Logo
Imprimir esta página

Blue Planet previne até 95% das falhas de rede com nova solução proativa

Automação com controle retroalimentado usa inteligência artificial para reduzir significativamente as interrupções nos serviços

A evolução do 5G, Internet das Coisas (IoT) e dos serviços em nuvem vem tornando as redes cada vez mais complexas e dependentes de softwares, gerando entre os provedores a necessidade de usar métodos proativos para evitar interrupções nas operações.

Para enfrentar o desafio, a Blue Planet, uma divisão da Ciena (NYSE: CIENA), está aproveitando o poder da automação e da inteligência artificial (IA) para ajudar os provedores não apenas a prever, mas também agir de forma proativa na prevenção de falhas. A nova solução da Blue Planet, PNO (Proactive Network Operations), permite operações assistidas por IA para aprimorar significativamente o processo de solução de problemas, abrindo caminho para o desenvolvimento de uma rede mais adaptativa.

Fatos Relevantes:

• Segundo a Ovum, os provedores de serviços de comunicação (CSPs) indicam que sua prioridade para a aplicação de IA é a prevenção, detecção e correção de falhas — mais de 40% deles pretendem fazer a implementação nos próximos 18 meses .

• A Colt Technology Services têm visto os benefícios da capacidade de previsão da Blue Planet, que coleta e processa dados de telemetria de diversas fontes em toda a rede global de produção e identifica falhas com grande precisão.

• Usando algoritmos avançados de machine learning, o PNO da Blue Planet pode prever possíveis interrupções nos serviços com uma precisão excepcional, prevendo até 95% das falhas não planejadas com base na análise de anomalias Ethernet e perda de sinal óptico (LOS). O PNO pode identificar rapidamente a causa do problema e definir quais medidas para resolvê-lo de forma preventiva.

• A Blue Planet criou também uma calculadora de economia de OpEx (despesas operacionais) para estimar a potencial redução nos custos promovida pela implantação do PNO. Segundo as estimativas da Blue Planet, provedores podem, em média, economizar 38% na resolução de problemas em OpEx por ano.

• O PNO pode ser integrado aos ambientes dos provedores independentemente dos sistemas e dos equipamentos de rede utilizados. Além disso, os profissionais da Blue Planet podem ajudar a ajustar e personalizar a solução com base nos objetivos específicos de negócio e no ambiente de rede.

Declarações de executivos:

• "A IA é melhor aproveitada quando aplicada a casos de uso reais que melhoram nossas operações de rede ao eliminar tarefas manuais que consomem muito tempo. Os recursos de análise preventiva e prescritiva da Blue Planet nos garantem benefícios comerciais concretos, pois nos permitem oferecer benefícios comerciais reais a partir destas análises. Isso nos permite planejar o futuro, preparando nossa rede para 5G, IoT, nuvem e outras tecnologias emergentes. ”

- Mirko Voltolini, Global Head of Network on Demand, Colt Technology Services

• "Um dos maiores desafios enfrentados por CSPs é a previsão e a prevenção proativa de falhas de rede. A solução PNO da Blue Planet implementa técnicas de IA, como machine e deep learning, para prever e possibilitar a resolução automática de falhas de rede, permitindo que os CSPs operem de forma eficiente e proporcionem melhores experiências aos seus clientes."

- Adaora Okeleke, Senior Analyst, Telecoms Operations and IT, Ovum

• "Cada vez mais provedores estão percebendo que a IA é a chave para facilitar uma maneira mais automatizada de administrar seus negócios. O objetivo da Blue Planet é permitir que seus clientes apliquem sistemas inteligentes de automação com controle retroalimentado a todas as suas operações para concretizar a visão da Ciena de criar uma rede totalmente adaptativa."

- Kailem Anderson, Vice President of Portfolio and Engineering, Blue Planet, a division of Ciena

1 Ovum: "Artificial Intelligence: Impact and Opportunities", por Tom Pringle, publicado em 27 de março de 2019.

Sobre a Blue Planet

A Blue Planet, divisão da Ciena (NYSE: CIEN), oferece softwares de automação inteligente e serviços profissionais especializados para modernizar operações de rede e de TI. Com base em insights, Blue Planet oferece os recursos de automação com controle retroalimentado necessários para alinhar os processos de TI e de rede, essenciais para promover a transformação digital Blue Planet, www.blueplanet.com.

Sobre a Ciena

A Ciena (NYSE: CIEN) é uma empresa de tecnologia e estratégia de rede. Traduzimos tecnologia top de linha em valor agregado por meio de um modelo de negócios de alta qualidade e consultivo, com uma unidade implacável para criar experiências excepcionais medidas por resultados. Para atualizações sobre a Ciena, siga-nos no Twitter @Ciena, LinkedIn, blog Ciena Insights ou visite http://www.ciena.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto