Brasil, 24 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Relatório da 5G Americas Explora o Futuro Conectado da IoT e da 5G

- 20 bilhões de coisas conectadas até 2020 com o mercado da IoT avaliado em US$ 1 trilhão


- 58 redes no mundo inteiro já oferecem LTE Banda Estreita-IoT
- 24 redes no mundo inteiro já oferecem Comunicação Tipo Máquina LTE-M

A 5G Americas, associação industrial e a voz da 5G e LTE nas Américas, anunciou hoje a publicação do relatório 5G: O Futuro da IoT. O relatório da 5G Americas explora incentivos de mercado e soluções tecnológicas para a Internet das Coisas (IoT em inglês), tendência em setores e aplicações e apresenta uma visão geral dos avanços em padrões 3GPP para a IoT celular, que deve criar o nosso futuro conectado. A IoT chegou e hoje existem mais dispositivos conectados do que pessoas no mundo.

Com alguns analistas prevendo 20 bilhões de coisas conectadas até 2020 em um mercado da IoT avaliado em US$ 1 trilhão, a IoT em geral está alcançando a escala prevista para a “IoT massiva”, uma referência às dezenas de bilhões de dispositivos, objetos e máquinas móveis, nômades ou fixos que exigem conectividade total. A 3GPP, a organização global de padrões, estabelece padrões técnicos para blindar a tecnologia celular contra o futuro e atender às necessidades do mercado da IoT massiva em vários setores, o que significa pelo menos um milhão de dispositivos por quilometro (km). Com a migração para a tecnologia 5G, as redes móveis devem suportar os dispositivos mais simples que não se comunicam com frequência e que oferecem ultraeficiência energética a longo prazo, usando baterias com uma vida útil de 10 anos, ou mais. Além disso, os padrões definem o rádio e a arquitetura de Comunicações de Baixa Latência Ultraconfiáveis (Ultra-Reliable Low Latency Communications - URLLC) que serão fundamentais para setores como fábricas inteligentes e automação industrial.

“É cada vez mais importante entregar a IoT e garantir sua compatibilidade futura nessa transição de redes de 4G para 5G”, disse Vicki Livingston, Vice-Presidente de Comunicações da 5G Americas e uma das autoras do relatório. “As primeiras redes 5G já estão aparecendo agora em 2019. Ao mesmo tempo, a IoT LTE deve continuar evoluindo no futuro, aproveitando da escala, longevidade e cobertura global das redes LTE e complementando as primeiras implementações do 5G New Radio, focadas em banda larga móvel avançada e a IoT de alto desempenho. A evolução futura da LTE é essencial para a plataforma 5G - uma conectividade mais unificada e com mais capacidades para nosso futuro”.

5G: O Futuro da IoT destaca os padrões 3GPP que estavam em desenvolvimento até o Release 17 para atender às diversas necessidades da IoT e os segmentos de IoT Massiva e IoT Crítica. O relatório descreve o setor de automação de fábricas e os vários novos recursos que permitem a operação de sistemas 5G com Redes Sensíveis ao Tempo Time Sensitive Networking (TSN) da IEEE. O relatório também apresenta novas informações a respeito das opções de espectro para bandas licenciadas, não licenciadas e compartilhadas. Em resumo, os padrões 3GPP já garantem a compatibilidade da IoT com tecnologias do futuro e apoiam a entrega destes sistemas com a migração da 4G para 5G.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse “O caminho para o crescimento da IoT foi muito longo, embora hoje está em todos os lugares - em cidades, veículos, indústrias e comunidades. Nessa época de transformação, um sistema flexível de tecnologia transformativa como a 5G pode ser a plataforma que oferece a infraestrutura necessária para atender à crescente demanda não somente do número cada vez maior de dispositivos, mas também de dispositivos especializados com diferentes exigências de desempenho”.

56 redes no mundo inteiro estavam oferecendo a LTE Banda Estreita IoT (Narrowband IoT - NB-IoT Cat-NB1) em junho de 2019. Esse é o padrão de rádio da 3GPP que determina as exigências de Baixo Poder Área Larga da IoT, melhorando a cobertura em ambientes internos, oferecendo suporte para um número massivo de dispositivos com baixa capacidade de transmissão, baixa sensibilidade a latência, custos ultra-baixos, consumo reduzido de energia e arquitetura de rede otimizada. Além disso, 24 redes oferecem a LTE-M ou Comunicação Tipo Máquina avançada (enhanced Machine-Type Communications - eMTC Category M-1), com suporte para baixa complexidade do dispositivo, densidade massiva de conexões, consumo reduzido de energia, baixa latência e cobertura estendida enquanto permite a reutilização da base instalada de LTE (dados da TeleGeography). A LTE-M e a NB-IoT podem ser implementados “em banda” dentro de um portador normal LTE, ou “independente” em uma faixa de espectro dedicado. A NB-IoT também pode ser implementada na banda de guarda do portador LTE. Já existe uma rota de desenvolvimento para as inovações tecnológicas da LTE além do Release 13, com avanços adicionais projetados para atender à grande demanda por conectividade IoT através das redes 5G.

“Soluções tecnológicas como a computação em nuvem, computação periférica e inteligência artificial estão sendo aplicadas em casos de uso da IoT com muito sucesso. Além disso, as tecnologias celulares da IoT incluem avanços na área de segurança para proteger todos os dados gerados por essas “coisas” contra hackers”, disse Betsy Covell, Ilustre Membro da Equipe Técnica da Nokia e um dos líderes do grupo de trabalho que desenvolveu o relatório. “3GPP estão enfrentando o desafio desse novo mercado de IoT, com vários avanços em 5G aproveitando da plataforma criada pela 4G, abordando vários indicadores-chave de desempenho como a latência reduzida, alta confiabilidade e precisão de posicionamento que são importantes para o uso da IoT na indústria, comércio e pelos consumidores”.

O relatório 5G: O Futuro da IoT foi desenvolvido pelos líderes conjuntos Betsy Covell da Nokia e Rajat Prakash da Qualcomm, além da Vicki Livingston da 5G Americas, e representantes das companhias membros do Conselho de Administração da 5G Americas. O relatório está disponível gratuitamente no site 5gamericas.org.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm, Samsung, Shaw Communications, Sprint, T-Mobile US, Inc, Telefónica e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS