Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Automação Industrial e TI se unem para melhorar governança de dados no setor farmacêutico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mitsubishi Electric
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por: Renato Gonçalves Coletes Filho*

A revisão da norma RDC17/2010 da ANVISA, que aborda boas práticas de fabricação dentro do setor farmacêutico, deve trazer à governança de dados um papel ainda mais importante nos próximos anos. A expectativa é a de que o novo regulamento aproxime as práticas brasileiras dos padrões internacionais, seguindo o exemplo da a CFR21 parte 11, norma federal norte-americana que visa garantir a integridade das informações de operação.

No Brasil, hoje, muitos registros das operações estão no papel e são salvos de maneira manual para serem conferidos em casos de auditoria. Apesar dessa metodologia ser permitida, ela possui vulnerabilidades e índices de falha superiores ao sistema de registros eletrônicos.

Com o avanço da tecnologia, é possível mudar esse cenário. A automação industrial é capaz de desempenhar um papel chave nesse tipo de tarefa, levando os dados do chão de fábrica para o nível gerencial com segurança e rapidez. Esse novo momento traz cada vez mais oportunidades, à medida em que as demandas dos usuários finais sobre coleta, disponibilidade e análise de dados aumentam constantemente.

Na prática, todos os registros e assinaturas eletrônicas ligados à operação passam a ser totalmente digitais, trazendo maior segurança e confiabilidade para a indústria. Isso não implica na substituição dos sistemas atuais, mas sim na necessidade de incorporar componentes aos processos atuais para que sejam capazes de atender à legislação. A maior parte das aplicações está relacionada aos registros de calibração de equipamento, de produção, parâmetros de processo, limpeza e manutenção.

Usar esses recursos de maneira eficaz para atingir objetivos consistentes demanda tempo e esforço. Em grandes companhias multinacionais, a trajetória rumo a esse fim já está consolidada; no entanto, empresas menores têm mais dificuldade ao adotar processos totalmente digitais.

Pensando nisso, a Mitsubishi Electric oferece uma solução composta por IHMs (Interfaces Homem-Máquina) e Software de Auditoria, capaz de facilitar a coleta de dados com segurança além de gerenciamento das operações, o que possibilita adequação às rígidas regras que envolvem a CFR 21 parte 11.

Essa solução traz funções como controle de acesso de usuários e aos projetos, recursos avançados de segurança, trilha de auditoria e assinaturas eletrônicas. Os dados primários são armazenados na IHM em formato binário, protegido contra alterações. Esses recursos visam aprimorar a rastreabilidade da produção, além da integridade de dados, incluindo os registros e comentários.

Cumprir todos os requisitos de normas internacionais exige um esforço conjunto de toda a indústria: aos fornecedores de produtos de automação cabe disseminar os recursos técnicos, além de capacitar os usuários; os integradores são responsáveis por construir todo o sistema para governança e integridade dos dados; e, por fim, os usuários finais necessitam implementar novos procedimentos administrativos e operacionais, sempre com o objetivo de garantir a saúde do consumidor, a qualidade do produto e o atendimento às regulamentações vigentes.

*Renato Gonçalves Coletes Filho é especialista de produto da Mitsubishi Electric

Sobre a Mitsubishi Electric Corporation

Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita de 4.519,9 bilhões de ienes (US$ 41,4 bilhões *) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2019. Para obter mais informações, visite: www.MitsubishiElectric.com

* Com uma taxa de câmbio de 109 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 15 de maio de 2019

Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil

No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar