Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Precisamos falar sobre segurança digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Marcelo Chiavassa de Mello

O avanço das novas tecnologias vem moldando (e mudando) de forma veloz o comportamento humano. Os espaços públicos de debates ("ágora") não existem mais, sendo substituída pelas redes sociais. O telefone fixo é uma das vítimas mais recentes dessas mudanças.

As pessoas não usam mais o telefone para telefonar (contraditório, sim). Usam para mandar mensagens, áudios, vídeos, emoticons e, agora, stickers. Mais rápido, mais ágil e praticamente instantâneo, os chats (apps de mensagens instantâneas) dominam a comunicação na sociedade atual.

A troca de informação sensível também segue o mesmo caminho. Os encontros em ambientes fechados ainda são bastante comuns, porém logisticamente mais difíceis que uma simples ligação ou mensagem.

O aprimoramento dos apps de mensagens instantâneas - que agora vendem a ideia da segurança através da criptografia - fez com que as pessoas passassem a acreditar estarem navegando em algo sempre seguro e protegido, onde poderiam falar o que quiser, sem riscos de exposição. Isso, entretanto, não é verdade.

Além dos riscos oferecidos pelos próprios aplicativos, o fato é que nós (humanos) somos alvo fáceis de outros humanos, que nos enganam com a mesma facilidade com a qual enganamos cachorros ao fingir que jogamos uma bolinha na praça.

Por mais seguro que seja o aplicativo (mas não infalíveis), boa parte dos problemas nascem de más práticas diárias dos próprios usuários. O mundo digital é seguro?

Tanto quanto o mundo analógico: é seguro se soubermos onde andar, quais caminhos seguir, a quem dar ouvidos e não compartilharmos segredos com qualquer pessoa.

Marcelo Chiavassa de Mello Paula Lima é Prof. Direito Civil e Direito Digital e Direito da Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Está disponível para entrevistas.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar