Minsait implanta projeto de smart cities e melhora atendimento aos cidadãos na espanha

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Murilo Sarro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A plataforma urbana implantada na cidade de Logroño permite agilizar o atendimento prestado aos cidadãos mediante cruzamento e análise em tempo real das informações dos diversos serviços do município

A tecnologia nos serviços públicos é uma tendência para acelerar o desenvolvimento de cidades inteligentes. Prova disso é o projeto implantado pela Minsait, uma empresa Indra, na cidade de Logroño (Espanha) com o objetivo de integrar tecnologias para melhorar a vida dos cidadãos.

Hoje, a Câmara Municipal de Logroño utiliza a Onesait Government Cities, uma plataforma que permite cruzar e analisar informações de diferentes serviços, dispositivos e sistemas. A partir dessa análise, é possível tomar decisões e fornecer respostas a acontecimentos detectados em tempo real, além de simular possíveis cenários para definir as melhores políticas públicas.

"A solução da Minsait atua como uma central de controle da cidade, integrando suas informações para ajudar os gestores a tomarem melhores decisões", diz Alberto Bernal, diretor de Smart Cities da Minsait.

Hoje, recursos hídricos, sistemas de informação geográfica e módulos horizontais, como a gestão de petições, atendimento em vias públicas e indicadores de transparência e qualidade fazem parte do sistema.

Um benefício significativo já constatado foi a redução de mais de 35% no consumo de água para irrigação, graças ao cruzamento de dados entre o setor de meio ambiente e os serviços de meteorologia.

Além disso, as soluções da Minsait proporcionaram um serviço mais ágil através de múltiplos canais (voz, e-mail e bate-papo na web) com serviços de geolocalização. O principal deles foi o “010 Serviço Cidadão”, onde foram atendidas quase 40 mil ligações, das quais mais de 17.200 foram encaminhadas automaticamente ao módulo de solicitações, reclamações ou sugestões de distribuição e resposta entre as diferentes unidades municipais.

Os profissionais também ganharam um novo sistema de comunicações digitais foi recentemente incorporado à plataforma, que fornece informações e dados instantaneamente ao profissional de emergência sobre o local do incidente, o caminho a ser seguido, a localização dos agentes e veículos, existência de hidrantes, cortes ou condições, e atividades perigosas. À medida que os serviços forem integrados, serão adicionados dados sobre semáforos e canais de luz, gás ou água que poderiam ser afetados.

"Nosso desafio era encontrar uma solução tecnológica capaz de sustentar um novo modelo de cidade inteligente e inovadora que impulsionasse uma mudança na cultura de gestão. O controle de dados e o monitoramento dos diferentes serviços nos permite ser mais efetivo, tanto em termos econômicos quanto na qualidade dos serviços públicos. Sempre pensando em aumentar o bem-estar das pessoas de Logroño", afirma Cuca Gamarra, prefeito de Logroño.

Outras ferramentas também foram desenvolvidas: integração e análise de medições de duas estações meteorológicas, monitoramento dos medidores de vazão da rede de abastecimento e consumo de água com visualização de dados cartográficos. O cruzamento dessas informações e implementação de tecnologias de Big Data permitem detectar e analisar o consumo excessivo de zonas da cidade.

A população de Logroño também terá à sua disposição o Portal do Cidadão, onde poderá consultar as informações relacionadas à projetos e aos dados da cidade em tempo real. Além disso, o Portal Municipal de Dados Abertos inclui informações de acesso gratuitas para todos os habitantes.

Para o prefeito de Logroño, a plataforma é um grande avanço na modernização dos sistemas de gestão municipal fornecendo os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, evoluindo de um modelo clássico de gestão independente para uma baseada na gestão cidade como um todo, melhorando a qualidade dos serviços urbanos e colocando o cidadão no centro da gestão pública. Também destaca que "a possibilidade de maior interação e envolvimento dos vizinhos, juntamente com o reaproveitamento de dados, representa um pilar importante do novo paradigma em que estamos adotando as administrações públicas".

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.