Brasil,

Tecnologia permite monitoramento em tempo real da entrega de medicamentos de alta complexidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Profarma Specialty aposta em programa para garantir excelência em logística para clientes

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de distribuição de medicamentos de alta complexidade e outros produtos hospitalares, a Profarma Specialty, player integrado em especialidades farmacêuticas com o know how da AmerisourceBergen, acaba de inaugurar a sua própria Torre de Controle de logística. O investimento em novas tecnologias reforça garante a qualidade nas entregas ao monitorar 24 horas por dia os produtos em rota por meio de inteligência artificial com coleta de dados em tempo real. Essa nova central de monitoramento está instalada na sede da companhia em São Paulo e conta com uma equipe totalmente dedicada ao processo de monitoramento.

Uma imagem contendo interior, teto, parede, mesa Descrição gerada automaticamente

Legenda: Central de monitoramento na sede da Profarma Specialty em São Paulo

Medicamentos de alta complexidade são drogas produzidas por meio de biossíntese em células vivas, ao contrário dos produtos sintéticos que são produzidos por síntese química. Por se tratarem da maior fonte de inovação da indústria farmacêutica, exigindo investimentos altos em pesquisas clínicas que duram anos, são delicados e possuem um alto custo, por isso, precisam de atenção especial no momento da entrega ao cliente final.

Além disso, grande parte desses medicamentos são indicados para o tratamento de câncer, doenças raras e crônicas, como a esclerose múltipla. Desta forma, o recebimento no prazo e condições estabelecidas no momento da compra é essencial para a manutenção do tratamento desses pacientes, que, muitas vezes, encontram-se em situação debilitada de saúde.

“Estamos sempre trabalhando para oferecer o melhor serviço para o nosso público. Por isso, é muito importante investir em soluções que otimizam o trabalho de distribuição desses medicamentos em todo o Brasil, garantindo que esse paciente receba o produto no prazo combinado”, ressalta o vice-presidente de Estratégia e Operações, Patrick von Schaaffhausen.

Adicionalmente, a nova tecnologia permite também munir os clientes com informações mais precisas sobre as entregas e proteger contra casos de roubo de cargas, facilitando o processo de implantação do plano de gerenciamento de risco a ser adotado pelas transportadoras e farmacêuticas envolvidas na cadeia logística dos medicamentos.

A ferramenta

A Torre de Controle conta com duas plataformas digitais para acompanhamento do processo: portal para web e aplicativo para tablet e celular. No site, é possível acompanhar o status de cada entrega individualmente, por meio de mapas com rastreamento, alertas e notificações, imagem do canhoto com assinatura do recebimento do produto, painéis com indicadores-chave de desempenho e tempo de espera. O aplicativo, funciona online ou offline e auxilia no trabalho do motorista, que pode indicar motivos de não-entregas e atrasos, pausas e tempo de espera, solicitar contato da base, conferência nas coletas e digitalizar o canhoto assinado.

Toda essa tecnologia permite evoluir para um modelo que prevê o horário da entrega e que sejam geradas métricas para maior visibilidade, inclusive, dos detalhes que precisam ser aprimorados durante o processo para que todos os envolvidos tenham as informações reportadas em tempo real.

“Para obter o sucesso na entrega desses medicamentos, contamos não apenas com o auxílio da tecnologia, mas também do apoio das nossas transportadoras parceiras, que estão sendo treinadas para utilizarem a nova ferramenta”, acrescenta Schaaffhausen. A Profarma Specialty possui um catálogo diversificado e oferece produtos oncológicos, dermatológicos, vacinas, medical devices e hospitalares em geral. Desta forma, a busca por soluções inovadoras é prioridade da companhia.

Sobre a Profarma Specialty

Fundada em 2014, a Profarma Specialty é uma joint venture formada a partir da associação da Profarma, player mais diversificado do setor de saúde no Brasil, e AmerisourceBergen, líder mundial em especialidades farmacêuticas. Atuando em parceria com reconhecidas farmacêuticas, é a única companhia do Brasil com serviços integrados em Distribuição, Farmácia de Especialidades e Suporte ao Paciente. Em seu portfólio, apresenta um catálogo de produtos variados com soluções em saúde para oncologia, dermatologia, vacinas, Medical Devices e hospitalares. Para mais informações sobre a Profarma Specialty, visite: http://profarmaspecialty.com.br/

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar