Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inclusão social e educação ganham novos aliados em projeto desenvolvido pelo FIT

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Linda de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Na era da inteligência, desenvolver produtos conectados que contribuem para uma educação mais inclusiva e ainda, melhorar a vida de deficientes visuais e auditivos são algumas das propostas do time do centro tecnológico de Manaus – FIT Amazônia – para todo o Brasil

O FIT anuncia o início da fase de testes de seus primeiros pilotos, em prol da inclusão social. Os testes da primeira fase de dois produtos de uma só vez, agitaram as últimas semanas no Instituto de Tecnologia, em Manaus, e quem desejar participar dos testes, pode se candidatar, preenchendo este formulário. Um dos projetos, batizado de Beethoven é um game que propõe uma missão espacial, onde a conquista de cada planeta requer a conclusão de algumas atividades. Mas tem um detalhe: os desafios são dados em libras (Linguagem de sinais Brasileira) e o jogador deve mostrar que aprendeu, para mudar de fase. O jogo se baseia em ajudar a Mariana, um avatar, a completar suas atividades e assim conseguir vencer cada etapa até conquistar toda a galáxia.

“Percebemos em nossa pesquisa que, apesar da língua de sinais ser muito usada entre surdos, nem todos tem o conhecimento nivelado dos sinais e isso dificulta o convívio dessas pessoas até mesmo entre elas. Olhamos para este projeto como uma contribuição para toda a sociedade. A educação deve ser inclusiva em todas as suas formas. Acreditamos que um jogo lúdico e ao mesmo tempo educativo, pode preparar melhor a criança deficiente para o início da vida escolar e também ensina quem convive com ela a lidar melhor com as limitações humanas – que nem sempre são as que vemos.” – diz Carlos Ohde, Diretor de Inovação do FIT.

Além do jogo, que pode ser jogado em consoles de video game ou no PC, o FIT ainda desenvolveu um kit com óculos e bengala inteligentes. É o projeto Braille, que poderá trasformar a maneira como deficientes visuais, em qualquer grau, vão e veem. Os óculos, ou como é chamado lookear – junção das palavras olhar e ouvir do inglês - têm sensores que, em contato com a pele, emitem sons e vibrações que se intensificam, de acordo com a aproximação e altura de um obstáculo. Essas vibrações e sons, são capazes de projetar no cérebro uma imagem, muito parecida com a do ambiente onde uma pessoa estiver. A solução também usa inteligência artificial para reconhecer objetos. Com isso, o deficiente não somente sabe que existe um obstáculo, mas ouve que ele é. Assim independente da altura e distância dessa barreira, pessoas que perderam ou nunca tiveram a visão, conseguem transitar de forma mais independente, com autonomia, entre os ambientes. Como no exemplo anterior, a experiência de campo, também foi trazida para este projeto: muitos cegos se sentem mais seguros com suas bengalas e isto poderia inibir a disposição para uma possível transição. Pensando nisso o FIT desenvolveu também uma bengala inteligente, que conectada a um aplicativo, envia informações "narrando"o ambiente.

“São dois lançamentos de grande importância para o FIT: um deve atuar na infância, auxiliando esse momento tão importante do ser humano e o outro, pode ser utilizado em qualquer fase da vida. A tecnologia, quando bem utilizada pode e deve fazer um grande bem às pessoas, negócios só são sustentáveis e só fazem sentido, quando aliados à causas que melhorem a vida do ser humano. Esse kit para cegos (óculos + bengala), deve trasformar a vida de muitas pessoas, dando mais autonomia, promovendo a inclusão e minimizando as diferenças entre nós: se criamos as diferenças, também podemos acabar com elas.” Comemora Ohde.

Você, de qualquer lugar do Brasil, que desejar fazer parte dos testes desse projeto, pode entrar em contato por este formulário .Preencha todos os campos e aguarde um contato. Você – ou seu conhecido com deficiência – participa como voluntário, de forma totalmente gratuita.

Sobre o FIT

Flextronics Instituto de Tecnologia, organização sem fins lucrativos, que visa pesquisar e desenvolver soluções tecnologicas para tornar o mundo melhor, mais sutentável e mais inclusivo. Presente em Manaus, Jaguariúna e Sorocaba, emprega mais de 300 pessoas e busca liderar a transformação social, por meio da tecnologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar