Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O Papel Ainda Mais Estratégico do CFO em Tempos de Transformação Digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luane Shimabuku
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Pedro Arruda*

Estar no cargo de CFO (Chief Executive Officer) e ser o responsável pela manutenção dos recursos financeiros de uma empresa é, sem dúvida, uma das posições de maior responsabilidade dentro de uma organização. Afinal, esse é o "homem do dinheiro", o executivo que cuida do planejamento financeiro, domina a gestão do capital de giro, analisa investimentos, acompanha os desvios de budget e os recoloca na direção correta e interage com todas as áreas.

Ser o CFO hoje é desafiante e requer atualização constante e atenção para não perder o foco e nem o timing do mercado. A figura do profissional executivo que vive mergulhado em planilhas financeiras sempre em busca de gargalos ou prevendo cenários futuros da empresa, entre outras tantas possibilidades, está mudando.

O CFO do presente, e especialmente do futuro, precisa entender e lidar com computação em nuvem, automação de processos robotizados, inteligência artificial e machine learning. Afinal, uma nova classe de disruptores digitais está transformando a área de finanças e deixando os CFOs mais conectados do que nunca.

Tendo em mente esse cenário, a cada ano que passa, o mundo se torna mais ágil. As inovações chegam ao mercado diariamente. Sempre em algum lugar, uma nova empresa está surgindo para oferecer uma tecnologia (Big Data, Analytics, IoT, inteligência artificial, Blockchain, cloud, automação, só para citar algumas), uma solução para os negócios ou um novo concorrente surge. Estar atendo a tudo que acontece ao seu redor para que o timing de tomada de decisões seja preciso é grande desafio do CFO hoje.

Portanto, o CFO que pretende sobreviver deve, urgentemente, promover uma imersão no mundo da tecnologia, pois à medida que ela avança, especialmente em mercados e setores cada vez mais maduros, a necessidade de fornecer insights por meio de análises e relatórios eficientes torna-se muito mais importante. Uma pesquisa da consultoria EY com CFOs e líderes de finanças de 32 países mostrou que 69% dos entrevistados acreditam nas mudanças de seu papel e de que as tarefas tradicionais serão automatizadas ou gerenciadas em centros de serviços compartilhados.

Na mesma linha, a Accenture divulgou uma pesquisa em 2018 em que 75% dos executivos financeiros e CFOs de grandes corporações acreditam que seus papéis ganharam maior influência nas transformações empresariais. Não restam dúvidas sobre isso, especialmente porque também questões como compliance e governança corporativa estão sendo cada vez mais levadas a sério dentro das companhias.

O futuro, enfim, chegou. E responda sem titubear: você, CFO, está preparado a contribuir com a sua empresa de forma estratégica?

*É diretor de Vendas Corporativas da Accesstage

SOBRE A ACCESSTAGE (www.accesstage.com.br)

Especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, a Accesstage é sinônimo de conectividade financeira e pioneira na utilização dos recursos da internet como impulsionadores de negócios. A empresa otimiza a gestão da cadeia financeira de seus clientes e garante integridade e segurança nas vendas, pagamentos e recebimentos para todos os envolvidos na cadeia – empresas, fornecedores, adquirentes, bandeiras e bancos.

Com uma base de mais de 120 mil empresas conectadas, a Accesstage é integradora de soluções e serviços para a gestão de pagamentos/recebimentos e transferência eletrônica de informações financeiras.

A Accesstage foi a primeira empresa do segmento a receber a certificação Payment Card Industry – Data Secutirty Standart (PCI-DSS), entregue pelo PCI Security Standarts Council, fórum global criado pelas bandeiras de cartão de crédito Visa, Mastercard e America Express, entre outras. A certificação PCI – DSS a consagra como uma das maiores e melhores representantes da indústria de cartões de crédito existentes no mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar