Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vencedores do Hackathon da Fiesp Apresentam Ideias Para Desburocratização e Transformação Digital do Governo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A burocracia custa caro para o Brasil. Segundo estudo realizado pela Fiesp, em 2017, o custo médio da burocracia por ano é de R$ 99,9 bilhões a R$ 187,6 bilhões. E de acordo com a pesquisa Doing Business, índice divulgado neste ano pelo Banco Mundial, que mede a facilidade em se fazer negócios, o país ocupa a 109ª posição entre 190 países

Uma elevada burocracia impacta tanto a eficiência do setor privado quanto a prestação dos serviços públicos. Neste cenário, a Fiesp e o Governo Federal promoveram a 9ª edição do Hackathon, nos dias 15 e 16 de junho, na sede da entidade, na Avenida Paulista, com desafios lançados nas áreas de Desburocratização e Governo Digital. O evento contou com mais de 400 inscritos e 117 participantes foram selecionados formando as 24 equipes que madrugaram no prédio da Federação em uma maratona que durou mais de 24h.

No Hackathon, os participantes passam dois dias desenvolvendo soluções tecnológicas para promover a inovação. O evento busca selecionar projetos capazes de colaborar na transformação e inclusão dos serviços públicos federais na era digital, ajudando a solucionar problemas de toda a sociedade. Os critérios para avaliação das melhores soluções tecnológicas são: protótipo, código fonte e apresentação.

O projeto vencedor na categoria Desburocratização foi o da equipe Lighthouse, formada por Lucas Adriano, Laura Freitas, Fernando Luz, Eduardo Escobar e Alexandre Goebbels, que apresentou uma solução para implementação, na prática, dos decretos das normativas de governo que tratam de desburocratização. O protótipo apresentado por eles é uma ferramenta simples em termos de navegação, que permite o registro pela população de reclamações de serviços que não atendem as regras atuais. Permite também a visualização e busca por reclamações. Sua principal feature é a exposição, adesão e votação dos problemas, possibilitando identificar um mapa de calor dos serviços mais problemáticos. A ideia ainda empodera a sociedade a ajudar na fiscalização e eficiência da desburocratização.

Já na categoria Governo Digital, a equipe vencedora foi a Starckhouse, composta por Rafael Augusto Morais, Felipe Luciano, Júlio Augusto Morais, Felipe Santos e Gabriel Guedes. A proposta deles foi um aplicativo central inteligente para apresentar os serviços federais para o cidadão. Sua principal feature é a personalização de serviços. Como o Governo Federal tem mais de 3 mil serviços disponíveis para o cidadão, o grupo sugeriu a utilização de tecnologia de ponta para identificar, claramente, o perfil de cada cidadão e poder ofertar o serviço exato para a necessidade dele a partir do CPF e informações de big data. A solução inclui integração com login único, notificações aos usuários, melhor taxonomia e melhor navegação.

"Tive uma experiência incrível, desde a estrutura, até as pessoas que fizeram networking, principalmente as mentorias que foram essenciais, eles deram um feedback muito importante para a gente conseguir criar todo escopo do projeto", comentou o Gabriel Guedes.

Como prêmio, um representante de cada equipe vencedora nas duas categorias ganhou uma semana em Copenhagen, país número um no mundo em governo digital, com direito a um curso de metodologias e ferramentas para transformação digital.

Todos os vencedores também participaram de um almoço, realizado na segunda-feira, 17/6, na Fiesp, com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, e com o diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp Sylvio Gomide.

"O grande projeto vencedor para nós foi conectar esse tanto de pessoas na transformação digital do governo. A gente sai daqui com mais de 100 embaixadores da transformação digital. Vieram ideias que a gente nunca tinha pensado. E essa é a grande vantagem de conversar com a sociedade por meio de um hackathon", disse Ciro Avelino, secretário adjunto de Governo Digital do Governo Federal.

Para Sylvio Gomide, o evento coloca a Fiesp como protagonista nacional nessa nova era digital e justificou a escolha dos temas dessa edição. "Idealizamos este Hackathon com o objetivo de desburocratizar a vida de nós brasileiros e também para ajudar o governo neste novo momento de criar um governo digital, coisa que já acontece nos países mundo afora", disse Sylvio.

Abdo Hadade, diretor do Comitê de Desburocratização da Fiesp, pontuou que o Brasil infelizmente é um país extremamente burocrático. "Desde a Constituição de 1988 nós temos 700 medidas por dia. Imagine o quanto custa isso para as empresas e para as pessoas (…). Se nós reduzirmos em 25% a burocracia, nós crescemos 0,5% do PIB", comentou Abdo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar