Brasil,

Novo golpe promete máquina de café da Nespresso gratuitamente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Brabo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Novo golpe promete máquina de café da Nespresso gratuitamente

ESET alerta sobre uma fraude no Whatsapp que engana os usuários com a falsa promessa de uma máquina de café e cápsulas gratuitas por um ano

O laboratório de pesquisas da ESET, líder em detecção proativa de ameaças, identificou uma mensagem falsa, enviada por meio do WhatsApp, que oferece uma máquina de café da Nespresso de graça, além do fornecimento de cápsulas durante um ano. Embora a mensagem contenha a imagem oficial da marca e o nome Nespresso seja lido na URL da página, a realidade é diferente. A campanha de phishing engana os usuários desavisados, fingindo ser a identidade visual oficial da marca. O objetivo é que as vítimas compartilhem o golpe por meio do aplicativo de mensagens, para que ele continue circulando.

O usuário que inicialmente se considera sortudo por receber a mensagem. Ao acessar o link, encontra uma pesquisa:

A vítima é induzida a completar um breve questionário sobre suas preferências ao tomar café, e depois, é levada a acreditar que foi selecionada para receber uma das 414 máquinas disponíveis. Porém, ela deve compartilhar a mensagem com 15 contatos do WhatsApp ou cinco grupos para poder receber o suposto prêmio.

Foi possível identificar que os cibercriminosos certificam-se que os usuários irão compartilhar a mensagem. Inclusive, o golpe contabiliza o número de vezes que ela foi repassada para os contatos, dando a impressão de que a oferta é realmente verídica.

O laboratório da ESET na América Latina realizou um teste para analisar o comportamento do golpe. Verificou-se que os criminosos contaram o número de vezes que a mensagem foi compartilhada. Finalmente, descobriu-se que, apesar de compartilhar a mensagem com o número de contatos ou grupos que a campanha exige, a página não faz nada além de exibir uma publicidade na tela.

Neste caso, o usuário desavisado que caiu no golpe provavelmente não passará mais dessa tela. A vítima terá visualizado ao menos quatro banners com publicidade e t distribuído o golpe para seus contatos.

Para dar credibilidade à campanha foram identificados comentários de supostos usuários felizes, já terem recebido o tão esperado presente. Em todos os testes realizados pela ESET, os comentários foram os mesmos, inclusive em diferentes dispositivos e plataformas. Além disso, os links para ver os outros comentários estão inativos, outro sinal de alerta indicando que a página é falsa.

A ESET foi capaz de observar alguns dados estatísticos sobre o impacto da campanha e quantas vítimas caíram no golpe até o momento. Este link entrou no ar em 19 de abril, teve seu pico de acesso no dia 20, com mais de 300 mil visitas Até o momento, o endereço obteve mais de 420 mil acessos Embora, após esta data, tenha sido observada uma queda acentuada em seu alcance.

"Para evitar ser vítima de qualquer campanha de phishing ou engenharia social, é importante que os usuários estejam atentos a esses tipos de mensagens e que, antes de clicar, eles verifiquem o endereço da URL da mensagem. Outra recomendação é fazer uma pesquisa na web para ver se há informações sobre essa promoção, seja na página oficial ou em sites especializados em segurança cibernética", reforça Luis Lübeck, investigador do Laboratório da ESET América Latina.

Outras recomendações da ESET:

- Desconfie das promoções que chegam por meios não oficiais. As empresas geralmente divulgam ofertas e promoções por meio dos canais oficiais, seja no site ou nas redes sociais.
- Evite clicar em links suspeitos, mesmo que sejam de alguém que você conheça. A propagação da campanha é feita entre os próprios contatos da vítima.
- Instale uma solução de segurança confiável em cada um dos dispositivos conectados à Internet que você usa.
- Manter seus equipamentos atualizados.
- Não compartilhe informações, links ou arquivos sem ter certeza de sua origem.

Por enquanto ainda não há casos registrados no Brasil. Para mais informações, recomenda-se a leitura do guia da ESET para evitar golpes na Internet. Além disso, a ESET possui o site #QueNãoAconteça, com informações úteis para impedir que situações cotidianas afetem a privacidade online.

Por enquanto, a ESET não identificou nenhuma vítima do golpe no Brasil.

Para saber mais sobre segurança cibernética, entre no portal de notícias da ESET: https://www.welivesecurity.com/la-es/2015/09/09/guia-protegerte-enganos-en-internet/

Visite-nos em: @eset_brasil /company/eset-brasil

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Copyright © 1992–2017 ESET. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes são marca registrada de suas respectivas empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar