Digitalização é a nova tendência no setor de RH

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliane Scaratti
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Digitalização é a nova tendência no setor de RH

92% dos CEOs admitem a necessidade de digitalizar o setor de recursos humanos, diz pesquisa

A digitalização do setor de Recursos Humanos é a nova tendência no mercado, segundo pesquisa realizada pela consultoria Gartner, que constatou que 92% dos CEOs admitem a necessidade de digitalização no setor de RH, a fim de alcançarem uma experiência digital completa e eficiente.

Para Lucas Ribeiro, sócio-diretor da ROIT PEOPLE S/A, startup do mercado HRTech (das empresas tecnológicas do mundo do RH), a gestão de pessoas e os departamentos pessoais estão cada vez mais integrados e precisam de tecnologias que facilitem não apenas a vida do gestor de pessoas, mas também dos próprios colaboradores. “Muitas empresas e processos estão passando pela famosa transformação digital e o RH é, sem dúvida alguma, a área mais estratégica a passar por uma grande revolução de automatizações e melhoria contínua da forma como os colaboradores interagem com a empresa. A facilitação da admissão até a demissão de pessoas, é indispensável para empresas de todos os portes e segmentos”, afirma Ribeiro.

O empresário lembra que o RH, quando surgiu, era estritamente operacional e mediava a relação burocrática entre o empregador e o empregado, com base nas leis e nos contratos estabelecidos entre ambas as partes, ou seja, apenas DP (departamento pessoal). Em um segundo momento, o setor viu a necessidade de se reinventar, passando a ser mais estratégico, por isso começou a se dedicar mais para as pessoas, vendo-as como parte do plano estratégico.

Já no terceiro e atual estágio, o RH caminha no mesmo sentido dos outros setores e das empresas em geral. Com auxílio das novas tecnologias, passa a ser digital, ou seja, tem como uma das principais características a conexão com os outros departamentos, com todos os colaboradores e fornecedores. Além disso, baseia-se em dados estatísticos para fazer diagnósticos, previsões e estratégias, diminuindo a quantidade de erros e proporcionando experiências surpreendentes às pessoas.

“Na era da Indústria 4.0, em que o real e o digital se conectam corriqueiramente, quase tudo pode ser feito de modo prático e rápido, sem burocracia, online e com poucos cliques. E o mesmo ocorre com o RH Digital, por isso é possível promover a otimização do tempo e dos resultados nos processos”, afirma Lucas Ribeiro.

Alguns benefícios observados com o uso do RH Digital são: melhoria na comunicação interna; aperfeiçoamento do Recrutamento e Seleção, da admissão, da gestão de folha; agilidade na rotina do departamento; e eficiência no monitoramento de resultados.

Foi pensando nisso que nasceu a ROIT PEOPLE, que conta com um aplicativo mobile de gerenciamento de inúmeras frentes do DP e do RH, usando inteligência artificial para proporcionar praticidade e agilidade ao dia a dia das empresas.

“A ferramenta proporciona facilidades incríveis para os gestores e para os colaboradores, desde a admissão pelo celular, com envio digital de documentos, integrado com Plano de Cargos e Salários, com recrutamento e seleção, o app conta ainda com a gestão completa da folha, ponto com biometria facial, intranet em estilo rede social e um poderoso Analytics, com cruzamento de todas as informações e estratégias”, assegura Ribeiro.