Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como aproveitar todos os recursos do Google Analytics

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Tessarolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O Google Analytics (GA) é a mais conhecida plataforma de coleta de dados do mundo, utilizada por mais de 13 milhões de sites, de acordo com a Datanyse. A ferramenta auxilia os analistas a construírem relatórios a partir dos dados coletados, melhorando as estratégias de marketing e o desempenho do seu negócio.

Para aproveitar tudo o que a solução oferece, basta criar uma conta, utilizando os dados do Google (por exemplo, login e senha utilizados no Gmail), configurar de acordo com a plataforma a ser mensurada e aceitar os termos de serviço e proteção de dados (Google Measurement Controller-Controller Data Protection Terms).

Com essa etapa concluída, é possível acessar cinco menus de relatórios, disponíveis no canto esquerdo, que trazem dados estratégicos para definição de ações. A A2 BI, consultoria de gestão estratégica de dados, mostra os detalhes de cada um dos menus. Confira:

Real Time - como o nome já diz, traz as principais métricas e dimensões do Google Analytics, em tempo real. É possível acompanhar a quantidade de sessões e usuários minuto a minuto, bem como suas ações, conversões, localização e dispositivo de acesso.

Público - reúne informações sobre o público que acessa a plataforma, como características, forma como interagem com o conteúdo, interesses e outras particularidades.

Aquisição - ajuda a compreender como as sessões entraram na plataforma analisada, definindo quais os canais performaram melhor em volume de acessos, tempo gasto no site, número de conversões, entre outros indicadores.

Comportamento - inclui o que estiver relacionado ao conteúdo do site e como os visitantes navegam pela estrutura de páginas. Traz dados importantes sobre a performance de cada conteúdo publicado.

Conversões - neste relatório é possível configurar metas para acompanhamento dos principais indicadores e ações coletadas pela plataforma. As metas podem ser relacionadas a vendas, captura de e-mails, contatos e inscrições.

Além disso, o Google Analytics possui, dentro de aquisição, a opção canais, que contribui na análise dos dados. Um deles é a Busca Orgânica, que traz os dados das sessões que chegaram por meio de um mecanismo de busca, como o Google ou Bing.

Social - são as sessões vindas por meio de postagens em mídias sociais. Analisando as sessões em conjunto com as métricas de cada plataforma é possível entender quais os assuntos que geram mais audiência para o site, permitindo focar investimentos e esforços em produção de conteúdo que abordem esses tópicos.

E-mail - usuários que chegaram ao site por meio desse canal podem ter vindo de um disparo de newsletter ou de uma promoção. Os indicadores correlacionados a esses usuários podem indicar a saúde da base de e-mails da empresa.

Direct/Direta - o tráfego direto é composto pelas sessões que acessam o site diretamente, ou seja, ao digitar a URL do site no navegador.

Referral/Referências: nesta fonte de tráfego, os acessos são vindos de outros sites que contém links para presença mensurada.

Display - informações oriundas de mídia display, como banners em portai e Google Display. Para a mídia ser atribuída corretamente como display é necessário ter cuidado na parametrização da URL.

Paid Search/Buscas Pagas - é semelhante à busca orgânica, no entanto, essa sessão chega ao site por um anúncio realizada em buscadores.

Segmentos - permite que o analista selecione o público a ser captado, com critérios personalizados, que podem ser aplicados em todos os relatórios da ferramenta.

A² BI é uma empresa especializada em inteligência analítica, mensuração e gestão de dados e processos com foco em resultados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar