Logo
Imprimir esta página

Air Liquide Brasil começa a implantar Inteligência Artificial em suas unidades em parceria com start-up

Empresa do setor de gases industriais e medicinais firma contrato com a start-up SVA Tech para a aprimorar controles e segurança em suas plantas

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, está iniciando a implantação de soluções em Inteligência Artificial em suas unidades do Brasil, resultado do contrato firmado com a start-up SVA Tech, empresa de tecnologia e inovação, com foco em Visão Computacional e Inteligência Artificial. A start-up fornece para a Air Liquide soluções para o monitoramento das plantas e controle do fluxo de entrada e saída de materiais 100% on-line.

Segundo Renato Schröter, gerente de inovação da Air Liquide Brasil, as ferramentas de monitoramento desenvolvidas junto com a SVA Tech têm como objetivo principal a qualidade de dados e controles e a segurança dos colaboradores nas plantas produtoras de gases medicinais e industriais. “Por meio das soluções em vídeo implantadas pela start-up, conseguimos identificar, por exemplo, se um funcionário está em uma área de alto risco na unidade; também é possível identificar se está utilizando ou não os Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), entre outros cuidados relacionados à segurança”, explica. “Acompanhamos tudo de forma remota e, ao identificar uma eventual situação de risco, é possível acionar rapidamente a unidade e tomar as providências necessárias”, completa.

O software que a SVA Tech fornece para a Air Liquide Brasil é chamado “SmartVision” e se caracteriza por ser uma ferramenta de vídeo analítico. A partir das imagens captadas pelas câmeras já existentes na Air Liquide, o sistema identifica situações configuradas como sendo de risco e oferece duas possibilidades de resposta: local, na qual o software pode ser programado, por exemplo, para acender automaticamente uma luz de alerta no local de risco, caso uma pessoa entre no mesmo; e remota, em que o sistema envia uma notificação para o smartphone do(s) responsável(is) que têm acesso ao software, para que tomem providências remotamente orientando as equipes locais sobre procedimentos adequados.

A Inteligência Artificial também vem sendo utilizada em algumas plantas da Air Liquide Brasil em processos logísticos, igualmente em parceria entre a SVA Tech e a área de Engenharia da Air Liquide. Uma das soluções desenvolvidas possibilita o controle de acesso dos caminhões que entram e saem das unidades, gerando informações como: identificação do motorista, do veículo e do carregamento nele contido, inclusive a pesagem e tempo gasto nos procedimentos. “Tudo isso, sem a necessidade de digitar qualquer informação ou incluí-las de forma manual, aprimorando controles e minimizando retrabalhos”, destaca Schröter.

As soluções da SVA Tech estão sendo implantadas de forma gradativa nas plantas da Air Liquide Brasil. Atualmente, são quatro as que contam com as ferramentas desenvolvidas pela start-up em 2019. Até o final de 2020, outras três devem ter integradas essas tecnologias.

A Air Liquide tem intensificado sua proximidade às start-ups por meio de diferentes iniciativas, com o objetivo de identificar aquelas que podem agregar valor às suas operações e contribuir para estimular internamente a “cultura da inovação”. A parceria entre a multinacional de origem francesa e a start-up é resultado da convivência no Inovabra Habitat, espaço criado pelo Grupo Bradesco para fomentar a inovação nas empresas.

Sobre a Air Liquide

Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 66.000 empregados e atende mais de 3,6 milhões de clientes e pacientes. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio são moléculas essenciais à vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902.

A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com performance a longo prazo e atuação sustentável. A estratégia da empresa centrada no cliente visa o crescimento rentável no longo prazo. Para isso, baseia-se na excelência operacional, investimentos seletivos, abertura à inovação e uma organização conectada em todo o mundo. Por meio do comprometimento e criatividade de seus empregados, a Air Liquide impulsiona a transição energética e de meio ambiente, as mudanças na saúde e digitalização, e entrega soluções que agregam valor a todos os seus públicos.

As receitas da Air Liquide somaram 21 bilhões de euros em 2018 e suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente representaram mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40, Euro Stoxx 50 e FTSE4Good.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto