Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Siemens estabelece parceria com a FEI para adoção de plataforma IoT em cursos acadêmicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Zago
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

MindSphere, sistema operacional aberto baseado em nuvem da Siemens, será integrado ao avançado laboratório de manufatura digital da Engenharia de Produção da FEI

A FEI será a primeira instituição de ensino a utilizar a solução no Brasil
Além da Engenharia de Produção, a plataforma poderá ser utilizada por alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle
O objetivo da iniciativa é contribuir para o aprimoramento na formação de profissionais capacitados para o ambiente de Internet das Coisas (IoT) aplicado ao contexto de Indústria 4.0

Referência em soluções de digitalização e inovação, a Siemens dá mais um passo rumo ao desenvolvimento da indústria nacional. Recentemente, a companhia juntou esforços com o Centro Universitário FEI a fim de possibilitar a utilização do MindSphere nos laboratórios de manufatura da instituição.

A solução consiste em um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, transformando dados em conhecimento e viabilizando novos modelos de negócios digitais. Por meio de sua utilização em sala de aula, a gigante alemã pretende colaborar com o fortalecimento de talentos para ciência de dados, engenharia e manufatura digital.

O programa acadêmico, que tem como foco os cursos de Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Automação e Controle da FEI, tem como objetivo viabilizar no meio acadêmico o desenvolvimento de aplicações que utilizem a IoT em conjunto com diferentes fontes de dados, formando assim profissionais capacitados a desenvolver soluções na nuvem.

"Com essa iniciativa, a Siemens reforça seu compromisso em gerar um ambiente propicio à indústria avançada no Brasil, não apenas por meio de produtos, como também de uma contribuição em know how e capacitação para o preparo de profissionais do futuro, em um mercado de grande potencial, no qual se aproveitam a gama de dados disponibilizados para a tomada de decisões", explica Murilo Morais, especialista em MindSphere da Siemens no Brasil.

Primeira instituição de ensino a contar com a ferramenta no País, a parceria com a FEI se deu pela sua estratégia de digitalização, que como instituição de referência em indústria 4.0 no país, conta com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, um foco em IoT, o que qualifica seus alunos para uma demanda cada vez mais crescente no mercado.

O estabelecimento de mais uma parceria com a Siemens representa um passo importante para o Centro Universitário FEI se consolidar como um Centro de Execelência em Manufatura Avançada ou Indústria 4.0. A utilização do MindSphere proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados ao ambiente digital. Além disso, o MindSphere não será utilizado somente em sala de aula mas também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação

Os professores Fábio Lima e Alexandre Massote, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI e o professor Rodrigo Filev, do curso de Ciência da Computação, vêm trabalhando junto a empresas na disseminação de conceitos da indústria 4.0. Os conhecimentos gerados com a utilização dessa tecnologia serão transferidos à sociedade, contribuindo significativamente para a consolidação deste novo modelo de produção.

Dentro do programa, que está se iniciando no país, está previsto também o treinamento de professores, que posteriormente transmitirão os conceitos da solução da Siemens aos estudantes de graduação e pós-graduação. Estes aprenderão na prática, em uma plataforma colaborativa como desenvolver aplicações utilizando soluções de IoT e nuvem. Essas soluções são essenciais para estabelecer a conectividade no ambiente de Indústria 4.0.

Com início no primeiro semestre de 2019, a expectativa é que essa iniciativa represente um papel efetivo no desenvolvimento desses futuros profissionais, contribuindo para a formação de talentos para a ciência e engenharia.

Sobre a Digital Industries

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece à empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 78 mil funcionários no mundo inteiro.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há cerca de 150 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 170 anos. A Siemens globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria. Por meio da Siemens Healthineers, sua subsidiária listada na bolsa de valores, a empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem - como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética - e líder em diagnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica.

As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 12 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar