Brasil,

Três certificações essenciais para deixar sua empresa preparada para o futuro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Welton Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Alexandre Pierro

“O que o futuro reserva para a minha empresa?”. Essa é uma questão que sempre afligiu empresários, executivos e trabalhadores de todos os setores e níveis hierárquicos. A insegurança quanto ao futuro de seu emprego ou sua empresa é algo que assombra os profissionais, sobretudo em momentos chave de crise econômica ou grandes mudanças tecnológicas.

Vivemos ambas simultaneamente. O mundo luta contra problemas de gestão que se acumularam ao longo dos anos, sejam eles internos ou externos. Ao mesmo tempo, estamos diante de tecnologias que estão mudando o modo como as pessoas estão vendo o mundo, a economia, a sociedade e o trabalho. A tecnologia muda o comportamento tanto quanto muda as possibilidades, transformando cenários seguros em incertos.

É nesse ponto que todo empresário se questiona sobre o que fazer. Como conseguir ajuda para lidar com essa volatilidade? Muita gente já pensou nisso e criou metodologias para lidar com as incertezas de forma mais segura e ágil. O resultado são as certificações ISO, que compilam uma série de boas práticas.

Cada certificação atende a um propósito e uma necessidade das empresas. A mais famosa é a 9.001, de qualidade. Porém, existem muitas outras que se adequam mais às necessidades atuais dos empresários. Abaixo, as três que considero fundamentais para as empresas se prepararem para o futuro.

ISO 56.002 (Inovação): É a caçula das certificações. Publicada esse ano, ela é resultado de anos de estudo sobre as melhores práticas de inovação nos 163 países membro da ISO. Sua implementação e certificação direciona para um sistema de gestão voltado para a inovação e seus respectivos valores/princípios. Destinada a todas as empresas, independentemente de porte ou segmento, essa norma estimula a criação de novos produtos e mercados a partir do gerenciamento de insights tanto do público interno quanto externo, visando a entrada em novos mercados e com maior valor agregado.

ISO 31.000 (Risco): Focada em gerenciamento de riscos, essa norma oferece diretrizes, princípios, estrutura e processos para gerenciá-los adequadamente. Aplica-se com a adoção de melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologias, permitindo uma melhor gestão dos limites de risco aceitáveis, do capital, da precificação e do gerenciamento da carteira.

ISO 22.301 (Continuidade dos negócios): A gestão de continuidade de negócios lida com a incorporação de medidas que garantam o funcionamento de processos críticos em caso de rupturas nas práticas de gestão de uma organização, como é o caso de desastres, crises de diversas magnitudes, além de sucessão.

Essas três normas garantem que os cenários mais incertos da atualidade sejam vistos com antecedência, trabalhados e aproveitados não como uma nuvem negra no céu, mas como uma chuva de oportunidades capaz de gerar de melhorias, crescimento e desenvolvimento. Vale a pena buscar implementá-las em sua empresa.

Alexandre Pierro é engenheiro mecânico, bacharel em física aplicada pela USP e fundador da PALAS, consultoria em gestão da qualidade e inovação.

Sobre a PALAS:

www.gestaopalas.com.br / (11) 3090 7166

A PALAS é uma consultoria especializada em inovação e gestão. Entre os serviços estão treinamentos, consultorias e certificações ISO. Em um processo de co-criação, a empresa ajuda seus clientes a criarem o futuro. A inovação acontece como uma consequência da implementação de algumas das mais importantes metodologias de gestão. A PALAS é pioneira na implementação da ISO 56.002, que garante os processos de inovação nas empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar