Brasil, 22 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

A importância da privacidade na internet: avanços e dicas

O tópico da privacidade na internet ganha espaço mas, apesar dos avanços, você também pode tomar precauções para proteger seus dados.

Cada vez mais há notícias destacando a necessidade e importância da privacidade na internet. Por muito tempo uma terra de ninguém, agora a grande rede de computadores começa a deixar de ser o Velho Oeste e empresas terão que ter maior responsabilidade com informações e como usá-las.

Mesmo assim, casos de vazamento, espionagem e mau uso de dados seguem se empilhando, com grandes companhias sendo os atores principais. O que você pode fazer para não ficar exposto? Vamos dar algumas dicas neste texto enquanto falamos dos avanços que estão surgindo.

Surgimento da LGPD será de grande ajuda

Um dos grandes avanços nesse sentido é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em 2020. Por ela, empresas terão ação limitada com suas informações, sendo necessária uma permissão explícita para usar o que você fornece.

Hoje é comum que empresas usem seu email, por exemplo, para enviar produtos que não tem relação com sua compra inicial. Mesma coisa com o número do CPF, que é um dado sensível e que exige cuidado. A partir de 2020, a negligência nesse uso pode causar uma grande multa.

Mas não é porque a lei será imposta que você deve se descuidar. A dica aqui é ter muito cuidado ao fornecer essas informações pessoais, especialmente na hora da compra de produtos.

Como as empresas terão que resetar esses bancos de dados, pedindo permissão novamente, é necessário ter mais cuidado nessa transição para poder começar do zero, com plena ciência do que você está informando.

Aumente sua proteção

É importante que usuários aumentem sua proteção ao navegar na internet, já que estar exposto é o que causa esses vazamentos de dados e recebimento de informações indesejadas; incluindo vírus e malwares.

A solução mais básica é contar com um antivírus bom, como o Kaspersky ou Avast. Estes têm braços em seu programa que cuidam da sua navegação e combatem sites duvidosos e arquivos suspeitos.

Entretanto, muitos dos problemas advém da descoberta da sua localização e IP. Até sites comum tentam descobrir sua localização no momento que você acessa a plataforma. Isso, obviamente, é um problema de segurança.

Por isso contar com uma VPN é bastante importante. Com essa ferramenta você aumenta sua segurança e privacidade, disfarçando esses dados de localização. Com essa informação, você pode evitar que material direcionado seja colocado na sua navegação. Inclusive, você pode passar por cima de limitações geográficas impostas, seja qual for o motivo. É bastante comum o uso de VPN para assistir eventos e acessar sites que estão bloqueados.

Cuidado com as senhas

Um usuário comum da internet tem que lidar com dezenas de senhas. Redes sociais, email, sites, e-commerce... são várias as plataformas que exigem a criação delas para acessar o sistema.

Aqui, novamente, está o perigo da exposição. Normalmente as senhas impedem o acesso indesejado a informações como dados de pagamento ou endereços, e hackers estão atentos a brechas nesses sistemas.

Por isso, caso seu computador seja invadido, você precisa oferecer maior resistência. Senhas fáceis como “mudar123” ou o seu nome e data de nascimento são um prato cheio para o golpe acontecer. Igualmente perigoso é colocar a mesma senha em todos os lugares.

Sabemos que não é fácil, mas tente variar nesse dado tão importante, colocando caracteres especiais e misturando letras e números. Como não é fácil guardar, um papel escondido na sua mesa é muito melhor que repetir senhas ou guardar em um documento no computador.

Não se descuide de algo tão importante

Muitas das nossas informações importantes passaram para o mundo virtual. E mesmo que você confie no seu banco, no site de roupas, ou na rede social, vazamentos acontecem e o prejuízo pode ser grande.

Governos, Polícia e as próprias empresas começaram a dar cada vez mais importância para o assunto. Mas é importante que você se proteja como puder. Com o uso de senhas seguras e variadas, cautela, e a compra de um bom antivírus e uma VPN de respeito, você estará seguro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS