Brasil,

ISH Tecnologia contribui para ampliar e aperfeiçoar oferta de serviços de VoIP da Datora Telecom

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clezia Martins Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com implementação da solução da F5 Networks pela ISH Tecnologia, a Datora Telecom ampliou a capacidade instalada de gestão de 1.200 chamadas por segundo para 2.400, com possibilidade de ampliação. Além disso, otimizou a manutenção dos equipamentos, evitando paradas na operação

A ISH Tecnologia, empresa especializada em soluções de infraestrutura de TI, segurança da informação e computação em nuvem, acaba de implementar a solução Big-IP Local Trafic Manager, da F5 Networks, na Datora Telecom, prestadora de serviços de Voz sobre IP (VoIP) para telefonia fixa e móvel, com o objetivo de melhorar o desempenho dos servidores de aplicação e ampliar a capacidade de tráfego VoIP no mercado nacional.

“Nós trabalhamos com hospedagem e com a negociação de tráfego VoIP entre operadoras de todos os portes e empresas. Para a oferta destes serviços, contamos com dois servidores Session Border Controller (SBC), um ativo e um passivo, para roteamento dos dados. Com o crescimento da demanda, tínhamos a necessidade de otimizar o uso destes equipamentos para distribuir melhor as cargas, ampliar nossa capacidade instalada e oferecer maior excelência nos serviços aos clientes”, afirma Samy Uziel, diretor de Engenharia da Datora Telecom.

Com este objetivo, a Datora Telecom foi ao mercado em busca das melhores soluções de balanceamento de dados e optaram pela solução Big-IP Local Trafic Manager. “Escolhida a solução, tivemos a indicação de que a ISH Tecnologia, como uma parceira F5 Networks, altamente especializada na implementação deste tipo de solução”, explica Uziel.

A implementação foi iniciada em dezembro de 2017 e tinha como desafios para a ISH Tecnologia garantir, além do melhor balanceamento das cargas e maior disponibilidade do sistema para aumentar a capacidade de oferta de serviços, a possibilidade de fazer a manutenção dos equipamentos, sem paradas na operação.

“Iniciados os trabalhos, logo constatamos que um dos desafios seria adaptar a solução da F5 Networks, que a princípio foi criada para gerir a distribuição de dados, para fazer o balanceamento de VoIP. O outro seria auxiliar o cliente a formar um especialista interno na gestão de manutenção da nova estrutura disruptiva, que estava sendo instalada”, afirma Deivid Toledo, Executivo de Negócios da ISH Tecnologia.

Segundo Toledo, o projeto envolveu a instalação do ADC (Application Delivery Controller) da F5, com o módulo LTM (Local Traffic Manager) para balanceamento de carga. Também demandou o desenvolvimento de iRule, programação orientada a eventos para adaptar o produto ao negócio, que foi conduzida pelo nosso time de consultoria e SOC da ISH em regime 24x7. “Foi realmente instigante entender o fluxo de comunicação VoIP do cliente para desenvolvermos as ‘iRules’, para estabelecer as regras de balanceamento que o negócio exigia e integrar a solução F5 com as outras aplicações”, avalia o executivo da ISH. Todo o processo de implementação e formação em F5, do especialista da Datora, levaram nove meses.

Agora, com a solução da F5 Networks, as aplicações estão mais disponíveis e ágeis para o encaminhamento das chamadas. Isto porque são gerenciadas pelo Big-IP, que controla o envio das chamadas, de acordo com a disponibilidade e desempenho dos servidores. “Obtivemos uma melhora de 100% na produtividade, nossa capacidade literalmente foi duplicada, pois passamos de 1.200 chamadas por segundo para 2.400, instantaneamente após a solução começar a rodar”, ressalta Uziel.

O executivo da Datora destaca ainda que ocorreu uma redução significativa nos gastos com manutenção, pois foram eliminadas as paradas na operação. “Em todo o processo, nossos mais de 500 clientes não foram impactados, pois a eficácia da implementação e da solução não deixaram que percebessem a mudança que estava sendo realizada. Foi um dos projetos mais audaciosos e bem-sucedidos que realizamos em termos de ampliação de capacidade e de transparência nos serviços oferecidos aos nossos clientes”, comemora Uziel.

Sobre a Datora Telecom

O Grupo Datora é formado pela Datora Telecom e Arqia (MVNO). A Datora Telecom iniciou as operações no Brasil em 1993 como a primeira a fornecer VoIP. Atualmente está presente em 12 cidades brasileiras e tem escritórios ao redor do mundo, com mais de 1.500 clientes corporativos e meio bilhão de minutos trafegados mensalmente em sua rede. Além disso, oferece um portfólio completo de serviços/soluções de telecom. Com 25 anos de uma trajetória de empreendedorismo e pioneirismo, é especializado em telefonia, sendo a primeira operadora móvel virtual corporativa. A Arqia, unidade de telefonia móvel do Grupo Datora, foi fundada em 2011. A empresa com sede em Belo Horizonte (MG) foi a primeira Operadora Móvel Virtual (MVNO) a operar no País.

Sobre ISH

Fundada em 1996, no Espírito Santo, a ISH é uma empresa especializada em soluções de infraestrutura de TI, segurança da informação e computação em nuvem, com sede na cidade de Vitória e escritórios em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu negócio consiste em oferecer a empresas dos mais diversos setores as melhores soluções tecnológicas do mercado e em desenvolver tecnologias próprias para atender necessidades específicas de seus clientes.

Para isto, a ISH conta com mais de 25 alianças estratégicas com fabricantes líderes de mercado, mais de 250 profissionais especializados, dos quais 150 analistas somam cerca de 500 certificações técnicas. Tem datacenter próprio, com 150 m² de piso elevado e mais de 40 racks no padrão Tier3. Além disso, possui uma base de inteligência própria, conquistada em mais de 10 anos de operação de seus centros de operações de segurança e de redes (SNOC) e de inovação (ISH Labs) para desenvolvimento de soluções customizadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar