Brasil,

Apdif desenvolve aplicativos baseado em GeneXus para apoiar autistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A Apdif (Aprendizagem Diferente), empresa especializada em criar software para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promove a inclusão social e digital por meio de aplicativos gratuitos disponíveis nas lojas Google e Apple

Uma em cada 68 crianças da população mundial é diagnosticada com algum tipo de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, estima-se que dois milhões de habitantes tenham autismo. Apesar de numerosos, os autistas ainda sofrem para encontrar tratamentos adequados e para serem inseridos na sociedade, uma vez que a alteração no desenvolvimento do sistema nervoso limita a capacidade de se comunicar e realizar atividades diárias.

Convivendo com esta realidade, Daniela Sniadower e Gerardo Wisosky, pais de uma criança com TEA, fundaram a Apdif: Aprendizagem Diferente. O projeto cria aplicativos para aumentar a autoestima e a independência, principalmente dos autistas, mas também pode ser utilizado por todas as pessoas com alguma dificuldade para se comunicar, executar, organizar, aprender, entre outras.

"As necessidades das pessoas com deficiência intelectual não são levadas em conta na sociedade e isso leva a um maior isolamento. A falta de ferramentas inclusivas nos motivou a desenvolver esse projeto. A tecnologia agora nos permitiu multiplicar e expandir nosso conhecimento com estratégias aprendidas nos últimos anos e, assim, atingir mais pessoas causando um impacto sobre essa população, suas famílias e seu meio ambiente", explica Daniela Sniadower, CEO e co-fundadora da Apdif.

A Apdif desenvolveu quatro aplicativos com GeneXus, plataforma low-code que facilita a criação de aplicativos nativos e web responsivos para dispositivos móveis, baseada em Inteligência Artificial. Eles estão disponíveis gratuitamente nas lojas do Google e Apple nas versões em português, espanhol e inglês. E são utilizados em mais de 10 países, tanto em nível familiar, quanto institucional.

Dentre os aplicativos desenvolvidos pela Apdif por meio da plataforma da GeneXus, o mais conhecido é o "ChatTEA", que facilita a comunicação do autista com a família e amigos por meio da possibilidade de responder mensagens com imagens de múltipla escolha. Por exemplo, para uma pergunta "tudo bem?", a pessoa com autismo tem três opções de resposta: um rosto feliz, um neutro e um triste.

Outras ferramentas são "Interagir", que por sua vez, permite programar situações hipotéticas para ajudar o autista a praticar diálogos e, assim, reduzir a ansiedade da interação social. Já o "Eu Carrego Tudo", tem como função contribuir para a autonomia das pessoas quando organizam suas diferentes mochilas. Por fim, o "Agora Leio", que permite criar suas próprias histórias com imagens, texto e voz, impulsionando, desta forma, atividades como a leitura e a escrita.

"Queremos contribuir para a inclusão e isso envolve adaptar conteúdos e desenvolver atividades que consideram as características especificas de um grupo de pessoas, tornando ambientes mais acessíveis, inclusivos e de apoio. Por meio destes aplicativos, muitas pessoas estão conseguindo se comunicar, pela primeira vez, com seus familiares", finaliza o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi.

Sobre a GeneXus (www.genexus.com/pt/global)

GeneXus é uma plataforma de desenvolvimento software multiplataforma líder há mais de 25 anos, que permite adotar novas tecnologias rapidamente. A plataforma usada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.

Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.

Sobre a Aprendizagem Diferente (www.apdif.com)

Apdif nasce como uma empresa de "tripé da sustentabilidade" (ou Triple Bottom Line)., como tal, assume com responsabilidade e orgulho a pertença a este movimento global de empresas que querem fazer uma mudança usando as forças do mercado para fornecer soluções para os problemas sociais e ambientais.

Apdif é uma plataforma que incentiva a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Cria softwares inovadores para que cada pessoa alcance seu maior autovalor e máxima independência, ajudando, assim, a ter uma sociedade inclusiva, sensível e solidária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar