Brasil,

O caos proporciona mais segurança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Arruda
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

*Por Fernando Oliveira

Já pensou em ficar 24 horas por dia derrubando aleatoriamente seus servidores e/ou serviços? Parece auto sabotagem, mas não é. Isso é a Teoria do Caos sendo usada para testar a resiliência do seu ambiente de TI, ou seja, garantir que quando ocorrer uma falha, a parte do sistema afetada seja menos relevante em comparação ao sistema como um todo.

Quem faria algo assim? Ninguém menos que: Netflix! A famosa provedora de filmes e séries de televisão tem um projeto open source, nomeado Chaos Monkey, que tem como objetivo testar a tolerância a falhas do ambiente. O Chaos Monkey derruba servidores da Netflix e desativa, aleatoriamente, instâncias e serviços dentro da arquitetura. Com isso, os arquitetos podem descobrir se o sistema é robusto e resiliente para suportar falhas não planejadas para melhorar a confiabilidade dos serviços. Essa estratégia permite antecipar os GAP's de configurações, processos etc., além de proporcionar a real e constante atestação de resiliência.

A teoria do caos serve para aprender e não somente quebrar o sistema. Ao passar por situações de falhas a equipe de TI aprende novas saídas e respostas a situações adversas e fica mais bem preparada para reagir no caso de uma falha real inesperada ocorrer.

Para aplicar essa teoria é preciso ter uma abordagem disciplinada, segura e controlada a fim de colaborar com a confiabilidade, escalabilidade e disponibilidade dos sistemas. E, na arquitetura de sistemas resilientes, os microsserviços (microservices) são peça fundamental para elevar a disponibilidade e, consequentemente, proporcionar melhor experiência aos usuários.

Vale ressaltar que mesmo aplicando essa teoria, os sistemas e equipes não estarão aptos a prevenir todos os possíveis modos de falha, mas é possível identificar muitas vulnerabilidades antes que elas sejam descobertas por mal-intencionados e prevenir futuras interrupções.

Sendo assim, mesmo que pareça auto sabotagem, a Teoria do Caos é uma estratégia para melhorar a resiliência e segurança dos ambientes que minimiza ou elimina o ônus de ataques, além de possibilitar mais integração com outros ambientes e ensinar caminhos para a equipe de TI lidar de forma imediata com falhas.

E aí, quando o “caos” chegará em seu ambiente de TI para proporcionar mais segurança?

*Fernando Oliveira, Fundador e Diretor Executivo da SEC4YOU, empresa brasileira de segurança da informação focada em serviços e soluções de Gestão de Identidades, Application Security / DevSecOps, LGPD e Cybersecurity atendendo Segurança em Transformação Digital para os mais diferentes segmentos.

SEC4YOU

Fundada em 2009, a SEC4YOU é uma empresa 100% brasileira de segurança da informação focada em serviços e soluções de Gestão de Identidades, Application Security / DevSecOps, LGPD e Cybersecurity atendendo Segurança em Transformação Digital para os mais diferentes segmentos. A PAIXÃO pelo que faz e o COMPROMISSO com resultados é o que faz da SEC4YOU uma das principais empresas do ramo no país. Para mais informações, acesse www.sec4you.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar