SUSE lança otimizações para nova versão do SUSE Linux Enterprise 15

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Libardi
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

SUSE Linux Enterprise 15 o primeiro sistema operacional multimodal do mundo, agora com a atualização Service Pack 1, ainda mais aprimorado

A SUSE®, pioneira em software open source, lançou uma importante atualização de seu sistema operacional, o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 1 (SLE 15 SP1). À medida que as empresas transformam seus cenários de TI para atender às demandas presentes e futuras, a SUSE fornece a base para cargas tradicionais e crescentes.

As empresas precisam da capacidade de projetar, implantar e executar aplicativos baseados em microsserviços nativos para nuvem como parte de uma abordagem DevOps. Elas devem ser capazes de fornecer aplicativos em containers com ferramentas de orquestração, como Kubernetes. Empresas atuais têm infraestruturas de TI multimodais. Por isso, o SLES é uma ponte entre o tradicional e a nuvem – o primeiro sistema operacional multimodal do mundo que permite às empresas inovar, competir e crescer continuamente.

“O SUSE Linux Enterprise é um sistema operacional amplamente reconhecido, moderno e modular, que ajuda a simplificar a TI multimodal, tornando eficiente a infraestrutura de TI tradicional e fornecendo uma plataforma envolvente para desenvolvedores”, diz Thomas Di Giacomo, presidente de Engenharia, Produto e Inovação da SUSE. “Como resultado, as organizações podem implantar e fazer a transição com facilidade de cargas críticas para os negócios em ambientes de nuvem pública e on-premise.”

O novo lançamento aprimora o modelo de sistema operacional multimodal, com os princípios de base de código comum, modularidade e desenvolvimento da comunidade, ao mesmo tempo em que fortalece os atributos essenciais aos negócios, como cargas otimizadas, segurança de dados e tempo de inatividade reduzido. Os destaques incluem:

- Transição mais ágil e simples do Linux da comunidade para o Linux corporativo – Agora, são necessários poucos cliques para que os desenvolvedores e as operações transfiram um sistema openSUSE Leap para o SUSE Linux Enterprise Server. As organizações também se beneficiam do SUSE Package Hub, que vem rapidamente se tornando um destino para a comunidade criar os melhores aplicativos da categoria com uma plataforma corporativa. Isso traz os benefícios do suporte corporativo para sistemas de produção e para os sistemas desenvolvidos pela comunidade do openSUSE Leap;

- Suporte aprimorado cargas em HPC de última geração – No Service Pack 1, o SUSE Linux Enterprise Server for Arm 15 duplicou o número de opções suportadas do processador SoC (system-on-a-chip). Isso amplia o suporte a aplicativos de armazenamento e de automação industrial em dispositivos baseados em Arm 64-bits para IoT. Para dispositivos Raspberry Pi de 64-bits, o sistema operacional agora suporta áudio e vídeo HDMI completos e fornece uma imagem ISO para instalação mais rápida. “Nossa colaboração com a SUSE no lançamento do SUSE Linux Enterprise Server for Arm amplia a oportunidade de maior inovação e crescimento das soluções Arm® Neoverse™ com desempenho e confiabilidade de nível corporativo”, afirma Mohamed Awad, vice-presidente de marketing da Infrastructure Line of Business da Arm;

- Otimize workloads e minimize a latência de dados – Com soluções em execução em memória persistente Intel Optane DC no SLES e em processadores Intel Xeon escalonáveis de segunda geração, as empresas enfrentarão os desafios de aumento maciço de dados com maior velocidade e agilidade, enquanto submetem-se a menores custos de infraestrutura e gerenciamento;

- Maior segurança de dados baseada em hardware - O Service Pack 1 oferece suporte total à tecnologia Secure Encrypted Virtualization (SEV) da AMD. Primeiramente disponível como uma funcionalidade em teste no SLE 15, o SEV permite que máquinas virtuais convidadas sejam executadas em memória criptografada, ajudando a protegê-las contra-ataques de roubo de memória (memory scrape) do hipervisor. O SP1 suporta também o AMD Secure Memory Encryption (SME), que utiliza uma única chave para criptografar a memória do sistema;

- Tempo de inatividade reduzido para atualizações – Atualizações transacionais (uma prévia de tecnologia no Service Pack 1) oferecem uma redução significativa na janela de manutenção para atualizações, aumentando o tempo de atividade produtiva;

- Instalador unificado – Todos as soluções baseadas no SUSE Linux Enterprise 15 podem ser instaladas pela mesma mídia devido ao instalador unificado, com economia de tempo, sem a necessidade de download de mídias para cada solução, sendo um ambiente SAP, HPC, OpenStack, Ceph ou para containers;

- Pesquisa de pacotes estendida – Use os novos pacotes de pesquisa do comando Zypper para pesquisar em todos os repositórios SUSE disponíveis para o seu produto, mesmo que eles ainda não estejam ativados. Essa funcionalidade facilita para os administradores e arquitetos de sistemas encontrar os pacotes de software necessários.

Vasto e crescente ecossistema do SUSE Linux Enterprise

Cerca de 3.300 aplicativos de software estão certificados no SUSE Linux Enterprise Server 12 e 15. Essa diversidade demonstra a amplitude de workloads multimodais usadas pelo mercado. No ano passado, 16% das novas certificações foram para armazenamento de software, 15% para software de gerenciamento, 11% para aplicativos de gerenciamento de recursos corporativos, 10% para software de turismo e setor de hospitalidade, entre outros.

“A certificação no SUSE Linux Enterprise Server 15 é importante para a McObject, devido à forte presença no mercado e à sólida base de clientes da SUSE. O SUSE Linux Enterprise Server 15 fornece um ambiente extremamente estável. Por isso fomos capazes de certificar o eXtremeDB com facilidade; o processo geral foi rápido e direto”, relata Steven Graves, CEO da McObject.

Para mais informações sobre o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 1, consulte o blog da SUSE e visite www.suse.com/server.

Sobre a SUSE

A SUSE, pioneira em software open source, fornece soluções confiáveis e interoperáveis de Linux, infraestrutura de nuvem e armazenamento que dão às empresas maior controle e flexibilidade. Com mais de 25 anos de excelência em engenharia, um serviço excepcional e um ecossistema de parceiros sem igual, a SUSE fornece produtos e suporte que ajudam os clientes a gerenciar a complexidade, reduzir custos e fornecer serviços essenciais com confiança. Os relacionamentos duradouros que a companhia construiu permitem adaptar e entregar a inovação mais inteligente que os clientes precisam para ter sucesso hoje e amanhã. Para obter mais informações, visite www.suse.com.