Logicalis fomenta o mercado de IoT ao abrir APIs de sua plataforma EUGENIO

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Mello
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Iniciativa tem como foco ampliar o ecossistema latino-americano de internet das coisas e a impulsionar a inovação colaborativa

Com o objetivo de fomentar o mercado de IoT na América Latina, a Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, decidiu abrir as APIs (Application Programming Interface) do EUGENIO, sua plataforma de IoT. Com isto, desenvolvedores terão à sua disposição os conjuntos de rotinas e padrões de programação da ferramenta para desenvolver aplicações de internet das coisas.

Esta atualização, que tem como principal estratégia disseminar a plataforma e impulsionar o desenvolvimento de um ecossistema para soluções de internet das coisas no Brasil, permite que empresas e desenvolvedores individuais, dos mais diversos locais e portes, criem soluções sob medida para os problemas de seus clientes utilizando como base uma tecnologia robusta e completa. Para ter acesso às APIs e ao EUGENIO, basta acessar a página destinada aos desenvolvedores, no portal www.eugenio.io.

“Nós acreditamos muito na inovação colaborativa e na importância de ecossistemas criados em torno de tecnologias abertas para fomentar o desenvolvimento do mercado latino-americano de tecnologia. Decidimos abrir as APIs do EUGENIO como parte da estratégia de tornar tecnologia cada vez mais pulverizada e adequada às reais necessidades dos desenvolvedores e empresas locais”, explica Fabio Hashimoto, diretor software services da Loigcalis.

O EUGENIO é uma plataforma completa de IoT, desenvolvida pela Logicalis, que combina infraestrutura de data center na nuvem, big data analytics, workflow de regras de negócios e barramento de mensagens. Lançado em 2013, já é oferecido a algumas dezenas de clientes no modelo as a service, o que confere flexibilidade e economia à solução, garantindo escalabilidade aos projetos sem a necessidade de investimentos pesados de infraestrutura.

A plataforma pode auxiliar as empresas de todos tamanhos e segmentos a solucionarem diversos desafios de negócio, pois reúne todos os dados coletados por smart devices e, por meio de sua tecnologia de analytics, gera insights de negócio em tempo real, possibilitando tomada de decisões mais precisas. Entre os setores em que ela já foi aplicada estão varejo, agronegócio, energia, logística e serviços.

“Nós já temos alguns cases bem interessantes desenvolvidos com a plataforma. Entre os exemplos podemos citar os projetos de coleta de lixo inteligente para uma cidade europeia e a implementação de iluminação pública inteligente em um município mineiro. Por meio deles, as cidades reduziram custos, melhoram a eficiência dos serviços públicos e melhoraram a qualidade de vida dos moradores”, complementa Hashimoto.

Quem tiver interesse em saber mais sobre a plataforma e as possibilidades de desenvolvimento, basta acessar: www.eugenio.io

Sobre a Logicalis

A Logicalis é uma empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação com operações nos cinco continentes, e faturamento anual da ordem de US$ 1,5 bilhão. Na América Latina, conta com uma equipe de 2500 profissionais altamente capacitados, distribuídos por suas operações em onze países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. Com a missão de ser um agente transformador da sociedade, a Logicalis acredita na aplicação de tecnologias inovadoras para suportar seus mais de mil clientes no caminho da digitalização de seus negócios, sempre com soluções desenhadas sob medida para cada necessidade. Para mais informações, visite: www.la.logicalis.com.