a dados massivos e acompanhar qualquer ponto de contato com o cliente, tudo em conformidade com as regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A rede também adotou o SAP Fieldglass para gerenciar todas as interações com os fornecedores de serviços, o SAP Concur para gerenciamento de despesas e o SAP SuccessFactors para atrair, reter e desenvolver sua força de trabalho.

No setor de saúde, o destaque do trimestre foi o Hospital Sírio-Libanês, uma das mais renomadas instituições brasileiras na área. A instituição buscava novas tecnologias para aprimorar os processos operacionais e o balanço financeiro, modernizar a área de compras e de suprimentos estratégicos. Sua transformação digital será apoiada pelos sistemas SAP S/4HANA, SAP Ariba e SAP SuccessFactors. A implementação habilita o hospital a oferecer assistência médica baseada em dados, fornecendo análises multidimensionais para apoiar decisões e gerar melhores resultados para a instituição e para os pacientes.

O varejo contribuiu para os bons resultados do semestre. Foram fechados contratos importantes como os de James Delivery, Grupo Boticário e Drogaria Araujo.

A James Delivery, startup de entrega de produtos variados recentemente adquirida pelo GPA, está implementando o sistema de gestão SAP Business One para apoiar sua estratégia de expansão e obter melhor visibilidade em diferentes áreas do negócio, automatizar e integrar as funções de back office e fazer interface direta com o aplicativo, além de contar com integração nativa com os sistemas do GPA, que está migrando para SAP S/4HANA.

Grupo Boticário, um dos principais grupos brasileiros de cosméticos, expandiu sua relação de longo prazo com a SAP neste trimestre com a adoção da plataforma de computação in-memory SAP HANA para apoiar a estratégia de crescimento contínuo da empresa, oferecendo segurança, desempenho e escalabilidade. A migração visa melhorar a velocidade para usuários internos e aumentar a produtividade das seis unidades de negócio do Grupo.

Com 240 lojas e 45 milhões de clientes atendidos, a Drogaria Araújo é uma referência do setor de farmácias do Brasil e líder isolada no estado de Minas Gerais. A empresa iniciou a migração para o sistema de gestão SAP S/4HANA para apoiar a sua estratégia de transformação do back office e de crescimento, que inclui 40 novas lojas até o final de 2019.

Receita global

A SAP registrou crescimento de receitas na nuvem em 17% para € 494 milhões (15% em moeda constante). As novas reservas de nuvem, excluindo a Infraestrutura como Serviço (IaaS), aumentaram 27%. A nova entrada de pedidos de software e nuvem subiu 3% (1% em moeda constante) ano após ano no segundo trimestre. A nova entrada de pedidos de nuvem e software, excluindo IaaS, aumentou 9%. As soluções de gerenciamento de experiência (XM) da Qualtrics impulsionam o crescimento rápido da experiência do cliente e da experiência do funcionário. A migração para o sistema de gestão SAP S/4 HANA continua, alcançando mais de 11.500 clientes.

“A SAP apresentou um crescimento de dois dígitos na receita total e receita de nuvem. A Qualtrics está crescendo rapidamente como o padrão global na categoria de gerenciamento de experiência (XM). Como mostrado pelas nossas crescentes margens brutas de nuvem, estamos progredindo muito bem em nossa ambição de ser o Best-Run SAP. Com a XM dirigindo a agenda de transformação digital do CEO, reafirmamos resolutamente nossa orientação anual”, afirma Bill McDermott, CEO da SAP.

América Latina

Nos países da América Latina, o desempenho da SAP no segundo trimestre de 2019 segue impulsionado pelos serviços em nuvem, com crescimento de dois dígitos. Os projetos para gerenciamento da experiência do cliente e de e-commerce registraram crescimento continuado de três dígitos e ganharam força na região com a recente integração de Qualtrics, que posiciona a SAP como líder mundial na gestão de experiências, um mercado global de US$ 100 bilhões.

"Os resultados da SAP no trimestre são um reflexo da realidade das empresas latino-americanas, que reconheceram no portfólio SAP Customer Experience, hoje reforçado pela SAP Qualtrics, como a melhor solução para alcançar o sucesso na economia de experiência", afirma Claudio Muruzabal, presidente da SAP na América Latina. "Da mesma forma, a adoção sólida do núcleo digital SAP S/4HANA continua. Já existem 44.200 empresas na região que confiam nas soluções SAP", completa.

Sobre a SAP

Como empresa de experiência impulsionada pela estratégia de Intelligent Enterprise, a SAP (NYSE: SAP) é líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial e ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor – 77% das transações mundiais são realizads usando sistemas SAP. Nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e análise avançada de dados ajudam a transformar os negócios de nossos clientes em empresas inteligentes. A SAP também proporciona às pessoas e organizações uma visão de negócios profunda e promove colaboração que os ajuda a permanecer à frente de seus concorrentes. Simplificamos a tecnologia para as empresas para que possam consumir nosso software do modo que quiserem – sem interrupções. Os serviços e aplicações da SAP dão a mais de 437 mil clientes ao redor do mundo condições para operar com rentabilidade, adaptar-se continuamente e fazer a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de pensamento, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas.


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