Logo
Imprimir esta página

Novas tecnologias ajudam a reduzir “lacuna digital” na América Latina

Enquanto 80% dos usuários que navegam na Internet fazem isso por meio de um smartphone, entre 15 e 20% da população na região ainda não possui um celular

Durante o evento GSMA Mobile 360 °, realizado na Cidade do México, de 4 a 6 agosto, Hugo Simg, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da MediaTek para América Latina, falou sobre as tecnologias já disponíveis para reduzir a “lacuna digital” na América Latina e países emergentes. A seguir, os principais pontos de sua apresentação:

Em geral, entre 15% e 20% da população na América Latina não possui um smartphone e uma porcentagem similar tem um dispositivo móvel 2G, ou seja, uma parcela ainda não tem acesso a uma verdadeira experiência de navegação na Internet. Atualmente, ter um smartphone é vital para quem busca acesso. Cerca de 80% das pessoas que navegam na Internet fazem isso por meio de um smartphone e, na maioria dos casos, é o único dispositivo de acesso.

A transição para o 5G

Atualmente, a maioria das operadoras da América Latina oferece serviços móveis em muitas e variadas tecnologias como 2G, 2.5G Edge, 3G, HSDPA, HSPA + e 4G LTE e algumas delas já realizam testes 5G, enquanto outras estão na fase de avaliação. Cada tecnologia que surge oferece vantagens sobre a anterior em termos de velocidade, eficiência no uso do espectro e custo do serviço.

Se o objetivo é a democratização da tecnologia, é necessário oferecer um serviço mais acessível às pessoas mais vulneráveis economicamente, para que possam ter acesso a aplicativos de comunicação, entretenimento, educação, produtividade, etc. E é aí que o LTE e o VoLTE (voice over LTE) podem desempenhar um papel importante, já que foi comprovado que o custo por megabyte de transmissão de dados é mais de oito vezes mais barato que o 3G, por exemplo.

Atualmente, 717 operadoras de telefonia móvel no mundo já oferecem serviços em tecnologia 4G para acesso móvel ou fixo sem fio e quase 4 bilhões de assinantes têm serviço LTE / 4G, o que representa aproximadamente 47% do total de assinantes móveis.

VoLTE

Hoje, 253 operadoras em 113 países estão investindo em voz na tecnologia LTE e 184 operadoras lançaram serviços de voz de alta definição em 87 países e cada vez mais operadoras continuam nesse caminho. O VoLTE, além de oferecer melhor eficiência de espectro e melhor ocupação da rede, conecta as chamadas de forma mais rápida, mesmo sob diferentes cenários, como por exemplo, quando se afasta da estação rádio base e o sinal recebido no celular está diminuindo, comparado a uma chamada de 3G.

Quanto menor a frequência, melhor a propagação do sinal e, consequentemente, maior o alcance. No entanto, em áreas urbanas com maior densidade de assinantes, o VoLTE a 2600 MHz alcança uma cobertura maior que 1800 MHz. O segredo, então, é realocar o espectro antes de chegar ao 5G e mover os serviços da geração anterior para bandas mais baixas e, assim, ter uma cobertura melhor. Isso também permite oferecer preços mais baixos para a Internet móvel e, desta forma, ajudar a reduzir a brecha digital.

KaiOS

Para as operadoras, é exponencialmente mais caro oferecer dados e Internet em redes 2G do que em 4G, então a proposta de valor é migrar o maior número de usuários. Para isso existe o KaiOS, um sistema operacional leve, baseado no Linux que permite uma solução amigável, com base na tecnologia Web, otimizada para usar menor quantidade de memória, com interface de teclado e telas da ordem de 2.4".

Estes equipamentos, apesar de serem simples e baratos, proporcionam uma experiência rica ao usuário, melhor que os atuais telefones 2G, e permitem o uso de aplicativos e busca de conteúdo, além de serviços IMS, como voice over LTE e voice over WiFi, bem como suporte para "push to talk". Na Índia já são mais de 70 milhões operando pela Reliance Jio. Os smartphones são de custo muito baixo e a oferta comercial de dados está disponível para a população mais vulnerável.

Graças a soluções como essa, a operadora poderá fazer uma melhor reatribuição de seu espectro (que, como sabemos, tem um alto custo), poderá oferecer serviços a um número maior de assinantes na mesma largura de banda de 2G, além de reduzir suas despesas operacionais e de manutenção, aumentar sua renda por usuário e, portanto, estar preparada para 5G.

Para o assinante, isso significa que eles podem adquirir um dispositivo móvel com acesso a dados e internet a um preço menor, acessar pacotes de serviços, baixar aplicativos, obter uma melhor qualidade de voz em alta definição e ter uma boa cobertura.

Com o uso e a exploração dessas tecnologias, com a solução da MediaTek disponível para 3G e 4G, de podemos reduzir drasticamente essa lacuna digital, democratizar a tecnologia e colocar conhecimento e comunicação nas mãos de um número crescente usuários que se beneficiarão da integração em um mundo cada vez mais interconectado.

Hugo Simg Atilano

Diretor de Desenvolvimento de Negócios da MediaTek para América Latina

Sobre a MediaTek

A MediaTek Incorporated é uma fabricante global de semicondutores com produção terceirizada (fabless). Seus chips equipam mais de 1,5 bilhão de produtos conectados ao ano. Somos um dos líderes de mercado no desenvolvimento de inovadores SoCs (systems-on-chip) altamente integrados e energeticamente eficientes para dispositivos móveis, entretenimento doméstico, conectividade e Internet das Coisas. Nossa dedicação à inovação tem nos posicionado como referencial no mercado em várias áreas da tecnologia, incluindo tecnologias móveis altamente eficientes na economia de energia e soluções avançadas para multimídia, em toda uma gama de produtos, como smartphones, tablets, TV digital, OTT boxes, wearables e soluções automotivas. A MediaTek capacita e inspira pessoas a expandir seus horizontes e atingir suas metas com maior facilidade, por meio do uso de tecnologias inteligentes. Chamamos esse conceito de Everyday Genius e ele guia tudo o que fazemos. Visite www.mediatek.com para mais informações


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto